Revisao de Evolucao

Revisao de Evolucao

12th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Proteínas

Proteínas

12th Grade

10 Qs

Bactérias

Bactérias

9th - 12th Grade

12 Qs

Ecologia de populações

Ecologia de populações

12th Grade

11 Qs

8° ANO - SIST. ENDÓCRINO E ÓRGÃOS DO SENTIDO

8° ANO - SIST. ENDÓCRINO E ÓRGÃOS DO SENTIDO

1st - 12th Grade

10 Qs

PREPARATÓRIO ENEM - 2022

PREPARATÓRIO ENEM - 2022

12th Grade

11 Qs

Evolução Biológica

Evolução Biológica

12th Grade

8 Qs

Taxonomia e Sistemática

Taxonomia e Sistemática

12th Grade

12 Qs

Relações Ecológicas Harmônicas

Relações Ecológicas Harmônicas

10th Grade - University

10 Qs

Revisao de Evolucao

Revisao de Evolucao

Assessment

Quiz

Biology

12th Grade

Medium

Created by

Amanda Araújo

Used 2+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

01) (UECE/2024-2) Na teoria evolutiva, os biólogos utilizam o termo “aptidão” para se referir às condições de um indivíduo
deixar descendentes, considerando

suas características e suas chances de sobreviver e se reproduzir, comparado aos outros indivíduos da população.

o número de descendentes deixados, independente daquele deixado por outros indivíduos da população.

Que o mais apto é necessariamente o mais forte, o mais veloz ou algo equivalente

que esses indivíduos sobrevivem por acaso e não como resultado das adaptações.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O gráfico a seguir mostra o grau de melanização das asas de libélulas em função do aumento da temperatura do ambiente ao longo do tempo.

Qual das alternativas abaixo explica corretamente o fenômeno descrito no texto e observado no gráfico acima?

A evolução da coloração das asas de machos e fêmeas ocorre na mesma intensidade, uma vez que ambos estão expostos às mesmas pressões seletivas.

O aumento da temperatura ambiental afeta apenas a coloração das asas dos machos, pois as fêmeas não sofrem superaquecimento do corpo.

O aumento da temperatura global favorece machos com menos coloração ornamental nas asas, mas seleciona fêmeas com maior grau de melanização.

Machos com alto grau de melanização das asas são mais afetados pela pressão seletiva exercida pelas temperaturas elevadas do que as fêmeas.

O grau de melanina nas asas das fêmeas é um melhor indicador de aquecimento global do que a coloração das asas dos machos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

(FATEC/2015)  Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem.

De acordo com a teoria mais aceita atualmente para compreender a evolução dos seres vivos, a adaptação morfológica citada teria surgido, ao longo das gerações, devido

ao esforço de cada indivíduo em passar despercebido por predadores e se tornar o mais semelhante possível aos gravetos.

à proximidade espacial entre os insetos e os gravetos, o que teria levado a uma modificação corporal nos indivíduos no decorrer de suas vidas.

ao acaso, sendo que os insetos que se tornaram mais semelhantes a gravetos, no decorrer de suas vidas, teriam passado essa característica a seus descendentes.

à seleção contínua dos indivíduos um pouco mais camuflados dentro das populações, os quais eram menos predados e deixavam mais descendentes.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(Albert Einstein/2017)  Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades. Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia.

Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular (…)

Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.

Superbactérias causadoras de doenças em seres humanos apresentam alterações em seu DNA, provocadas por antibióticos utilizados indiscriminadamente por nossa população.

Lactobacilos, utilizados em larga escala na indústria de alimentos como queijos e iogurtes, realizam o processo de glicólise, sendo capazes de produzir ácido lático.

Certas bactérias, juntamente com fungos, são, em um ecossistema, responsáveis pela decomposição de organismos mortos.

Bactérias nitrificantes, presentes no solo, são responsáveis pela produção de nitritos e nitratos; estes últimos são absorvidos pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados. Por outro lado, as cianobactérias realizam fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio para o ambiente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

05) (Unesp/2017-2) Na natureza, a grande maioria dos gafanhotos é verde.
No entanto, uma mutação genética incomum e pouco conhecida, chamada eritrismo, provoca alteração na produção de pigmentos, o que resulta em gafanhotos cor-de-rosa. Descobertos em 1887, esses gafanhotos raramente são encontrados.

Os gafanhotos cor-de-rosa são raros porque

a mutação reduz a variabilidade genética na população de gafanhotos, prejudicando a seleção natural de indivíduos cor-de-rosa.

concorrem por alimento com os gafanhotos verdes, que são mais eficientes por terem a mesma coloração das folhagens.

destacam-se visualmente e são facilmente encontrados e predados, enquanto os gafanhotos verdes se camuflam na natureza.

os gafanhotos verdes são mais numerosos na natureza e, portanto, se reproduzem e deixam muito mais descendentes.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(FUVEST/2015) Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por

seleção natural.

mutação.

recombinação genética.

adaptação.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(Enem/2017) Hospitais de diferentes regiões do país registram casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenamase (KPC), que apresenta resistência à maioria dos medicamentos. Acredita-se que o uso inadequado de antibióticos tenha levado à seleção dessas formas mais resistentes.

De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por

aumento da especiação

crescimento populacional

variações no material gênico

ampliação da irradiação adaptativa