História 3ºano - N1 - Atividade1

História 3ºano - N1 - Atividade1

3rd Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Revisão História e Geografia 3º período

Revisão História e Geografia 3º período

3rd Grade

11 Qs

Historia

Historia

1st - 5th Grade

10 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

1st Grade - University

10 Qs

Neocolonialismo

Neocolonialismo

1st - 12th Grade

11 Qs

Estudo de história - Engenho do açúcar

Estudo de história - Engenho do açúcar

1st - 3rd Grade

10 Qs

Idade Média

Idade Média

3rd Grade

12 Qs

ROMANTISMO (POESIA)

ROMANTISMO (POESIA)

3rd Grade

10 Qs

Grandes civilizações: Egito e Mesopotâmia

Grandes civilizações: Egito e Mesopotâmia

1st - 3rd Grade

12 Qs

História 3ºano - N1 - Atividade1

História 3ºano - N1 - Atividade1

Assessment

Quiz

History

3rd Grade

Easy

Created by

GILBERTO NESKE

Used 1+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A Revolução Industrial desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. Foi na Inglaterra também que desenvolveram-se as primeiras máquinas a vapor e as primeiras fábricas.  O pioneirismo inglês só ocorreu porque esse país reunia condições sociais, econômicas, políticas e tecnológicas favoráveis para seu desenvolvimento. Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial assinale a alternativa correta:

a) Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar o acúmulo de capital, ocasionado pelo enriquecimento da burguesia. As reservas de ferro e de carvão mineral, construía as máquinas e o carvão mineral era sua fonte de energia. Também podemos citar a mão de obra barata, onde os camponeses que migraram para a cidade eram submetidos a salários baixos.

b)Os fatores que favoreceram a instalação pioneira da Revolução Industrial na Inglaterra foram o enriquecimento da monarquia, que foi fortalecida com o Absolutismo, e o uso do dínamo, que era a fonte de energia que faria as máquinas movimentarem-se. 

c)O pioneirismo inglês ocorreu porque a burguesia havia realizado uma revolução onde os privilégios da monarquia foram retirados e essa burguesia alcança uma maior representatividade política e econômica. 

d) Os fatores que favoreceram a instalação da primeira revolução industrial na Inglaterra foram o fortalecimento da nobreza local com leis que garantiam seu abono de impostos e uma mão de obra especializada, que mesmo encarecendo a produção local trouxe mais qualidade para a mesma.

Answer explanation

Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar o acúmulo de capital, ocasionado pelo enriquecimento da burguesia. As reservas de ferro e de carvão mineral, construía as máquinas e o carvão mineral era sua fonte de energia. Também podemos citar a mão de obra barata, onde os camponeses que migraram para a cidade eram submetidos a salários baixos. Essa migração dos camponeses para a cidade foi consequência da Lei de Cercamentos, que fez com que os camponeses fossem expulsos das terras que trabalhavam.   

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, as fábricas apresentavam péssimas condições de instalação. Sua iluminação, ventilação e higiene era desapropriada para um ambiente que acomodava tantos trabalhadores. Não existiam nenhum equipamento de segurança, o que levava muitos operários a sofrerem acidentes constantes. Existiam severos regulamentos, que muitas vezes levavam aos maus-tratos dos trabalhadores. Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas e como eram oferecidas as medidas trabalhistas às crianças e mulheres. 

a)Nas fábricas existiam sindicatos que intervieram junto a administração para garantir um trabalho digno. O trabalho infantil era executado apenas pela continua frequência das crianças à escola. As mulheres ainda lutavam por direitos mais igualitários. 

b) Os trabalhadores tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, nessa primeira Revolução Industrial não existiam leis trabalhistas.  As mulheres recebiam, até 60%, salários menores que o sexo masculino. As crianças iniciavam a partir dos 5 anos e recebiam apenas a quinta parte do salário de uma pessoa adulta.

c)O trabalho infantil era direcionado para crianças a partir dos 14 anos. Existia regulamentação de leis trabalhistas e não se podia exceder uma jornada de trabalho de 6 horas diárias. 

d)  Os trabalhadores das fábricas recebiam tarefas de aprendizado, onde passavam a especializar-se em seus ramos específicos. As crianças a partir dos 14 anos passavam por programas de estágios e as mulheres competiam por vagas em igual direito com os homens.

d) As condições de trabalho dentro das fábricas eram dignas, pois passavam por leis trabalhistas que a regulamentavam. Existiam associações de trabalhadores que organizavam diálogos entre os proprietários das fábricas e o operariado. Não existia trabalho infantil em tais condições de trabalho. 

Answer explanation

Os trabalhadores tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, nessa primeira Revolução Industrial não existiam leis trabalhistas.  As mulheres recebiam, até 60%, salários menores que o sexo masculino. As crianças iniciavam a partir dos 5 anos e recebiam apenas a quinta parte do salário de uma pessoa adulta. As mulheres tinham condições de trabalho insalubres e sofriam agressões físicas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Durante o período do Segundo Reinado no Brasil D. Pedro II teve que se adaptar ao jogo político, ora tendia para Liberais, ora para Conservadores. Sobre esses dois partidos, é correto afirmar que:

a) Ambos os partidos eram favoráveis a centralização política nas mãos do imperador e o apoiavam sem restrições em suas decisões.

b) O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.

c)  Não tinham interesse na manutenção da monarquia ou do escravismo, só se interessavam em assumir o poder e destituir o imperador.

d) O Partido Liberal defendia a centralização política e o Partido Conservador defendia a descentralização política.

Answer explanation

O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

 Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), é correto afirmar que:

a) O açúcar foi o principal produto de exportação brasileiro, muito produzido no sul do Brasil e contava com a utilização da mão-de-obra imigrante;

b) O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.

c) O processo de industrialização se intensificou durante o Segundo Reinado, a indústria e bens de serviços representava mais de 50% do Produto Interno Bruto.

d) O açúcar e o café foram os principais produtos de consumo interno, por isso não foram exportados.

Answer explanation

O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil. O café, introduzido no Brasil no século XVIII, tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, chegando a representar, na segunda metade do século XIX, mais de 50% da nossa balança comercial.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(Enem/MEC – 2013) “A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma Guerra Civil [...]. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.

NABUCO, JOAQUIM. O ABOLICIONISMO [1883]. Rio de Janeiro: 

Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado)

No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual:

Copiava o modelo haitiano de emancipação negra;

Priorizava a negociação em torno das indenizações aos senhores;

Optava pela via legalista de libertação.

Incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais.

Answer explanation

O texto de Joaquim Nabuco tratava justamente sobre as leis promulgadas pelo parlamento para garantir a abolição da escravidão de fato.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

(Unimontes-MG – 2014) [...] Mesmo depois de abolida a escravidão // negra é a mão de quem faz a limpeza // lavando a roupa encardida, esfregando o chão // negra é a mão, é a mão da pureza // negra é a vida consumida ao pé do fogão // negra é a mão nos preparando a mesa // limpando as manchas do mundo com água e sabão [...]

GIL, Gilberto. A mão da limpeza. In: www.gilbertogil.com/sec-disco-info. Acesso em 3 abri. 2014

As ações desempenhas pelos negros, nos versos dessa canção, tornaram-se comuns no Brasil, entre outras coisas, porque:

A Lei Áurea previa que, aos alforriados, seria garantido com exclusividade o exercício de profissões que demandassem habilidade manual, em face do desinteresse dos negros pela ciência;

A abolição da escravidão se fez sem uma preocupação política de garantir ao povo negro acesso à cidadania plena e sem a garantia de condições para a conquista da igualdade intelectual;

Estudos antropológicos de grandes universidades demonstraram que a habilidade manual era inerente ao povo negro ou mesmo criolo e mestiço, nascido no Brasil.

As atividades intelectuais, consideradas supérfluas em fins do século XIX, foram relegas a um plano secundário pelo Estado e pela sociedade em todos os níveis, limitando, igualmente, a ascensão de negros, mestiços e brancos.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O positivismo é um conjunto de ideias sistematizado pelo francês Auguste Comte (1798-1857). No Brasil, o major Benjamin Constant foi um grande divulgador dessas ideias entre os jovens oficiais. Apesar das diferenças entre os positivistas eles tinham muitas ideias em comum. No geral  defendiam:

A) a escravidão, o sistema parlamentarismo monárquico e a crença de que somente os militares poderiam salvar o país das mãos corruptas dos civis. 

B) o fim da escravidão, a república, a ideia de que o progresso depende da ordem e a crença de que somente os militares poderiam salvar o país das mãos corruptas dos civis.

C) a separação das regiões do Brasil em países autônomos, a república, a extinção do exército, o fim da escravidão e a divisão dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.

D) o controle de preços e salários por parte de um governo forte, o socialismo, a separação entre Igreja e Estado e a implantação da república por meio de uma rebelião popular.

Answer explanation

No Brasil, os positivistas defendiam o fim da escravidão, a república, a ideia de que o progresso depende da ordem e a crença de que somente os militares poderiam salvar o país das mãos corruptas dos civis. Enfim, defendiam a necessidade de uma República com um governo forte, cujo lema fosse “Ordem e Progresso”

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

2. (Enem 2010)

I - Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro. (CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990)

I – Ei-lo, o gigante da praça,/ O Cristo da multidão!/ É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão. (ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990)

A 1ª República brasileira, nos seus primórdios, precisava construir uma figura heroica capaz congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes deixou de lados figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. 

A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado:

A) ao caráter nacionalista e republicano da inconfidência, evidenciado nas ideias e na atuação de Tiradentes.

B) à identificação da conjuração Mineira com o movimento precursor do positivismo brasileiro.

C) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação.

D) à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo católico como o brasileiro, uma fácil identificação.

Answer explanation

A proclamação da República não teve participação popular. Assim era necessário legitimar o novo regime por meio de símbolos. A escolha de Tiradentes ocorreu como modo de atender essa necessidade. Ruas, praças e bustos foram erigidos em sua memória.