Quiz sobre Quinhentismo e Literatura Informativa

Quiz sobre Quinhentismo e Literatura Informativa

KG

14 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Die Familie

Die Familie

10th Grade

10 Qs

LATIHAN AKM

LATIHAN AKM

8th Grade

10 Qs

تحصيلي و قدرات

تحصيلي و قدرات

KG - University

13 Qs

¿Como afecta la era digital a los jovenes?

¿Como afecta la era digital a los jovenes?

KG

12 Qs

ôn tập cuối kì I Vl

ôn tập cuối kì I Vl

1st Grade

10 Qs

English Quiz

English Quiz

7th Grade

19 Qs

Examen practica sociales 1

Examen practica sociales 1

12th Grade

10 Qs

Estella Comunity (Examen T.1 - Los Colores) Frances: Angelina 🎨

Estella Comunity (Examen T.1 - Los Colores) Frances: Angelina 🎨

12th Grade

10 Qs

Quiz sobre Quinhentismo e Literatura Informativa

Quiz sobre Quinhentismo e Literatura Informativa

Assessment

Quiz

Others

KG

Practice Problem

Hard

Created by

Maurílio undefined

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

14 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Tratando da poesia do Padre José de Anchieta, Alfredo Bosi (em Dialética da Colonização) diz que quando Anchieta “escrevia para os nativos, ou para os colonos que já entendiam a linguagem geral da costa, o missionário adotava quase sempre o idioma tupi. [...] O poeta procura, no interior dos códigos tupis, moldar uma forma poética bastante próxima das medidas trovadorescas em suas variantes populares ibéricas: como verso redondilho forja quadras e quintilhas nas quais se arma um jogo de rimas ora alternadas, ora opostas.” (BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 64) A partir do trecho acima, pode-se dizer que I. para Bosi, a poesia de Anchieta é ainda, de certa forma, medieval. II. Anchieta buscava unir a forma poética europeia à linguagem tupi, para alcançar os nativos e, ainda assim, aproximá-los da cultura ibérica. III. Anchieta busca, a partir da poesia, ensinar a linguagem ibérica aos nativos. Está correto o que se afirma

apenas na proposição III.

nas proposições I e III.

apenas na proposição I.

apenas na proposição II.

nas proposições I e II.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

As manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI foram nomeadas de Quinhentismo. Essas manifestações introduziram a cultura europeia em terras brasileiras e corresponderam às origens da literatura no país, mas sem uma cosmovisão do homem nativo. Os seus maiores representantes estão entre os jesuítas que para cá vieram com o intuito de catequizar o índio. Um desses jesuítas foi o padre Manuel da Nóbrega sobre quem pode-se afirmar que: I. seu trabalho missionário tem cunho literário por refletir o momento religioso da Reforma Protestante. II. sua obra, Diálogo sobre a conversão do gentio, é incluída nas histórias literárias brasileiras e classificada como literatura de informação. III. o Diálogo sobre a conversão do gentio é um romance que fala do índio ocupando, no imaginário pós-colonial, o lugar que lhe competia: o papel de rebelde. IV. via na conversão e na natureza dos índios o reconhecimento de sua humanidade, pois tinham as faculdades que escolasticamente definem a pessoa humana, a inteligência, a memória e a vontade, embotadas e corrompidas pelas abominações de péssimos hábitos. Assinale a alternativa CORRETA:

Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O primeiro século após o descobrimento, inúmeros viajantes chegaram ao Brasil, e muitos deles registraram as características do nosso país. Os primeiros documentos são de caráter informativo, referem-se a aspectos físicos, étnicos e culturais da terra brasileira, aos nativos e às atividades colonizadoras. O conjunto desses relatos, produzidos entre 1500 e 1601, recebe o nome de Literatura de Informação ou Literatura Informativa. Escrito em prosa, esse gênero de texto obteve grande aceitação durante o século XVI, especialmente em Portugal e na Espanha, pois, além de despertar a curiosidade, deixava em evidência as características da terra recém-descoberta. Além de ser escrita em prosa, a Literatura Informativa

apresenta grande valor literário, ou seja, estético.

está consorciada ao projeto de catequese do índio.

está ligada ao desejo de conquista espiritual.

não tem uma postura etnocêntrica.

considera a cultura indígena rica e superior.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Assinale a alternativa que contém as características corretas, acerca da linguagem literária do escritor Pe. José de Anchieta.

Nos cinco atos da peça teatral Auto de São Lourenço, o autor se utiliza da visão maniqueísta (dualismo religioso), para representar de maneira pedagógica o 'bem' e o 'mal'. Um exemplo é a seleção do idioma, sendo o português e o espanhol para as falas dos protetores, enquanto o tupi e o guarani são ditos pelos seres demoníacos.

Com uma temática religiosa, o texto em poesia e prosa utiliza-se da paródia e do discurso indireto, para evidenciar personagens culturalmente estereotipados, em especial, o indígena.

O referido Auto apresenta uma função didático religiosa, com a descrição de metodologias lúdicas envolvendo, principalmente, o teatro, pois seu objetivo era salvar o seu público da barbárie pelo ensinamento da doutrina da Igreja Católica.

Como José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol, o Auto de São Lourenço é uma peça teatral formada por textos narrativos que visam à catequese dos jesuítas e dos índios nas regiões dominadas pela Espanha, descrevendo fielmente as condições encontradas pelos colonizadores europeus no Novo Mundo.

Com seu talento para o teatro, José de Anchieta evidencia, no Auto de São Lourenço, as pluralidades linguística e cultural ao apresentar personagens europeus e brasileiros em detrimento dos protagonistas indígenas.

5.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (...) Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornariam logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso há de agradar a Nosso Senhor, porque certamente essa gente é boa e de bela simplicidade. E poderá ser facilmente impressa neles qualquer marca que lhes quiserem dar, já que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens. E creio que não foi sem razão o fato de Ele nos ter trazido até aqui.

Evaluate responses using AI:

OFF

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A visão do colonizador em relação ao indígena demonstrada na carta de Pero Vaz de Caminha nos faz compreender sociologicamente que

a) a cultura do indígena era realmente inferior em relação à dos europeus, os quais se vestiam como selvagens.

b) a visão do colonizador era relativista e de preservação da cultura dos índios.

c) não era intenção dos colonizadores intervir nas tradições culturais dos nativos.

d) a visão etnocêntrica do colonizador resultou na inserção forçada de novos aspectos culturais nas tradições dos nativos.

e) a visão etnocêntrica do colonizador não teve grandes interferências nas tradições dos nativos.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

São exemplos de textos de informação de que o autor fala acima:

a) Carta, de Pero Vaz de Caminha; Sermão da Sexagésima, de Pe. Antonio Vieira; Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão.

b) Diário de Navegação, de Pero Lopes de Sousa; Canção do Exílio, de Gonçalves Dias; As Joias da Coroa, de Raul Pompéia.

c) Carta, de Pero Vaz de Caminha; Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão; Os Índios do Jaguaribe, de Franklin Távora.

d) Diálogo sobre a conversão do gentio, do Pe. Manuel da Nóbrega; Sermão da Sexagésima, de Pe. Antonio Vieira; Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

e) Diálogo sobre a conversão do gentio, de Pe. Manuel da Nóbrega; Carta, de Pero Vaz de Caminha; Diário de Navegação, de Pero Lopes de Sousa.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?