Literatura Brasileira

Literatura Brasileira

12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Romantismo

Romantismo

9th - 12th Grade

15 Qs

Atividade O Homem que sabia Javanês - Conto Modernismo

Atividade O Homem que sabia Javanês - Conto Modernismo

12th Grade

10 Qs

Modernismo

Modernismo

12th Grade

10 Qs

Literatura Marginal

Literatura Marginal

6th Grade - University

10 Qs

Parnasianismo

Parnasianismo

11th - 12th Grade

10 Qs

Introdução ao Romantismo

Introdução ao Romantismo

10th - 12th Grade

11 Qs

Livro Dirceu de Marília

Livro Dirceu de Marília

12th Grade

10 Qs

Segunda Geração Modernista

Segunda Geração Modernista

8th Grade - University

10 Qs

Literatura Brasileira

Literatura Brasileira

Assessment

Quiz

World Languages

12th Grade

Hard

Created by

Gilmar Júnior

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os períodos literários da Literatura Brasileira.

No período Barroco, autores como Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira destacaram-se pela linguagem rebuscada e pelo uso da religiosidade, com obras como "A Arte de Furtar" e "Sermões".

O Modernismo, movimento que se iniciou com a Semana de Arte Moderna de 1922, foi caracterizado por uma ruptura com as formas tradicionais, com autores como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, e obras como "Macunaíma" e "Antologia de Poesia Brasileira".


O Romantismo no Brasil foi marcado pela idealização do nacionalismo e do indivíduo, com obras representativas de autores como José de Alencar ("Iracema") e Gonçalves Dias ("Canção do Exílio").


O Simbolismo, movimento literário que sucedeu o Realismo, teve como principais características o uso de uma linguagem concreta e objetiva, com autores como Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, cujas obras envolvem uma crítica intensa à sociedade industrial.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Acerca dos chamados estilos de época da literatura brasileira, seus principais autores e características predominantes, enumere uma coluna com base na outra:

( ) Nacionalismo, indigenismo, idealismo e subjetivismo, condoreirismo. Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, José de Alencar.

( ) Simplicidade, bucolismo, vida pastoril, imitação dos clássicos, exaltação à natureza. “Marília de Dirceu”. Tomás Antônio Gonzaga.

( ) Semana de Arte Moderna. Inspirado nas vanguardas europeias: cubismo, futurismo, expressionismo, surrealismo e dadaísmo. Carlos Drummond de Andrade. Manuel Bandeira. Tarsila do Amaral. Oswald de Andrade.

1. Arcadismo ou Neoclassicismo.

2. Romantismo.

3. Modernismo.

A ordem correta, de cima para baixo, é:


2, 1, 3.


1, 2, 3.


3, 1, 2.


1, 3, 2.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

No movimento literário _________, é predominante a tônica localista, que expressa a singularidade do país e do eu, especialmente através da utilização do tema indígena como símbolo nacional. Um autor significativo desse movimento é __________, e o texto __________ desenvolve a temática indianista de forma épica, utilizando uma variedade de recursos literários, como diferentes tipos de verso.

As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas dessa sentença são:


Arcadismo, Basílio da Gama, O Uraguai


Romantismo, Gonçalves Dias, I-Juca-Pirama


Romantismo, José de Alencar, O Guarani

Arcadismo, Santa Rita Durão, Caramuru

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Sobre os versos anônimos ao lado, encontrados em um tronco de árvore, assinale a alternativa incorreta:

a função emotiva é a tônica dos versos

o poema abre com o pretérito perfeito do Indicativo, o que revela a lembrança de outrora

a valorização da natureza local mostra implicação romântica

existe uma sutil valorização urbana na paisagem

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Mencionando-se representante e escola literária, marque a alternativa incorreta.


Lima Barreto, (Simbolismo)


Tomás Antônio Gonzaga, (Arcadismo)


Guimarães Rosa, (Modernismo)


Casimiro de Abreu, (Romantismo)

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O tema da identidade nacional foi relevante para os intelectuais brasileiros desde o Romantismo até o Modernismo. Essa preocupação persistiu no Brasil devido à necessidade de construir uma consciência nacional que, ao evitar a assimilação cultural, instilasse nos cidadãos um senso de identidade, crucial para o processo de autoafirmação. Assim, é CORRETO afirmar que:


A revolução operada pelo Romantismo deu à literatura, no dizer do poeta e crítico literário Edouard Glissant, um caráter nacional e agiu como força “dessacralizante”, o que seria próprio de uma consciência ainda imatura. Para consolidar-se como nacional, a literatura brasileira da época romântica criou uma imagem heroicizada do índio. Já o projeto Modernista, mais maduro e politizado, concebeu a identidade nacional no sentido de sua sacralização.


José de Alencar criou personagens que seriam representações ideais dos tipos que compuseram a nação brasileira, escolhendo o índio como símbolo da mestiçagem do nosso povo, como evidenciado em sua obra O Guarani.


Entre os românticos, a poesia e as narrativas indianistas destacaram-se na elaboração do projeto da nacionalidade brasileira, em que o índio passou a ser considerado o símbolo nacional. Idealizado, corajoso, puro e honrado, transformou-se na própria encarnação da jovem e independente nação brasileira.

Enquanto na Europa, os escritores românticos valorizavam os temas heroicos da Idade Média, no Brasil o nacionalismo exaltava o negro, transformando-o em herói nas páginas da poesia condoreira.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

“Negação do Positivismo, do Cientificismo, do Materialismo, criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, do eu-profundo, da associação de ideias e imagens, complexidade na relação eu/mundo. Espiritualismo, misticismo, subjetivismo intenso, ocultismo, ânsia de superação, de fuga do terreno, comunhão com os Astros, o Espírito, o Alto, a Alma, o Infinito, a Essência, o Desconhecido. Fixação pela Idade Média e por vocabulário litúrgico de ambiência eclesiástica, tom vago, impreciso, nebuloso, poesia hermética, ilógica, indireta, obscura, rompendo com a lógica discursiva, a poesia como mistério. Musicalidade através das aliterações, emprego de maiúsculas alegorizantes, reticências”.

Barroco

Arcadismo

Simbolismo

Realismo

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?