Search Header Logo

imunização

Authored by Antonio Segundo

Biology

9th - 12th Grade

Used 12+ times

imunização
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

1. (Famerp 2020) Não é indicado que mulheres gestantes tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, porque alguns dos seus componentes poderiam causar malformações ao feto. Caso uma gestante adquira sarampo, existe uma medida excepcional de tratamento, que consiste na aplicação, por via intravenosa e em qualquer fase da gestação, de imunoglobulinas extraídas do sangue de doadores.


Essa medida protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas

desencadeiam a produção de antígenos.

promovem a imunidade passiva artificial.

estimulam a imunidade ativa natural.

reduzem a resposta imunológica humoral.

atuam de forma inespecífica contra os antígenos.

Answer explanation

As imunoglobulinas (Ig) são anticorpos, ou seja, proteínas capazes de se combinar especificamente a substâncias estranhas ao corpo, inativando-as; assim, as imunoglobulinas aplicadas durante a gestação promovem uma imunidade passiva artificial, pois não foram produzidas pela gestante e não conferem memória imunitária, apenas atuando contra a virose adquirida naquele momento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(Ufpr 2020) O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar:

A vacina do sarampo promove uma imunização passiva artificial nas pessoas que receberam as duas doses.

As taxas de incidência e de transmissão do sarampo diminuem juntamente com a imunidade de grupo.

A vacinação contra o sarampo, que não era mais necessária a partir de 2016, torna-se novamente importante com os novos casos identificados a partir de 2018.

A queda na cobertura vacinal diminui a imunidade de grupo, o que aumenta a incidência e a taxa de transmissão do sarampo na população.

A primeira dose da vacina de sarampo introduz anticorpos específicos, e a segunda dose, antígenos, caracterizando a imunização ativa.

Answer explanation

[A] Incorreta. A vacina é um tipo de imunização ativa, que consiste na aplicação de antígenos isolados de microrganismos causadores de certas doenças, ou mesmo microrganismos vivos previamente atenuados, que desencadearão respostas imunitárias.

[B] Incorreta. As taxas de incidência e de transmissão do sarampo aumentam conforme a imunidade de grupo diminui.

[C] Incorreta. A vacinação do sarampo nunca deixou de ser necessária, e o surgimento de novos casos da doença só indica a importância de se manter o calendário de vacinação.

[E] Incorreta. Ambas as doses da vacina contra o sarampo são compostas por antígenos específicos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

3. (G1 - cotil 2019) Considere o excerto para a próxima questão:


“[...] Apesar do contexto de urbanização acelerada e, de certa forma, desorganizada, que vem moldando o cenário brasileiro nas últimas décadas, a implantação de programas de saúde pública foi bem-sucedida em algumas áreas, como aquelas que visam controlar doenças evitáveis por vacinação como diarreia, infecções respiratórias e tuberculose. Esses programas têm proporcionado acesso universal e livre à vacinação, como também aos cuidados primários de saúde. [...]”


(http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00171.pdf Acesso em 14/08/2018)


Sabe-se que as vacinas são uma eficiente ferramenta de controle epidemiológico na erradicação de algumas doenças. No entanto, algumas dessas, que deixaram, por muito tempo, de ser preocupantes no Brasil, voltam a indicar risco de saúde pública pela inobservância da população em cumprir o calendário básico de vacinação, por exemplo, o sarampo e a poliomielite.


As vacinas possuem efeito sobre o nosso organismo, pois o princípio utilizado por elas baseia-se:

na aplicação de anticorpos contra a doença em pessoa saudável, garantindo sua imunização.

na aplicação de anticorpos contra a doença em pessoas doentes para garantir a sua cura.

na aplicação de antígenos da doença em pessoa saudável, garantindo sua imunização.

na aplicação de antígenos da doença em pessoa doente para garantir a sua cura.

Answer explanation

A vacina consiste em injetar, no organismo saudável, antígenos isolados de microrganismos causadores da doença ou microrganismos atenuados (não causam a doença); esses antígenos presentes nas vacinas desencadeiam uma resposta imunitária primária, na qual há produção de células de memória e, caso o organismo seja invadido pelo microrganismo contra o qual foi imunizado, haverá uma resposta imunitária secundária e os invasores serão destruídos antes de causarem a doença.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2019) A esquistossomose (barriga-d’água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.


Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 mai. 2019 (adaptado).


Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

impedir a penetração do parasita pela pele.

eliminar o caramujo para que não haja contágio.

impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.

eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.

eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

Answer explanation

A vantagem da vacina, em relação ao tratamento convencional, é a eliminação do esquistossomo no interior do organismo, antes da manifestação dos sintomas. A vacina deverá induzir o organismo humano a produzir anticorpos específicos para neutralizar as larvas cercarias.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(G1 - cps 2019) Certas substâncias tóxicas, como a peçonha de cobras, têm efeitos fulminantes no organismo, podendo matar a pessoa antes que ela consiga produzir anticorpos suficientes para sua defesa. Nessas situações de urgência, o tratamento é feito pela injeção de soro imune, que tem grande quantidade de anticorpos específicos obtidos a partir do sangue de um animal previamente imunizado.

O soro é preparado injetando-se em animais como, por exemplo, cavalos, doses sucessivas e crescentes do antígeno contra o qual se deseja obter os anticorpos específicos. Em seguida, são feitas sangrias nos cavalos para avaliar a concentração de anticorpos produzidos e presentes no plasma. Quando essa concentração atinge a quantidade desejada, é realizada a sangria final para obtenção do soro.

No final do processo, hemácias, plaquetas e leucócitos retirados são devolvidos novamente aos cavalos, o que visa reduzir os efeitos colaterais provocados pelas sangrias.

A aplicação do soro na vítima de picada de cobra não confere imunidade permanente, pois a memória imunitária não é estimulada, e os anticorpos injetados desaparecem da circulação em poucos dias.


Sobre as várias etapas do processo de imunização descritas no texto é correto afirmar que

a pessoa picada por cobra venenosa deverá tomar soro, pois este contém os antígenos específicos que irão neutralizar o veneno.

a aplicação de soro ou vacina em uma vítima de picada de cobra são processos indiferentes porque ambos possuem anticorpos.

os anticorpos específicos produzidos contra o veneno da cobra, e injetados na vítima, permanecem ativos no sangue durante toda a vida do receptor.

o soro não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de tratamento, pois contém anticorpos prontos para o uso em seres humanos.

a devolução das células sanguíneas aos animais é importante porque, como as hemácias atuam na defesa, isso impede a manifestação de processos infecciosos nos cavalos.

Answer explanation

[A] Incorreta. O soro contém os anticorpos específicos para combater as substâncias do veneno.

[B] Incorreta. A aplicação em vítima de picada de cobra deve ser o soro, pois apresenta a solução de anticorpos contra o veneno.

[C] Incorreta. Os anticorpos específicos produzidos e injetados na vítima de picada de cobra não conferem imunidade permanente, pois a memória imunitária não é estimulada, desaparecendo da circulação em poucos dias.

[E] Incorreta. As hemácias não atuam na defesa, mas no transporte de oxigênio e gás carbônico, através da hemoglobina contida nelas; são devolvidas ao animal para redução dos efeitos colaterais pela retirada do sangue, além disso, a parte utilizada para a produção do soro é o plasma sanguíneo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

A figura ilustra a estrutura de um anticorpo. Considerando as regiões representadas pelas letras e é correto afirmar que a região

Y é formada por uma sequência de nucleotídeos que se liga à mesma sequência existente nos antígenos.

X indica o local de ligação com o antígeno, sendo, portanto, variável de acordo com os receptores específicos.

Z representa a porção enzimática da molécula, responsável pela produção de imunoglobulinas.

X, Y e Z são formados por moléculas de proteínas e ácidos nucleicos conjugados, o que confere memória imunológica.

X, Y e Z representam o complexo antígeno anticorpo formado durante o processo de neutralização do antígeno.

Answer explanation

A região X contém a porção variável da cadeia de aminoácidos e é responsável da ligação específica entre o anticorpo e o antígeno.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(Ufrgs 2019) O número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, influenciadas principalmente por informações não científicas veiculadas nas redes sociais, tem crescido significativamente.


Considere as seguintes afirmações sobre as vacinas.


I. A volta de doenças que já haviam sido controladas no país está relacionada à resistência às vacinas, desenvolvida pelos organismos patogênicos.

II. A base do funcionamento das vacinas é a produção de células de memória que facilitarão a proteção contra o patógeno, em contatos futuros.

III. As vacinas consistem em anticorpos isolados de microrganismos causadores de doenças ou mesmo de microrganismos vivos.


Quais estão corretas?

Apenas I

Apenas II

Apenas III

Apenas II e III

I, II e III

Answer explanation

[I] Incorreta. A volta de doenças que já haviam sido controladas está relacionada ao movimento antivacinação, entre outros motivos.

[III] Incorreta. As vacinas contêm antígenos que estimulam a resposta imunológica de humanos e animais.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?