Heredograma e Primeira Lei de Mendel

Heredograma e Primeira Lei de Mendel

Assessment

Quiz

Other

12th Grade

Hard

Created by

CAMILA SANTOS

Used 54+ times

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Observando o heredograma e sabendo que ele está obedecendo à primeira lei de Mendel, podemos afirmar que:

Na geração P são todos homozigotos.

o fenótipo está se expressando preferencialmente nas mulheres.

o indivíduo 2 em P é homozigoto.

F2 são todos homozigotos.

em F2, apenas o indivíduo 13 tem o genótipo conhecido.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Na espécie humana há um tipo de surdez hereditária que é determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, as pessoas surdas estão representadas por símbolos hachurados:

Com base nessa afirmação, assinale a opção correta quanto ao tipo de herança e os genótipos dos indivíduos 1, 2, 3 e 4, respectivamente:

autossômica dominante - ss, Ss, ss e ss.

autossômica dominante - SS, ss, SS e SS

autossômica dominante - Ss, SS, Ss e Ss

autossômica recessiva - SS, ss, Ss e SS

autossômica recessiva - Ss, ss, Ss e Ss.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

1) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

cruzando-se entre si, é possível identificar as plantas que tem o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen

cruzando-as com as plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.

Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas

cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.

cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:

o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.

a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.

as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.

os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.

o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Quem foi Gregor Mendel?

um monge austríaco de meados do século XIX que contribuiu para o estudo da genética

O cientista que descobriu a estrutura do DNA

um cientista britânico que descobriu a penicilina

O cientista que usou a cristalografia de raios-X para lançar luz sobre a estrutura do DNA

mm botânico que realizou seus estudos de Genética com trigo