Filosofia Geral Antiga

Filosofia Geral Antiga

10th Grade - University

33 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Filosofia medieval

Filosofia medieval

3rd Grade - University

28 Qs

Filosofia helenistica

Filosofia helenistica

9th - 12th Grade

30 Qs

2024.4 AP FIL 3A

2024.4 AP FIL 3A

12th Grade

30 Qs

Corujão 2021

Corujão 2021

12th Grade

30 Qs

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - DISCIPLINAS NÃO CURSADAS.

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - DISCIPLINAS NÃO CURSADAS.

2nd Grade - University

30 Qs

QUIZZ AULA ASSÍNCRONA FILOSOFIA 03/07

QUIZZ AULA ASSÍNCRONA FILOSOFIA 03/07

10th Grade

32 Qs

Filosofia Contemporânea: Friedrich Nietzsche

Filosofia Contemporânea: Friedrich Nietzsche

12th Grade - University

29 Qs

Liderança e ética

Liderança e ética

11th Grade

28 Qs

Filosofia Geral Antiga

Filosofia Geral Antiga

Assessment

Quiz

Philosophy

10th Grade - University

Hard

Created by

Pedro Brazão

Used 10+ times

FREE Resource

33 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Enem

Leia o texto a seguir.

Com efeito, foi precisamente a filosofia a criar essas categorias e essa lógica, ou seja, um modo de pensar totalmente novo, e foi a filosofia a gerar, em função dessas categorias, a própria ciência e, indiretamente, algumas consequências da ciência. Reconhecer isso significa reconhecer aos gregos o mérito de terem trazido uma contribuição verdadeiramente excepcional à história da civilização.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1992. v. I, p. 12.

Nesse trecho, o historiador da filosofia Giovanni Reale revela sua concepção de que:

O surgimento do pensamento filosófico ocorre entre os gregos antigos.

A cultura ocidental não recebe nenhuma contribuição do Oriente.

A ciência moderna consiste na aplicação das teses filosóficas.

A matemática é o ramo do saber com o qual se inicia a atividade filosófica.

O mundo medieval representa um retrocesso intelectual diante da Antiguidade grega.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(UEL-PR)

Os poemas de Homero serviram de alimento espiritual aos gregos, contribuindo de forma essencial para aquilo que mais tarde se desenvolveria como filosofia. Em seus poemas, a harmonia, a proporção, o limite e a medida, assim como a presença de questionamentos acerca das causas, dos princípios e do porquê das coisas se faziam presentes, revelando depois uma constante na elaboração dos princípios metafísicos da filosofia grega.

Adaptado de REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. v. 1. Tradução de Henrique C. Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. p. 19.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características que marcaram o nascimento da filosofia na Grécia, considere as afirmativas a seguir.

I. A política, como forma de disputa oratória, contribuiu para formar um grupo de iguais, os cidadãos, que buscavam a verdade pela força da argumentação.

II. O palácio real, que centralizava os poderes militar e religioso, foi substituído pela ágora, espaço público onde os problemas da pólis eram debatidos.

III. A palavra, utilizada na prática religiosa e nos ditos do rei, perdeu a função ritualista de fórmula justa, passando a ser veículo do debate e da discussão.

IV. A expressão filosófica é tributária do caráter pragmático dos gregos, que substituíram a contemplação desinteressada dos mitos pela técnica utilitária do pensar racional.

Estão corretas apenas as afirmativas:

I e III

II e IV

III e IV

I, II e III

I, II e IV

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Enem

Leia o trecho a seguir e depois responda ao que se pede.

Para ele [Sócrates], a virtude não é e não pode ser simples adequação aos costumes, aos hábitos e, muito menos, às convicções geralmente acolhidas: ela deve ser algo motivado racionalmente, justificado e fundado no plano do conhecimento.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1992. v. 1, p. 272.

Com a leitura do texto, compreende-se a tese socrática segundo a qual:

a moral convencional deve ser reforçada racionalmente.

a ignorância é o motivo do mal e da infelicidade humana.

a comunidade política impede a realização da virtude.

a ética se funda no conhecimento do cosmo.

a administração da cidade deve ser exercida por filósofos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um dos grandes problemas epistemológicos da filosofia antiga se desenhou em torno da tentativa de conferir inteligibilidade ao devir, ou seja, da tentativa de submeter o movimento à inteligência e, consequentemente, ao conhecimento.

Sobre isso, é CORRETO afirmar:

Parmênides conseguiu realizar essa tarefa ao estabelecer uma oposição radical entre ser e não-ser.

Platão demonstrou a possibilidade de conhecer o movimento a partir da defesa de que o mundo das ideias é o próprio mundo sensível.

Aristóteles apresentou uma solução para o problema do movimento, ao argumentar que ele consiste na passagem da potência ao ato.

Heráclito mostrou o caráter desnecessário dessa questão, argumentando que o devir não existe.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Uma dificuldade em filosofia é defini-la genericamente, já que isso varia não apenas com relação a cada filósofo ou corrente, mas também com relação aos diferentes períodos históricos.

