ICMS_STJ e STF

ICMS_STJ e STF

Assessment

Flashcard

Other

University

Easy

Created by

ICMS Sprint

Used 1+ times

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

16 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

A empresa "Supermercados Rio" transfere mercadorias de seu estabelecimento em São Paulo para uma filial no Paraná. O fisco estadual exige o pagamento de ICMS. A cobrança é válida?

Back

Não, a cobrança não é válida, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou o entendimento de que não há incidência de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular.

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

A locadora 'CarFleet' vende um veículo que adquiriu há apenas seis meses de um fabricante. A autoridade fiscal exige ICMS sobre a operação. A cobrança é legítima?

Back

A cobrança é legítima apenas se a empresa tiver a venda de veículos como atividade habitual.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

A seguradora 'SafeCar' leiloa veículos recuperados de sinistros. A autoridade fiscal estadual cobra ICMS sobre essas vendas. O imposto é devido?

Back

Não, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já estabeleceu que a venda de bens recuperados de sinistros por seguradoras não constitui uma operação típica de circulação de mercadorias para fins de ICMS, por se tratar de uma atividade atípica.

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

A companhia de saneamento 'Águas Cristalinas' é cobrada pelo Estado sobre o ICMS nas contas de fornecimento de água. Essa cobrança é constitucional?

Back

Não, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que o fornecimento de água tratada não se enquadra no conceito de mercadoria para fins de ICMS, sendo inconstitucional a sua cobrança.

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

Qual a posição do STF sobre créditos de ICMS em exportações de soja?

Back

O STF garante o direito ao crédito, pois a não-incidência do imposto sobre a exportação não afasta o direito ao crédito do ICMS pago nas operações anteriores com insumos.

6.

FLASHCARD QUESTION

Front

A empresa "Distribuidora XYZ" paga ICMS/ST com base em uma margem presumida, mas posteriormente vende os produtos por um valor inferior ao estimado. Ela solicita o ressarcimento da diferença, mas o Estado nega, citando o art. 166 do CTN. A negativa é válida?

Back

Não, a negativa não é válida, pois o STF já decidiu que o direito ao ressarcimento é assegurado, mesmo que o imposto tenha sido repassado ao consumidor, já que se trata de uma presunção legal superada pela realidade.

7.

FLASHCARD QUESTION

Front

A bonificação configura uma operação de circulação de mercadoria, sendo fato gerador do ICMS?

Back

Sim, pois a bonificação configura uma operação de circulação de mercadoria, sendo fato gerador do ICMS.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?