No Brasil, uma mulher só pode decidir sobre o uso de métodos contraceptivos no SUS se tiver a permissão ou o consentimento do parceiro ou de familiares.

Saúde Sexual e reprodutiva

Quiz
•
Health Sciences
•
Professional Development
•
Hard
Karen Nakaya
FREE Resource
10 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
True
False
Answer explanation
O direito ao planejamento reprodutivo é um direito fundamental, garantido pela Lei nº 9.263/1996 e pela Constituição Federal. A decisão sobre o uso de métodos contraceptivos é individual e autônoma da mulher, não exigindo a permissão de parceiros, familiares ou de qualquer outra pessoa. O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir acesso à informação e a todos os métodos contraceptivos disponíveis, respeitando a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo e suas escolhas reprodutivas. O Projeto de Lei 2889/21, do Senado, proíbe os planos de saúde de exigirem o consentimento de cônjuge ou companheiro para que mulheres utilizem métodos contraceptivos
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A Lei brasileira proíbe o aborto em todas as circunstâncias, sem exceção, tornando-o sempre um crime.
True
False
Answer explanation
A regra geral no Brasil seja a criminalização do aborto, o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848/1940) prevê três exceções legais em que o aborto não é considerado crime e, portanto, é permitido:
Risco à vida da gestante
Gravidez resultante de estupro
Anencefalia fetal.
Apesar de haver o Projeto de Lei nº 1.904/2024, que equipara o aborto realizado acima de 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, ele não foi aprovado.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A violência obstétrica se refere apenas a agressões físicas sofridas pela mulher durante o trabalho de parto e o parto em si.
True
False
Answer explanation
A violência obstétrica é um conceito muito mais amplo. Ela engloba qualquer ato ou omissão que ocorra no ciclo gravídico-puerperal (pré-natal, parto e pós-parto) por parte de profissionais de saúde, que desrespeite a autonomia, a dignidade, a integridade física e psicológica da mulher, ou que negue seus direitos. Isso inclui, além das agressões físicas, abuso verbal (humilhações, gritos), procedimentos desnecessários sem consentimento (como a episiotomia de rotina), a negação de alívio da dor, a privação de acompanhante, e a falta de informação clara e acessível. É uma violação dos direitos humanos da mulher no contexto do cuidado à saúde. Apesar de não haver uma lei federal, há diversas leis estaduais que regulamentam a questão. Além disso, é considerada uma violação de direitos humanos.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Toda mulher tem o direito de ter um acompanhante de sua escolha durante todo o período do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, tanto em serviços públicos quanto privados de saúde no Brasil.
True
False
Answer explanation
A Lei Federal nº 11.108/2005 garante à gestante o direito à presença de um acompanhante de sua escolha durante todo o período do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato (nas primeiras horas após o nascimento), seja em hospitais e maternidades do SUS ou da rede particular. Esse direito visa promover um atendimento mais humanizado e seguro, oferecendo suporte emocional e físico à mulher, e atuando como um apoio fundamental para a mulher e seu bebê, como a rede de apoio que auxilia no processo de vinculação.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
O climatério é sinônimo de menopausa e é uma fase de adoecimento inevitável para todas as mulheres, que requer tratamento medicamentoso.
True
False
Answer explanation
Climatério não é sinônimo de menopausa: O climatério é um período de transição na vida da mulher, que se estende por vários anos e marca a passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva, sendo caracterizado por alterações hormonais. A menopausa é um marco único dentro do climatério, definido como a última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos sem sangramento menstrual.
Não é uma fase de adoecimento inevitável: O climatério é uma fase fisiológica natural. Embora possa apresentar sintomas como ondas de calor, alterações de humor e insônia, a intensidade e a presença desses sintomas variam muito entre as mulheres. Nem todas apresentam sintomas severos e nem todas necessitam de tratamento medicamentoso. O manejo dos sintomas do climatério e menopausa é individualizado e pode incluir mudanças no estilo de vida, terapias hormonais ou não hormonais, conforme a necessidade e a saúde de cada mulher. O Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa do Ministério da Saúde (2008) e estudos como o de SELBAC et al. (2018) enfatizam essa visão de uma fase natural com manejo individualizado dos sintomas, e não uma patologia."
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Uma mulher precisa ter no mínimo 25 anos de idade E ter pelo menos 2 filhos vivos para poder realizar a laqueadura tubária (ligadura das trompas) no Brasil.
True
False
Answer explanation
A Lei nº 14.443/2022, que alterou a Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263/1996), flexibilizou os critérios para a esterilização voluntária (laqueadura para mulheres e vasectomia para homens). Atualmente, a pessoa precisa ter no mínimo 21 anos de idade OU ter pelo menos 2 filhos vivos. Ou seja, não é mais necessário cumprir os dois critérios simultaneamente. Além disso, o prazo mínimo entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico foi reduzido de 60 para 30 dias, e o consentimento do cônjuge não é mais exigido. Essa mudança visa ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo e fortalecer a autonomia individual
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
A expressão de gênero de uma pessoa (como ela se veste, age e se apresenta) sempre corresponde ao seu sexo biológico e à sua orientação sexual.
True
False
Answer explanation
A expressão de gênero (como alguém se veste, se comporta, se apresenta socialmente) é uma construção social e cultural e não tem relação direta ou obrigatória com o sexo biológico atribuído ao nascer, nem com a orientação sexual (por quem a pessoa se sente atraída). Uma pessoa com sexo biológico feminino pode ter uma expressão de gênero masculina, e vice-versa. Além disso, a identidade de gênero (como a pessoa se percebe internamente em relação ao gênero) é diferente da expressão de gênero e da orientação sexual. A obra de BUTLER (2003) em 'Desfazendo o Gênero' e SCOTT (1986) com 'Gênero: uma categoria útil de análise histórica' são fundamentais para entender que gênero é uma construção social, complexa e fluida, que vai além das binaridades e das expectativas sociais.
Create a free account and access millions of resources
Similar Resources on Wayground
10 questions
Introducció a l'anatomia, cadenes musculars i teixit miofascial

Quiz
•
Professional Development
8 questions
Vacunar es amar 💙

Quiz
•
Professional Development
15 questions
Reanimación de la Paciente embarazada

Quiz
•
Professional Development
10 questions
Practica1.Higiene de manos

Quiz
•
Professional Development
12 questions
Quiz Pinça Energia Ultrassônica

Quiz
•
Professional Development
10 questions
quizz soporte vital avanzado

Quiz
•
Professional Development
8 questions
Edema-Vet

Quiz
•
Professional Development
12 questions
Tracto urinario

Quiz
•
Professional Development
Popular Resources on Wayground
25 questions
Equations of Circles

Quiz
•
10th - 11th Grade
30 questions
Week 5 Memory Builder 1 (Multiplication and Division Facts)

Quiz
•
9th Grade
33 questions
Unit 3 Summative - Summer School: Immune System

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Writing and Identifying Ratios Practice

Quiz
•
5th - 6th Grade
36 questions
Prime and Composite Numbers

Quiz
•
5th Grade
14 questions
Exterior and Interior angles of Polygons

Quiz
•
8th Grade
37 questions
Camp Re-cap Week 1 (no regression)

Quiz
•
9th - 12th Grade
46 questions
Biology Semester 1 Review

Quiz
•
10th Grade