De fato, presos a uma única cultura, somos não apenas cegos à dos outros, mas míopes quando se trata da nossa.
LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988, p. 21.
Sobre diversidade cultural, etnocentrismo e assuntos correlatos, analise as alternativas e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
( ) Por meio do estudo da diversidade cultural é possível concluir que uma das principais características compartilhadas por todos os seres humanos, ao longo de sua existência, é a capacidade de se diferenciarem uns dos outros e de criarem variados modos de vida.
( ) O etnocentrismo se caracteriza pela crença na superioridade do nosso modo de vida em relação aos costumes, às línguas e ao conhecimento dos outros.
( ) A alteridade, isto é, a experiência de contato com modos de vida distintos daqueles que pertencem ao universo social do pesquisador, é um elemento central de elaboração do conhecimento antropológico.
( ) Os inúmeros casos de dizimação de populações indígenas comprovam a incapacidade dessas populações de se adaptarem aos modos de vida modernos e às mudanças inevitáveis da história.
( ) As antigas civilizações descritas pela história eram bastante homogêneas e semelhantes entre si, assim como o eram as populações aborígenes conhecidas na época das grandes navegações.