Com base nessa afirmação, relacione os períodos históricos da filosofia, na coluna superior, com algumas das ideias desenvolvidas no seu desenrolar histórico, na coluna inferior. Uma dificuldade em filosofia é defini-la genericamente, já que isso varia não apenas com relação a cada filósofo ou corrente, mas também com relação aos diferentes períodos históricos.

Com base nessa afirmação, relacione os períodos históricos da filosofia, na coluna superior, com algumas das ideias desenvolvidas no seu desenrolar histórico, na coluna inferior.

(I) Filosofia Antiga (séc. VI a.C. ao VI d.C.).

(II) Filosofia Medieval (séc. VIII ao XIV).

(III) Filosofia da Renascença (séc. XIV ao XVI).

(IV) Filosofia Moderna (séc. XVII a meados do XVIII).

(V) Filosofia Iluminista (meados do séc. XVIII ao começo do XIX).

(A) Nesta filosofia, o ser humano constitui-se o traço predominante, isto é, nela o homem é valorizado, colocado como centro do Universo, entendido como capaz e dotado de poder criador e transformador.

(B) Neste período da filosofia, os filósofos procuraram buscar em suas investigações o fundamento último de todas as coisas ou da realidade inteira, e a este tipo de reflexão a filosofia resolveu chamar posteriormente de metafísica.

(C) Para este tipo de filosofia, a natureza, as instituições sociais e políticas, como coisas exteriores, são conhecidas quando o sujeito do saber as representa intelectualmente segundo ideias demonstráveis.

(D) Segundo este tipo de perspectiva filosófica, o homem, fazendo uso do seu próprio entendimento, pode conquistar a

liberdade, bem como a justiça, no âmbito social e político, desde que se esforce para isso.

(E) Uma característica marcante desta filosofia foi o método por ela inventado para expor as ideias filosóficas, conhecido como disputa, em que os argumentos deveriam ser baseados no princípio de autoridade.

Assinale a alternativa que contém a associação correta

I-B, II-A, III-C, IV-D, V-E.

I-B, II-E, III-A, IV-C, V-D.

I-C, II-D, III-A, IV-B, V-E.

I-C, II-D, III-E, IV-A, V-B.

I-E, II-A, III-C, IV-B, V-D.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Leia o trecho abaixo, que se encontra na Apologia de Sócrates de Platão e traz algumas das concepções filosóficas defendidas pelo seu mestre.

Com efeito, senhores, temer a morte é o mesmo que se supor sábio quem não o é, porque é supor que sabe o que não sabe. Ninguém sabe o que é a morte, nem se, porventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não se sabe?

Platão, A Apologia de Sócrates, 29 a-b, In. HADOT, P. O que é a Filosofia Antiga? São Paulo: Ed. Loyola, 1999, p. 61.

Com base no trecho acima e na filosofia de Sócrates, assinale a alternativa INCORRETA.

Sócrates prefere a morte a ter que renunciar a sua missão, qual seja: buscar, por meio da filosofia, a verdade, para além da mera aparência do saber.

Sócrates leva o seu interlocutor a examinar-se, fazendo-o tomar consciência das contradições que traz consigo.

Para Sócrates, pior do que a morte é admitir aos outros que nada se sabe. Deve-se evitar a ignorância a todo custo, ainda que defendendo uma opinião não devidamente examinada.

Para Sócrates, o verdadeiro sábio é aquele que, colocado diante da própria ignorância, admite que nada sabe. Admitir o não-saber, quando não se sabe, define o sábio, segundo a concepção socrática.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Em primeiro lugar, é claro que, com a expressão “ser segundo a potência e o ato”, indicam-se dois modos de ser muito diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristóteles, de fato, chama o ser da potência até mesmo de não-ser, no sentido de que, com relação ao ser-em-ato, o ser-em-potência é não-ser-em-ato.

REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, p. 349.


A partir da leitura do trecho acima e em conformidade com a Teoria do Ato e Potência de Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Para Aristóteles, ser-em-ato é o ser em sua capacidade de se transformar em algo diferente dele mesmo, como, por exemplo, o mármore (ser-em-ato) em relação à estátua (ser-em-potência).

Segundo Aristóteles, a teoria do ato e potência explica o movimento percebido no mundo sensível. Tudo o que possui matéria possui potencialidade (capacidade de assumir ou receber uma forma diferente de si), que tende a se atualizar (assumindo ou recebendo aquela forma).

Para Aristóteles, a bem da verdade, existe apenas o ser-em-ato. Isto ocorre porque o movimento verificado no mundo material é apenas ilusório, e o que existe é sempre imutável e imóvel.

Segundo Aristóteles, o ato é próprio do mundo sensível (das coisas materiais) e a potência se encontra tão-somente no mundo inteligível, apreendido apenas com o intelecto.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?