Hanseníase_IFPE

Hanseníase_IFPE

Vocational training

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Keperawatan kritis

Keperawatan kritis

University

10 Qs

QUIZ DDF KELAS X

QUIZ DDF KELAS X

10th Grade

6 Qs

Preevaluación Mieloma Múltiple

Preevaluación Mieloma Múltiple

1st Grade

5 Qs

Quiz sobre o SUS

Quiz sobre o SUS

University

13 Qs

Auto evaluación / ejercitación

Auto evaluación / ejercitación

Professional Development

9 Qs

quiz de  Pascua

quiz de Pascua

University

10 Qs

Pré-teste Reanimação Cardiopulmonar

Pré-teste Reanimação Cardiopulmonar

1st Grade

5 Qs

Fentanilo

Fentanilo

University

8 Qs

Hanseníase_IFPE

Hanseníase_IFPE

Assessment

Quiz

Health Sciences

Vocational training

Medium

Created by

Jaciele Belone

Used 4+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

FADESP - 2024 - Prefeitura de Capanema - PA - Enfermeiro. O agente comunitário de saúde da microárea X, ao visitar o domicílio do seu Jorge, de 62 anos, observou que ele apresentava manchas hipocrômicas disseminadas pelo corpo, com perda de sensibilidade. Suspeitando de hanseníase, agendou uma consulta com a enfermeira da unidade de saúde e, após a realização de exames clínico e laboratoriais, foi confirmado caso de Hanseníase Paucibacilar – PB (classificação operacional). Peso: 60kg (caso hipotético). Neste caso, o tratamento com a poliquimioterapia (PQT-U), recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, seria da seguinte forma: 

PQT-U adaptado; Dose mensal supervisionada: Rifampicina 600 mg e Clofazimina 150 mg; Dose diária autoadministrada: Dapsona 100 mg diariamente. Duração do tratamento: 6 meses.

PQT-U adaptado; Dose mensal supervisionada: Rifampicina 450 mg e Dapsona 100 mg; Dose diária autoadministrada: Clofazimina 50 mg diariamente e Dapsona 100 mg diariamente. Duração do tratamento: 12 meses.

PQT-U adulto; Dose mensal supervisionada: Rifampicina 450 mg, Clofazimina 300 mg e Dapsona 100 mg; Dose diária autoadministrada: Clofazimina 50 mg diariamente e Dapsona 100 mg diariamente. Duração do tratamento: 12 meses.

PQT-U adulto; Dose mensal supervisionada: Rifampicina 600 mg, Clofazimina 300 mg e Dapsona 100 mg; Dose diária autoadministrada: Clofazimina 50 mg diariamente e Dapsona 100 mg diariamente. Duração do tratamento: 6 meses.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, de evolução lenta e não hereditária. Causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae, tendo capacidade de infectar um número grande de indivíduos. Avalie os itens e assinale a alternativa verdadeira sobre a Doença Hanseníase.

I- A transmissão é por via respiratória através do contato prolongado e constante.
II- A Hanseníase tem cura e o SUS fornece, gratuitamente, a medicação, através de esquemas terapêuticos padrões.
III- O tratamento tem duração de 3 meses e 12 meses.
IV- Notificação compulsória e a investigação não são obrigatórias. 


Apenas os itens I, II e IV estão corretos. 

Apenas os itens I, III e IV estão corretos. 

Apenas os itens II e IV estão corretos. 

Apenas os itens I, II e III estão corretos. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Um paciente diagnosticado com hanseníase apresenta lesões características da forma clínica tuberculoide.

São características desse tipo de hanseníase:

placas com bordas nítidas, elevadas, geralmente eritematosas e micropapulosas, que surgem como lesões únicas ou em pequeno número;

lesões foveolares, que apresentam bordos internos bem definidos;

lesões cutâneas que aparecem em número variável, acometendo geralmente diversas áreas, e apresentam grande variabilidade clínica.

manchas e placas hipocrômicas, acastanhadas ou violáceas, com predomínio do aspecto infiltrativo;

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que pode levar a incapacidades se não tratada adequadamente. Qual é o principal método de diagnóstico da hanseníase?


Exame de sangue para detecção de anticorpos.  

Exame clínico e dermatoneurológico.  

Teste de Mantoux (PPD).  


Radiografia de tórax.  

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Segundo a portaria conjunta SCTIE/MS Nº 67 de 07 de julho de 2022, com relação às apresentações iniciais da Hanseníase é CORRETO afirmar que:

a doença nunca se manifesta precocemente como áreas da pele com diminuição da sensibilidade sem lesões cutâneas visíveis, pois as máculas hipocrômicas sempre estão presentes.

as lesões tuberculóides iniciais são principalmente máculas hipopigmentadas pouco definidas, geralmente com discreta hipoestesia.

Hanseníase dimorfa: lesões cutâneas em número variável, em diversas áreas e com grande variabilidade clínica, como manchas e placas hipocrômicas, acastanhadas ou violáceas, predominando o aspecto infiltrativo.


Hanseníase indeterminada: manchas hipocrômicas na pele, em grande número, sem alteração de relevo nem da textura da pele.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O comprometimento restrito da pele e nervos, que geralmente manifesta-se como lesão cutânea única e bem delimitada. Resposta inflamatória intensa; granulomas tuberculoides na derme; acentuada hipoestesia ou anestesia nas lesões dermatológicas. As lesões da pele são placas com bordas nítidas, elevadas, geralmente eritematosas e micropapulosas; é uma forma clínica a doença chamada de:

Hanseníase virchowiana.

Hanseníase neural pura (ou neurítica primária). 

Hanseníase tuberculoide

Hanseníase indeterminada. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. Está associada à pobreza e ao acesso precário a moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. É causada pelo Mycobacterium lepromatosis (M. leprae), um bacilo álcool-ácido resistente.
II. A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o bacilo pelas vias aéreas superiores.
III. Os objetivos primordiais do tratamento da hanseníase são a cura da infecção mediante a antibioticoterapia e a prevenção tanto das incapacidades físicas como do comprometimento da função neurológica.


Apenas os itens II e III estão corretos.

Apenas os itens I e II estão corretos.

Apenas o item II está correto.

Apenas o item III está correto.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação. O tratamento medicamentoso é realizado com associação de três antimicrobianos. Assinale a alternativa que correspondente ao tratamento medicamentoso da Hanseníase.

Rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

Dapsona, isoniazida e etambutol.

Rifampicina, pirazinamida e etambutol. 

Rifampicina, dapsona e clofazimina.