Questões OAB Immanuel Kant

Questões OAB Immanuel Kant

University

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Teoria da Justiça de John Rawls

Teoria da Justiça de John Rawls

10th Grade - University

10 Qs

Ética e Filosofia Política

Ética e Filosofia Política

1st Grade - University

9 Qs

John Austin e o Positivismo Jurídico

John Austin e o Positivismo Jurídico

University

6 Qs

Filosofia Política

Filosofia Política

University

10 Qs

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes

University

6 Qs

Rousseau e Hegel

Rousseau e Hegel

University

8 Qs

Voltaire: Resumo e Biografia

Voltaire: Resumo e Biografia

11th Grade - University

10 Qs

Teoria da Justiça de John Rawls

Teoria da Justiça de John Rawls

10th Grade - University

10 Qs

Questões OAB Immanuel Kant

Questões OAB Immanuel Kant

Assessment

Quiz

Philosophy

University

Medium

Created by

ELLEN PANTOJA

Used 51+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(FGV 2016) Segundo o filósofo Immanuel Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a ideia de dignidade humana é entendida:

como qualidade própria de todo ser vivo que é capaz de sentir dor e prazer, isto é, característica de todo ser senciente.

quando membros de uma mesma espécie podem ser considerados como equivalentes e, portanto, iguais e plenamente cooperantes se eles possuem dignidade.

como valor jurídico que se atribui às pessoas como característica de sua condição de sujeitos de direitos.

como algo que está acima de todo o preço, pois quando uma coisa tem um preço pode-se pôr em vez dela qualquer outra como equivalente; mas quando uma coisa está acima de todo o preço, e portanto não permite equivalência, então ela tem dignidade.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(FGV 2020) A perspectiva contratualista de Kant, apresentada na obra Doutrina do Direito, sustenta ser necessário passar de um estado de natureza, no qual as pessoas agem egoisticamente, para um estado civil, em que a vida em comum seja regulada pela lei, como forma de justiça pública. Isso implica interferir na liberdade das pessoas.

Em relação à liberdade no estado civil, assinale a opção que apresenta a posição que Kant sustenta na obra em referência.

O homem deixou sua liberdade selvagem e sem freio para encontrar toda a sua liberdade na dependência legal, isto é, num estado jurídico, porque essa dependência procede de sua própria vontade legisladora.

A liberdade num estado jurídico ou civil consiste na capacidade da vontade soberana de cada indivíduo de fazer aquilo que deseja, pois somente nesse estado o homem se vê livre das forças da natureza que limitam sua vontade.

A liberdade civil resulta da estrutura política do estado, de forma que somente pode ser considerado liberdade aquilo que decorre de uma afirmação de vontade do soberano. No estado civil, a liberdade não pode ser considerada uma vontade pessoal.

Na república, a liberdade é do governante para governar em prol de todos os cidadãos, de modo que o governante possui liberdade, e os governados possuem direitos que são instituídos pelo governo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Na Doutrina do Direito, Kant busca um conceito puramente racional e que possa explicar o direito independentemente da configuração específica de cada legislação. Mais precisamente, seria o direito entendido como expressão de uma razão pura prática, capaz de orientar a faculdade de agir de qualquer ser racional.


Assinale a opção que contém, segundo Kant, essa lei universal do direito.

Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim, e nunca como meio.

Age exteriormente, de modo que o livre uso de teu arbítrio possa se conciliar com a liberdade de todos, segundo uma lei universal.

Age como se a máxima de tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, lei universal da natureza.

Age de forma que conserves sempre a tua liberdade, ainda que tenhas de resistir à liberdade alheia.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(FGV 2013) [...] Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

O direito e a moral são idênticos, tanto na forma como no conteúdo prescritivo. Assim, toda ação contrária à moralidade das normas jurídicas é também uma violação da ordem jurídica.

A conduta moral refere-se à vontade interna do sujeito, enquanto o direito é imposto por uma ação exterior e se concretiza no seu cumprimento, ainda que as razões da obediência do sujeito não sejam morais.

A coerção, tanto no direito quanto na moral, é um elemento determinante. É na possibilidade de impor-se pela força, independentemente da vontade, que o direito e a moral regulam a liberdade.

Direito e moral são absolutamente distintos. Consequentemente, cumprir a lei, ainda que espontaneamente, não é demonstração de virtude moral.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(FGV-OAB 2023) Operadores do Direito, com relativa frequência, precisam enfrentar situações dramáticas que envolvem a vida humana ou o corpo humano. Em casos como esses, nem sempre a lei oferece uma determinação clara e unívoca. Certas vezes a filosofia oferece uma base mais consistente de reflexão e argumentação.

Assinale a opção que apresenta o conhecido imperativo categórico de Kant, muitas vezes citado nos debates relativos a essas situações dramáticas. 

O homem é um animal político e como tal possui o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto, sobre os quais pode se manifestar graças ao dom da fala e de sua capacidade de comunicação. 

A normatização que regula a relação entre o todo e as partes deve ser considerada justa, de forma a realizar a distribuição proporcional dos bens comuns. 

Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim e nunca como um meio. 

O mundo ético vivo é o espírito em sua verdade; assim que o espírito chega ao saber abstrato de sua essência, a eticidade decai na universalidade formal do Direito.