Lei 8080/90

Lei 8080/90

KG

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Receitas e despesas.

Receitas e despesas.

10th Grade

13 Qs

Políticas Públicas de Saúde no Brasil

Políticas Públicas de Saúde no Brasil

University

14 Qs

ECONOMIA DA SAÚDE

ECONOMIA DA SAÚDE

1st Grade

13 Qs

Saúde Coletiva II - SUS - Regionalização

Saúde Coletiva II - SUS - Regionalização

University

9 Qs

Quiz de Regulação em Saúde no SUS

Quiz de Regulação em Saúde no SUS

Professional Development

10 Qs

Revisão Saúde Coletiva

Revisão Saúde Coletiva

University

14 Qs

Saude adolescente

Saude adolescente

University

13 Qs

Revisão Vigilância

Revisão Vigilância

1st Grade

10 Qs

Lei 8080/90

Lei 8080/90

Assessment

Quiz

Other

KG

Hard

Created by

Daniel Pereira

Used 45+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A lei 8080/90 define os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde). A esse respeito é incorreto afirmar que:

Devem-se organizar os serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

Deve-se dar ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.

O direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde, é um dos princípios do SUS.

A universalidade de acesso é entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Ainda de acordo com a Lei 8080/90, o artigo 19 § 3º afirma que: "O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por ______________, com expressa concordância do paciente e de sua família." Completa corretamente a lacuna:

Indicação do Conselho de Saúde

Indicação médica

Indicação da Secretaria de Saúde

Indicação da assistência social

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, art. 19-I, são estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. É correto afirmar:

Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.

Para o atendimento e a internação domiciliares para a população indígena os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações.

O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo a princípios e diretrizes. Dadas as afirmativas quanto às ações do agente de vigilância sanitária, buscando respeitar os princípios e diretrizes do SUS, verifica-se que está(ão) correta(s):

O agente de vigilância sanitária deve divulgar informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário, pois as pessoas têm direito à informação sobre sua saúde.

A participação da comunidade é dispensável para o desenvolvimento das ações de vigilância sanitária, porém o agente deve respeitar o princípio da igualdade da assistência à saúde.

O agente de vigilância sanitária pode utilizar a epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática de suas ações.

O agente de vigilância sanitária precisa estar atento à organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral.

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas de acordo com a Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080/1990. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

promover a articulação da política e dos planos de saúde.

realizar pesquisas e estudos na área de saúde.

fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.

definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária.

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

A respeito das competências e atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dispostas na Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir e assinale as corretas.

são atribuições especificas da União e dos Estados definir as instâncias e os mecanismos de controle, de avaliação e de fiscalização das ações e dos serviços de saúde.

Os Municípios são responsáveis por celebrar contratos e

convênios com entidades prestadoras de serviços privados de

saúde, bem como controlar e avaliar sua execução.

Compete à direção estadual do SUS acompanhar, controlar e

avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde.

7.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

A respeito da organização, direção e da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei nº 8.080/90 dispõe é correto afirmar:

os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam, aplicando–se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância.

serão criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior, sendo que cada uma delas terá por finalidade propor prioridades, métodos e estratégias para a formação e educação continuada dos recursos humanos do correspondente, assim como em relação à pesquisa e à cooperação técnica entre essas instituições.

as Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são

reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento. O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?