Tópicos de Filosofia contemporânea - Filosofia das Ciências, Bioética e os desafios éticos e políticos.

Tópicos de Filosofia contemporânea - Filosofia das Ciências, Bioética e os desafios éticos e políticos.

11th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA

FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA

9th - 12th Grade

10 Qs

René Descartes

René Descartes

11th - 12th Grade

10 Qs

Epicurismo

Epicurismo

10th - 12th Grade

10 Qs

Ética e Moralidade na Filosofia

Ética e Moralidade na Filosofia

1st Grade - University

10 Qs

Filosofia - Foucault

Filosofia - Foucault

10th - 12th Grade

6 Qs

Ética e Filosofia Política

Ética e Filosofia Política

1st Grade - University

9 Qs

Quiz de Mitologia e Filosofia I (Ética e Liderança)

Quiz de Mitologia e Filosofia I (Ética e Liderança)

2nd Grade - University

10 Qs

Tópicos de Filosofia contemporânea - Filosofia das Ciências, Bioética e os desafios éticos e políticos.

Tópicos de Filosofia contemporânea - Filosofia das Ciências, Bioética e os desafios éticos e políticos.

Assessment

Quiz

Philosophy, Moral Science, Social Studies

11th Grade

Hard

Created by

Thiago Souza

Used 8+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Unesp/SP, 2021) É relativamente consensual que uma era biotecnológica se aproxima. Em um futuro cenário de desenvolvimento biotecnológico, que será instaurado com o progresso tecnológico no século XXI, alterar-se-á um dos mais tradicionais dilemas da moralidade. Em vez de enfrentarmos a questão de que atitudes e deveres morais temos para com os seres compreendidos atualmente como animais não humanos (por exemplo, gato, cachorro, cavalo etc.), a questão será que obrigações teremos com outro tipo de não humano, isto é, os chamados pós-humanos. A pós-humanidade seria alcançada por meio da aplicação de técnicas de manipulação, instrumentalização e artificialização da vida, do patrimônio biológico do humano. O humano, por iniciativa própria e com vistas ao melhoramento da sua natureza, deixaria de ser humano.


(Murilo Mariano Vilaça e Maria Clara Marques Dias. “Transumanismo e o futuro (pós-)humano”. Physis – Revista de Saúde Coletiva, 2014. Adaptado.)


Ao tratar de aspectos da bioética, o texto propõe uma reflexão sobre:

os conflitos atuais entre os humanos e os seres pós-humanos.

a procedência de recursos empregados nas pesquisas tecnológicas.

os limites técnicos das pesquisas em biotecnologia.

a amoralidade do esforço de imaginar e prever o futuro humano.

a necessidade futura de redefinição do conceito de humanidade.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Enem 2ª aplicação 2016) Fundamos, como afirmam alguns cientistas, o antropoceno: uma nova era geológica com altíssimo poder de destruição, fruto dos últimos séculos que significaram um transtorno perverso do equilíbrio do sistema-Terra. Como enfrentar esta nova situação nunca ocorrida antes de forma globalizada e profunda? Temos pessoalmente trabalhado os paradigmas da sustentabilidade e do cuidado como relação amigável e cooperativa para com a natureza. Queremos, agora, agregar a ética da responsabilidade.


BOFF, L. Responsabilidade coletiva. Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com.

Acesso em: 14 maio 2013.


A ética da responsabilidade protagonizada pelo filósofo alemão Hans Jonas e reivindicada no texto é expressa pela máxima:

“A tua ação possa valer como norma para todos os homens.”

“O efeito de tuas ações não destrua a possibilidade futura da vida das novas gerações.”

“A norma aceita por todos advenha da ação comunicativa e do discurso.”

“A tua ação possa produzir a máxima felicidade para a maioria das pessoas.”

“O teu agir almeje alcançar determinados fins que possam justificar os meios.”

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

[…] A bioética é um campo da ética que trata da investigação e problematização específica das práticas das ciências biológicas e das relações humanas com o meio ambiente e a vida em seu sentido mais literal possível.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. Vol. Único – 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2014 (adaptado)

Tendo como base a citação acima, assinale a alternativa que corresponde de forma correta o pensador a sua respetiva forma de pensamento acerca da bioética.

Lipovetsky, o declara que jamais daria a uma margem para um desenvolvimento da bioética, pois, esse campo da ética é indevido na sociedade pós-moralista.

Emmanuel Levinas considera que a bioética deve preocupar-se com uma análise estrutural da sociedade como produção da vida, impedindo qualquer questionamento sobre as condições de saúde nos processos de exclusão social.

Para Bauman, não é atribuição da bioética e nem a ecologia discutir os princípios morais que orientam a pesquisa científica, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência.

Michel Serres, defende a necessidade de um “contrato natural”, pois, transformaria os seres humanos em seres simbiontes, superando sua “natureza” parasitária.

Para Peter Singer, os resultados das descobertas científicas estiveram sempre a serviço da humanidade, portanto uma reflexão sobre o sentido moral da prática científica é desnecessária.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(UECE, 2020 - adaptada) [...] O mundo vivido é considerado a partir do processo de entendimento no qual diferentes pessoas se entendem sobre algo no mundo objetivo dos fatos, no mundo social das normas de ação e mundo subjetivo das vivências. O mundo vivido garante aos sujeitos de uma comunidade de comunicação convicções a partir das quais se forma o contexto dos processos de entendimento.

OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 1996. (Adaptado).

A passagem acima apresenta uma visão sobre os desafios éticos e políticos contemporâneos que:

se trata da ideia da ética e política na contemporaneidade, sobretudo da filosofia de Antônio Negri, na qual o agir moral e o princípio da eticidade se fundamentam na razão dos sujeitos, que se universaliza após o entendimento.

representa uma eticidade nos moldes do pensamento Jacques Rancière, em que o sujeito moral só pode ser compreendido como membro de uma democracia, e a ética está intimamente ligada à política como “polícia”.

se aproximam da noção de moral proposta por Jürgen Habermas, que considera a ação comunicativa entre os sujeitos e a construção do consenso a partir dessa ação como substanciais para pensar a moral.

expressa a visão de Bauman de pós-moralidade, visto que esta define que qualquer perspectiva de uma moral autêntica requer a superação da moral de classe e a instituição de uma justiça social baseada no diálogo.

define a conceituação de moral na perspectiva de Gilles Lipovetsky, para quem a ética é discursiva e origina-se das relações pós-moralista, da construção de consenso entre os indivíduos e de uma ação comunicativa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O filósofo francês Michel Serres, levanta a necessidade de transformação dos seres humanos em “simbiontes”. Nesse sentindo, o ser humano deve ser responsável também pelo equilíbrio ecológico, evitando desastres naturais e, consequentemente, o desaparecimento do planeta. Tendo responsabilidade não é só com o momento presente, mas também com as gerações futuras.

(Texto da banca examinadora do vestibular da Unimontes/MG – adaptado)

O fragmento expõe que a:

consciência ecológica deturpa a ideia de que a natureza é um convite para vivermos em harmonia com as demais formas de vida presentes no planeta.

bioética é uma revolução no conhecimento ético que permite uma atitude crítica sobre todos os saberes, inclusive, sobre a própria ética. Porém, esse campo de conhecimento não exerce nenhum tipo de influência nas questões ambientais, pois as discussões ecológicas atrapalham a compreensão da ideia de vida.

consciência ecológica nos faz compreender que a natureza é um convite para vivermos em harmonia com as demais formas de vida presentes no planeta.

bioética não nos permite uma consciência ecológica, muito menos uma compreensão acerca da importância da natureza e das demais formas de vida presentes no planeta.

consciência ecológica e a bioética são obstáculos para compreendermos que a natureza é um convite para vivermos em harmonia com as demais formas de vida presentes no planeta.