DESAFIO_PROVAPR_3_EM_FÍSICA_3TRI_001

DESAFIO_PROVAPR_3_EM_FÍSICA_3TRI_001

Assessment

Flashcard

Physics

3rd Grade

Hard

Created by

TATIANA FREITAS

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

6 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

Césio-137 O acidente com o Césio-137 ocorreu quando catadores de lixo encontraram uma cápsula radiológica. O pó brilhante dentro encantou várias pessoas, que visitaram o ferro-velho para ver a substância. Além de quatro mortos, muitos adoeceram devido à exposição. Três décadas depois, 1.141 pessoas ainda eram monitoradas por contaminação. O césio-137, com meia-vida de 33 anos, deixou locais contaminados por décadas, afetando quem trabalhou no incidente e seus descendentes. Adaptado de: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/acidente-com-cesio-deixou-4-mortos-e-afetou-milhares-em-goiania-em-1987-relembre/>. Acesso em 30 de set. 2024. Qual das afirmativas a seguir melhor justifica o motivo do césio 137 ter afetado a vida de tantas pessoas e ter se tornado um dos maiores desastres radiativos da história? Options: A radiação emitida pelo césio 137 é do tipo não ionizante, pois sua energia é emitida por cargas elétricas aceleradas e decaimento do elétron, justificando a meia vida de 33 anos. B radiação emitida pelo césio 137 é do tipo ionizante, pois sua reação nuclear é altamente energética e têm capacidade de arrancar elétrons dos átomos. C radiação emitida pelo césio 137 é do tipo ionizante, similar às ondas de rádio, de antenas e de aparelhos celulares, justificando a alta incidência de câncer com usuários de telefones celulares. D radiação emitida pelo césio 137 é do tipo não ionizante, pois é altamente energética, devido à dificuldade de perder ou deslocar elétrons dos átomos.

Back

A radiação emitida pelo césio 137 é do tipo ionizante, pois sua reação nuclear é altamente energética e têm capacidade de arrancar elétrons dos átomos.

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

Nicolas e Ana estavam brincando de pular corda. Eles amarraram uma das pontas em uma árvore e se revezavam para agitar a corda enquanto o outro pulava. Quando Ana foi à cozinha pegar água, Nicolas continuou agitando a corda e notou algumas características interessantes sobre as ondas. Com base no que Nicolas observou, o que acontece com a frequência e o período quando ele agita a corda mais rápido?

Back

Quanto mais rápido ele agita a corda, maior será sua frequência e menor o período.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

No modelo quântico do átomo, os elétrons não têm uma posição fixa ao redor do núcleo, como em comparações feitas com o modelo planetário clássico. Em vez disso, sua posição é descrita pela "nuvem eletrônica", uma região onde é mais provável encontrar o elétron em um dado momento. Com base nisso, como podemos descrever a localização de um elétron?

Back

O elétron tem uma região de maior probabilidade de ser encontrado, mas no mundo quântico é impossível obter as medidas precisas da posição e do momento de uma partícula.

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

Associe os elementos de uma onda com suas descrições: (1) Amplitude (2) Vale (3) Crista (4) Comprimento de onda ( ) Ponto mais profundo da onda ( ) Altura de um pulso ( ) Ponto mais alto da onda ( ) Distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos

Back

2 – 1 – 3 – 4

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

No espectro eletromagnético da imagem, é correto afirmar que:

  • Quanto maior a frequência, maior o comprimento de onda. As maiores frequências são ionizantes.
  • Quanto menor a frequência, maior a energia da onda. As maiores frequências correspondem à luz visível.
  • Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda. As maiores frequências são ionizantes.
  • A frequência e o comprimento de onda são independentes entre si, e as ondas de menor comprimento são menos energéticas.

Back

Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda. As maiores frequências são ionizantes.

6.

FLASHCARD QUESTION

Front

No início do século XX, a Física Clássica enfrentou desafios para explicar fenômenos que ocorriam em escalas muito pequenas, como a interação entre a luz e os elétrons de materiais. Um dos problemas que surgiu foi a explicação do efeito fotoelétrico. Segundo a Física Clássica, esperava-se que a energia dos elétrons ejetados aumentasse conforme a intensidade da luz incidente aumentasse, independentemente de sua frequência. No entanto, os experimentos mostraram que a energia dos elétrons dependia apenas da frequência da luz e não da sua intensidade. Albert Einstein, inspirado pelo trabalho de Max Planck sobre radiação de corpo negro, propôs que a luz poderia ser tratada como um conjunto de partículas chamadas fótons, onde cada fóton teria uma energia proporcional à sua frequência. Esse insight foi um dos pilares da Física Moderna e rendeu a Einstein o Prêmio Nobel de Física em 1921. A partir das descobertas sobre o efeito fotoelétrico, é possível entender algumas limitações da Física Clássica e a importância da Física Moderna. Com base no texto, marque a alternativa correta: Options: A Física Clássica explicava corretamente o efeito fotoelétrico, afirmando que a intensidade da luz era o fator determinante para a ejeção de elétrons, o que foi confirmado por Einstein., A Física Moderna propôs que o comportamento da luz e sua interação com a matéria poderiam ser explicados apenas como uma onda contínua, sem a necessidade de partículas, baseadas em suas frequências., O efeito fotoelétrico contradisse a Física Clássica, pois mostrou que a energia dos elétrons ejetados dependia exclusivamente da frequência da luz, e não da sua intensidade, levando ao desenvolvimento da teoria dos fótons., O efeito fotoelétrico demonstrou que a Física Clássica estava correta ao prever que a luz de baixa frequência, mesmo com alta intensidade, deveria liberar elétrons com alta energia.

Back

O efeito fotoelétrico contradisse a Física Clássica, pois mostrou que a energia dos elétrons ejetados dependia exclusivamente da frequência da luz, e não da sua intensidade, levando ao desenvolvimento da teoria dos fótons.