Revoltas Emancipacionistas

Revoltas Emancipacionistas

11th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

CICLO DO OURO - BRASIL COLONIAL

CICLO DO OURO - BRASIL COLONIAL

11th Grade

11 Qs

Prova 8º ano 2 tri

Prova 8º ano 2 tri

8th Grade - University

10 Qs

Quiz sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana

Quiz sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana

8th Grade - University

15 Qs

Revisão para a 2ª prova - 2ª Etapa - Capítulo 7 - História

Revisão para a 2ª prova - 2ª Etapa - Capítulo 7 - História

1st - 12th Grade

13 Qs

Cap 3 da crise do sistema colonial à independência

Cap 3 da crise do sistema colonial à independência

11th Grade

10 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

10th - 12th Grade

10 Qs

Atividade de revisão 8 ano - Einstein

Atividade de revisão 8 ano - Einstein

5th - 12th Grade

11 Qs

Reforma Religiosa e Contrarreforma

Reforma Religiosa e Contrarreforma

7th - 12th Grade

15 Qs

Revoltas Emancipacionistas

Revoltas Emancipacionistas

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Hard

Created by

Miriam Oliveira

Used 14+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Após a leitura do texto abaixo e dos seus conhecimentos sobre o tema, responda a questão abaixo:

“A Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798) têm em comum o fato de serem reprimidas pela Coroa Portuguesa ainda na fase de preparativos e o desejo de autonomia de seus participantes, pois consideravam-se prejudicados e excluídos dos benefícios pelos quais acreditavam ter direito de usufruir em sua plenitude. Apesar de algumas opiniões contraditórias, percebe-se que o diferencial entre as duas conjurações é o fato de que a Conjuração Mineira teve um caráter elitista em sua organização e execução até o fim, enquanto a Conjuração Baiana, ao adquirir contornos mais radicais e populares, causou o afastamento dos líderes intelectuais da elite local que organizaram inicialmente o movimento, fazendo com que mulatos, escravos, brancos pobres e negros libertos se transformassem nos cabeças do levante.”

Disponível em: http://historiasylvio.blogspot.com. br/2013/inconfidencia-mineira-x-inconfidenciabaiana Acesso em: 02/09/2016

Fazendo um paralelo entre os movimentos revolucionários, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, podemos afirmar que:

Enquanto os participantes da Inconfidência Mineira, em geral buscaram como modelo político a república organizada nos Estados Unidos, na Conjuração Baiana foi clara a inspiração na Revolução Francesa.

A existência da imprensa livre no século XVIII no Brasil possibilitou a difusão dos ideais de liberdade e igualdade em Minas e nas outras as regiões do país, possibilitando o êxito dos revoltos.

Na capitania das Minas Gerais, o consumo de livros era inferior, quando comparado a outras capitanias, o que dificultou a discussão dos ideais emancipacionistas pelos setores médios urbanos.

Na Inconfidência Mineira, houve um amplo apoio das camadas populares, dando maior força ao movimento, enquanto a Conjuração Baiana ficou restrita a intelectuais.

Na conjuração baiana os envolvidos restringiram suas ações a reuniões secretas coordenadas pela loja maçônica Cavaleiros da Luz, sem nenhuma iniciativa de convocação pública para a luta.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Assinale a alternativa correta em relação à Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).

Pretendia a separação do território das Minas Gerais, a liberdade política e econômica.

Desejava restabelecer a cobrança do Quinto, encerrada por D. João, Príncipe Regente.

A proclamação da República e a Abolição da Escravatura estavam entre os seus principais ideais.

O restabelecimento da autoridade da Rainha D. Maria I, ameaçada pela expansão do Iluminismo foi uma das suas principais motivações.

Foi um movimento popular, nascido entre os escravos alforriados, pequenos proprietários e profissionais liberais (ourives, dentistas etc.) e membros da Igreja.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Foi o mártir da Inconfidência Mineira:

Joaquim José da Silva Xavier.

Joaquim José da Silva Xavier.

José Bonifácio de Andrada e Silva.

Luiz Alves de Lima e Silva.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre a Inconfidência Mineira assinale a alternativa INCORRETA

Foi o movimento que inspirou a bandeira de Minas Gerais, símbolo maior do estado, surgiu com a intenção de romper as relações entre a colônia e a metrópole. O movimento reuniu proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre no Brasil, em 1789.

Os inconfidentes tinham uma série de propostas para a capitania de Minas Gerais como: Romper com Portugal e adotar um regime republicano (a capital seria São João del Rei); Criar indústrias; Fundar uma universidade em Vila Rica; Acabar com o monopólio comercial português; Adotar o serviço militar obrigatório.

Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários ou mineradores, padres e letrados, como Cláudio Manuel da Costa. Oriundo de família enriquecida na mineração, havia estudado em Coimbra e foi alto funcionário da administração colonial. Por sua parte, Alvarenga Peixoto era minerador e latifundiário.

Nenhuma das alternativas.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção aurífera, atribuindo a queda da arrecadação do quinto ao extravio e ao contrabando. Para os colonos mineiros, a percepção da pobreza e da dependência da Metrópole foi crescendo lentamente, até atingir uma verdadeira tomada de consciência, expressa na Inconfidência.” (BARROS, Edgar Luiz de. Os Sonhadores de Vila Rica . São Paulo: Atual, 1989. p. 22).


Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:

a cobrança da derrama e as restrições econômicas impostas, com o Alvará de 1785, contribuíram para o descontentamento dos mineradores e, consequentemente, para o movimento.

a conjuntura internacional em nada influenciou a eclosão domovimento.

o movimento era republicano e tinha como um dos principais objetivos a liberdade da população escrava.

o movimento não visava à separação definitiva do Brasil de Portugal.

o movimento era de reação contra a penetração econômica dos interesses franceses na região.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A respeito da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil Colônia em 1789, pode ser afirmado com correção que

a extinção da escravidão no Brasil era defendida pelo movimento inconfidente.

entre os projetos dos inconfidentes estava o fechamento dos engenhos e minas.

a coroa portuguesa propôs a anistia de todos os revoltosos e o perdão das dívidas em troca da rendição incondicional dos inconfidentes.

os planos de rebelião foram marcados por um contexto de diminuição da produção aurífera e o aumento da cobrança de impostos.

as lideranças do movimento defendiam a extinção da propriedade privada.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta ocorrida em 1789, no contexto do ciclo do ouro, na capitania de Minas Gerais. Apesar de não obter sucesso, foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Sobre esse acontecimento, NÃO podemos associar:

A conspiração foi denunciada por Joaquim Silvério dos Reis, em perdão de suas dívidas. Apenas Tiradentes recebeu pena de morte, enquanto todos os demais foram libertados mediante pagamento de fiança.

Dentre as causas do movimento pode-se citar a diminuição do ouro e a continuidade das cobranças por Portugal, a exemplo do quinto e da derrama.

Membros da elite mineira foram influenciados pelas ideias de liberdade do Iluminismo europeu, ideias desembarcadas na colônia pelos livros vindos com estudantes.

O objetivo do grupo inconfidente era a conquista da liberdade definitiva e a implantação de um sistema republicano de governo.

Os mentores do movimento criaram uma bandeira, composta por um triângulo verde em fundo branco, com inscrições em latim que significam “Liberdade ainda que tardia”.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?