Consciência fonológica

Consciência fonológica

1st Grade - University

4 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Coesão e Coerência

Coesão e Coerência

2nd Grade

8 Qs

Crónica de D. João I, Fernão Lopes (1380? – 1460)

Crónica de D. João I, Fernão Lopes (1380? – 1460)

10th Grade

8 Qs

Família de palavras

Família de palavras

2nd Grade

9 Qs

Quiz sobre Psicogênese da Escrita

Quiz sobre Psicogênese da Escrita

11th Grade

9 Qs

Redação Oficial

Redação Oficial

University

8 Qs

TEL

TEL

University

8 Qs

1º Atividade de fixação GCC e GCF

1º Atividade de fixação GCC e GCF

1st Grade

9 Qs

Quizz Portugués II

Quizz Portugués II

1st - 3rd Grade

9 Qs

Consciência fonológica

Consciência fonológica

Assessment

Quiz

Education

1st Grade - University

Medium

Created by

Luciana Padilha

Used 2+ times

FREE Resource

4 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

2 mins • 1 pt

A respeito da consciência fonológica indique a alternativa correta:

A consciência fonológica é adquirida somente após a alfabetização e relaciona-se com o sucesso do desenvolvimento na aquisição da leitura e da escrita.

Ao avaliar ou estimular essa competência metalinguística pode-se fazer uso de tarefas de segmentação, exclusão, adição, substituição, ou a inversão de sílabas ou fonemas numa determinada palavra.

A consciência fonológica possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da língua e a manipulação explícita das representações nesse nível necessária para o desenvolvimento da linguagem oral.

No processo de desenvolvimento da linguagem oral, o aprendiz deve desenvolver uma competência metalinguística: a consciência fonológica.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre a consciência fonológica e sua importância na alfabetização, assinale a alternativa INCORRETA:

A importância da consciência fonológica está ligada à compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades, como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.

A consciência fonológica pode ser definida como a habilidade de manipular a estrutura sonora das palavras, desde a substituição de determinado som até sua segmentação em unidades menores.

A consciência fonológica é uma capacidade a ser desenvolvida, porém, em nada contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Diversas formas linguísticas com as quais uma criança tem contato contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre as quais se destacam músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a própria fala.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Para o desenvolvimento da consciência fonológica é CORRETO:

Oferecer exercícios de repetição de escrita de textos desconexos com o objetivo de ampliar o repertório de palavras das crianças.

Oferecer materiais variados (livros, jogos e brinquedos) para que a criança de forma isolada realize articulações entre os conteúdos abordados e os conhecimentos adquiridos nos contexto escolar.

Desenvolver repetidamente jogos de competição entre os alunos buscando estimular a atenção para a leitura correta e objetiva das palavras.

Planejar e desenvolver atividades que favoreçam o desenvolvimento na criança das habilidades de percepção e manipulação da estrutura das palavras através de jogos de rima, poesias, cantos, brincadeiras coletivas, diálogos, contação de história, uso de fantoches e brincadeiras em diferentes situações.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A consciência fonológica é:

a percepção de que a fala é silábica, ou seja, a sílaba é a menor partícula da fala percebida pelas crianças, percepção que se evidencia na habilidade de identificar o número de sílabas das palavras.

a capacidade da criança de perceber os fonemas que compõem as palavras, que se evidencia na habilidade de escrever os fonemas na ordem em que são pronunciados.

a percepção de que a fala é sonora, é composta por sons, percepção que se evidencia nas habilidades de identificar e manipular partes da língua falada: palavras, sílabas, rimas, aliterações

um método de alfabetização que consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método permite à criança primeiro descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua