HIS_7EFAF

HIS_7EFAF

1st - 2nd Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Pré-história

Pré-história

1st - 12th Grade

14 Qs

Humanismo e Classicismo

Humanismo e Classicismo

1st - 3rd Grade

15 Qs

Repaso feudalismo

Repaso feudalismo

2nd Grade

13 Qs

Os Hebreus, o Cristianismo e os Romanos

Os Hebreus, o Cristianismo e os Romanos

1st Grade

10 Qs

Ocupação da América

Ocupação da América

1st - 12th Grade

13 Qs

Quiz 8º ano

Quiz 8º ano

1st Grade

17 Qs

Hebreus

Hebreus

1st Grade

15 Qs

Avaliação sobre a colonização na América.

Avaliação sobre a colonização na América.

1st Grade

15 Qs

HIS_7EFAF

HIS_7EFAF

Assessment

Quiz

History

1st - 2nd Grade

Hard

Created by

Celso Diorio

Used 2+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e as elites, o Islamismo foi bem recebido e conseguiu vários adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente, antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta.

[...] O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, [...] associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. [...] O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves.

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2011.

Considerando o texto, é correto afirmar que:

o comércio transaariano contribuiu para que o Islamismo tivesse maior acesso à África.

o Islamismo xiita influenciou decisões políticas de diversos reinos africanos com o início do comércio transaariano.

com a Guerra da Reconquista na Península Ibérica e a expulsão dos árabes do território, os islâmicos passaram a atacar e a conquistar reinos africanos.

o desprezo pelos reinos africanos fez com que o comércio transaariano não durasse tanto tempo, levando ao mínimo contato entre Ásia e África.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e (ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

MUNANGA, K. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003. p. 37.

O contato entre europeus e africanos foi extremamente significativo para ambos os povos. Assim, é correto afirmar que:

a escravidão não era algo praticado pelos africanos e foi uma ideia levada aos reinos da África pelos europeus, baseados na prática do antigo Império Romano.

o processo de escravidão dos africanos ocorreu ao mesmo tempo em que os europeus passaram a colonizar o território no século XV.

antes mesmo da chegada dos europeus à África, o continente já vinha sendo colonizado e explorado pelos árabes, que tinham interesse nas riquezas de diversos reinos.

os europeus e os africanos passaram a ter contato direto a partir do processo expansionista daquele continente, já no início da Idade Moderna.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Sobre os reinos africanos, assinale a alternativa correta.

Com o contato entre europeus e africanos durante as Cruzadas, os reinos da África se tornaram cristãos entre os séculos XI e XV.

Os bantos eram grupos que tinham o mesmo sistema político, religioso, econômico, social e linguístico, além de dividirem o mesmo território.

O reino Songhay, com a capital Gao, contou com amplo desenvolvimento comercial e mercantil, tendo em seu território mercadores de diversas partes da África e da Ásia.

Os reinos africanos passaram a desenvolver o comércio a partir do contato com europeus, uma vez que antes se dedicavam às práticas agropecuárias e a maior parte era nômade.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

No final do século XV, Portugal e Espanha foram os pioneiros no processo de expansão marítima europeia, conhecido como Grandes Navegações.

O principal motivo pelo qual esses reinos foram os pioneiros é:

o acúmulo de capital gerado pelo comércio entre os dois reinos e os muçulmanos.

o fato de os dois reinos terem passado por um processo precoce de centralização monárquica, fortalecendo os dois territórios.

o desenvolvimento industrial ligado à produção têxtil dos dois países, enriquecendo nobreza e burguesia.

o surgimento de um espírito aventureiro que veio após a Guerra dos Cem Anos, travada contra os muçulmanos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Ao nos depararmos com mapas ou textos do período das Grandes Navegações, é comum encontrarmos relatos de monstros que não possuem olhos ou possuem braços a mais. Esses seres foram relatados na América, assim como na África e na Ásia, pelos europeus.

Esses relatos acontecem porque:

havia grande influência do Catolicismo, que considerava todo território não católico habitado por criaturas monstruosas.

havia embasamento científico para justificar a existência de tais monstros, o que levava navegadores europeus a tomar um cuidado maior no que diz respeito às navegações e ao contato com outros povos.

os cartógrafos contratados pelas coroas europeias foram instruídos a desenvolver tais mapas para que os europeus não saíssem de seus territórios e gerassem impostos ao reino ao qual pertencessem.

havia grande influência dos povos da Antiguidade, que registravam em seus mapas os mesmos monstros, e, como a Europa vivia um momento de Renascimento da Antiguidade, os monstros eram levados como verdadeiros.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Considerando as viagens de Pedro Álvares Cabral à América, é correto afirmar que:

foi custeada em partes por particulares e, em grande parte, pela Coroa Portuguesa, para estabelecer contato e comércio com os nativos americanos.

a expedição tinha como objetivo final estabelecer contato com os povos nativos e desenvolver um vínculo amigável com eles.

foi custeada pela Coroa Portuguesa para que não houvesse interesses de particulares envolvidos.

houve investimento da Igreja Católica para expandir sua fé e conferir legalidade à expansão.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Media Image

Considerando a realidade das 13 colônias, assinale a alternativa que relaciona as duas colunas de maneira correta.

A-I; B-III; C-II.

A-II; B-I; C-III.

A-III; B-II; C-I.

A-II; B-III; C-I.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?