EDROS 2022 2º ANO

EDROS 2022 2º ANO

11th Grade

14 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Mercantilismo

Mercantilismo

11th Grade

15 Qs

Mineração no Brasil Colonial

Mineração no Brasil Colonial

11th Grade

16 Qs

PRIMEIRO REINADO/PERÍODO REGENCIAL

PRIMEIRO REINADO/PERÍODO REGENCIAL

11th Grade

15 Qs

Escravidão e Resistência

Escravidão e Resistência

9th - 12th Grade

19 Qs

Fascismo e Nazismo

Fascismo e Nazismo

1st - 12th Grade

13 Qs

Pré-história

Pré-história

1st - 12th Grade

14 Qs

Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa

11th Grade

12 Qs

Revolução Francesa e Era Napoleônica

Revolução Francesa e Era Napoleônica

11th Grade

10 Qs

EDROS 2022 2º ANO

EDROS 2022 2º ANO

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Hard

Created by

DANIEL História

FREE Resource

14 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Continuam ainda a sonhar com a realização, a título experimental, das suas utopias sociais, com a instituição de falanstérios isolados, com a fundação de colônias no país, [...] e para a construção de todos estes castelos no ar têm de apelar à filantropia dos corações e bolsas burgueses. Aos poucos vão caindo na categoria dos socialistas reacionários ou conservadores acima descritos, e deles se diferenciam apenas por um pedantismo mais sistemático. MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Lisboa: Avante!, 1997. (Adaptado) A crítica dos autores aos socialistas utópicos consistia no fato de estes:

conspirarem contra uma possível revolução popular.

desprezarem a situação econômica da classe trabalhadora

acreditarem que a burguesia pudesse apoiar uma revolução.

representarem o radicalismo extremo, a união entre povo e burguesia.

almejarem acabar com a propriedade privada dos meios de produção.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Nos termos mais tradicionais, a Paz de Vestfália é concebida na área de Relações Internacionais como uma revolução constitucional, pois, embora não tenha trazido uma metamorfose instantânea e as instituições políticas medievais ainda tenham permanecido por um bom tempo, tais tratados consolidaram o sistema moderno e trouxeram práticas subsequentes que definiram uma nova estrutura para a autoridade política. JESUS, Diego Santos Vieira. “O baile do monstro: o mito da Paz de Vestfália na história das relações internacionais modernas”. História, v. 29, n. 2, 2010. Dentre os elementos que alicerçaram os avanços citados, destaca-se o reconhecimento da:

ausência de conflitos.

abolição da violência.

orientação teocrática.

soberania dos Estados

descentralização do poder

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Do Poder Moderador Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização Política, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos mais Poderes Políticos. Art. 99. A Pessoa do Imperador é inviolável, e Sagrada: Ele não está sujeito a responsabilidade alguma. Art. 100. Os seus Títulos são “Imperador Constitucional, e Defensor Perpetuo do Brasil” e tem o Tratamento de Majestade Imperial. Art. 101. O Imperador exerce o Poder Moderador. Constituição de 1824. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2022. (Adaptado) A Constituição de 1824 marca a estrutura do Estado brasileiro no início do Primeiro Reinado e apresenta algumas particularidades, entre as quais o(a):

defesa da reforma agrária no Brasil.

caráter politicamente descentralizado.

fim da escravidão após a independência

centralização política na figura do imperador.

perfil republicano e democrático da Constituição

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No Brasil, os homicídios são a principal causa de mortalidade de jovens, grupo etário de pessoas entre 15 e 29 anos. Esse fato mostra o lado mais perverso do fenômeno da mortalidade violenta no país, na medida em que mais da metade das vítimas são indivíduos com plena capacidade produtiva, em período de formação educacional, na perspectiva de iniciar uma trajetória profissional e de construir uma rede familiar própria. Foram 30 873 jovens vítimas de homicídios no ano de 2018, o que significa uma taxa de 60,4 homicídios a cada 100 mil jovens, e 53,3% do total de homicídios do país. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da Violência. 2020. No Brasil, a mortalidade de jovens entre 15 e 29 anos por homicídio é considerada, nas categorias de Émile Durkheim, um fato social:

normal, porque ocorre de forma sistemática e reincidente.

normal, porque dispensa qualquer reação de enfrentamento.

patológico, porque ocorre de maneira pontual e circunstancial.

patológico, porque ocorre com uma parcela minoritária da população.

patológico, porque é direcionada à população economicamente ativa do país.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

De acordo com esta doutrina, cujos principais representantes são Jeremy Bentham e John Stuart Mill, devemos fazer aquilo que traz melhores resultados para o maior número, o que, em princípio, não parece sujeito a objeções. Portanto, em cada situação concreta, devemos determinar qual é o efeito ou consequência de um ato possível e decidir-nos pela realização daquilo que pode trazer maior bem para o maior número. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. João Dell’Anna (Trad.). 25 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 200. No núcleo da doutrina utilitarista, está a ideia de que a moralidade tem relação com a atitude de:

seguir a virtude como valor supremo.

maximizar a felicidade para si mesmo

julgar os atos pelo seu resultado prático

beneficiar os familiares e amigos próximos.

praticar os imperativos abstratos universais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

[...] pois a revolução que eclodiu nos primeiros meses de 1848 não foi uma revolução social simplesmente no sentido de que envolveu e mobilizou todas as classes. Foi, no sentido literal, o insurgimento dos trabalhadores pobres nas cidades – especialmente nas capitais – da Europa Ocidental e Central. Foi unicamente a sua força que fez cair os antigos regimes desde Palermo até as fronteiras da Rússia. HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções: 1789-1848. 19 ed. Maria Tereza Lopes Teixeira; Marcos Penchel (Trad.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 420. O texto reconhece que a revolução iniciada na França em 1848 teve como fator impulsionante o(a):

repúdio da alta burguesia à monarquia vigente

abandono das ideias do liberalismo econômico

agravamento da precariedade entre o proletariado.

propagação de revoltas sociais no restante da Europa.

adesão popular às determinações do Congresso de Viena.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O fim da escravidão provocou sérios problemas em várias regiões econômicas do país, e obrigou os agricultores paulistas a encontrar alternativas de mão de obra para a crescente cultura cafeeira, que agora penetrava nas terras do interior da província e necessitava de cada vez mais mão de obra para a lavoura. SILVA, Henry Marcelo Martins da. “Café, imigração e urbanização no interior paulista”. Fato e Versões, v. 5, n. 9, 2003. (Adaptado) A demanda por mão de obra no período retratado foi atendida com a intensificação do(a):

urbanização nacional

imigração europeia.

migração interna

tráfico negreiro

êxodo rural

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?