História - Revolução Francesa

História - Revolução Francesa

9th - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Portugal: da 1ª Republica à Ditadura Militar

Portugal: da 1ª Republica à Ditadura Militar

9th Grade

11 Qs

Revolução Francesa - 2 Série - recuperação

Revolução Francesa - 2 Série - recuperação

12th Grade

10 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

11th Grade

11 Qs

Revolução Francesa 2

Revolução Francesa 2

11th Grade

10 Qs

Quiz sobre a Revolução Francesa

Quiz sobre a Revolução Francesa

8th Grade - University

8 Qs

revolução francesa e o Haiti

revolução francesa e o Haiti

11th Grade

11 Qs

Recuperação

Recuperação

9th - 12th Grade

10 Qs

Revolução Industrial 8º ano

Revolução Industrial 8º ano

12th Grade

10 Qs

História - Revolução Francesa

História - Revolução Francesa

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Hard

Created by

JULIANO IZUIAK

Used 9+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

“Para o historiador, todos os acontecimentos, mesmo os remotos, têm atualidade e vida. Mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da Revolução Francesa de 1789, que transformou o modo de vida até daqueles que pouco souberam ou sabem sobre ela, até hoje em dia. Não será exagero dizer que ela ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, moldando as instituições e os ideais que nos animam e que consideramos universais.” (GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003. p. 9.).

Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar.

A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos

A Revolução Francesa é considerada a primeira Revolução Comunista, pois, até hoje, esse sistema molda as instituições no mundo ocidental.

Foi uma revolução comandada por Napoleão Bonaparte, que, influenciado pelo Iluminismo, organizou um golpe de estado contra Luiz XVI.

A Revolução Francesa foi um movimento caracterizado pelo terror, organizado pelo revolucionário Robespierre, em apoio ao absolutismo de Luiz XVI.

Trata-se de uma revolução burguesa, inspirada no iluminismo e comandada por Robespierre, na qual o Czar Nicolau II foi executado na guilhotina.

Answer explanation

A Revolução Francesa aconteceu em um cenário de crise econômica da França, fruto do envolvimento do país em diferentes conflitos e fruto dos gastos excessivos do país com coisas supérfluas. A crise reforçou as insatisfações com os privilégios da nobreza e clero, abrindo espaço para revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbano

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores, estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:

I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.

IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.

ASSINALE:

Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

Answer explanation

Todas as alternativas estão corretas, uma vez que tratam das mudanças que aconteceram na França e nas colônias francesas durante o ciclo revolucionário. As medidas a favor da igualdade e da liberdade dos escravos, além do combate aos privilégios de nobres e do clero, de fato aconteceram.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre a Revolução Francesa, iniciada em 1789, é correto afirmar que:

foi longamente preparada pelo ciclo revolucionário ocorrido na Inglaterra no século XVII, o que explica o apoio que esse país prestou aos revoltosos franceses.

tratou-se, principalmente, de uma revolução cultural, ápice do desenvolvimento do chamado iluminismo.

não foi devidamente percebida como um movimento relevante por seus contemporâneos, ganhando importância apenas retrospectivamente, com o início da Revolução de 1848.

não implicou mudanças significativas na ordem societária dominante no mundo ocidental.

apresentou diferentes fases, desembocando em um contexto monárquico, antirrevolucionário e reacionário, representado pelo Congresso de Viena.

Answer explanation

A Revolução Francesa de fato teve fases distintas que contaram com a mobilização de diferentes grupos da sociedade francesa. A reação à revolução foi reacionária e teve como objetivo colocar fim nas mudanças radicais, sendo, portanto, um ato antirrevolucionário. A concretização da vitória conservadora deu-se no Congresso de Viena, que restaurou o absolutismo na França em 1815.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A respeito da Revolução Francesa, selecione a alternativa com a afirmação FALSA:

pouco antes do ciclo revolucionário, a França havia enfrentado colheitas ruins.

o rei Luís XVI havia tentado fugir em 1791, sendo capturado próximo da fronteira com a Bélgica.

os dois grandes grupos do período revolucionário foram os girondinos e os jacobinos.

o período do terror aconteceu sob liderança dos jacobinos.

a proposta de Olympe de Gouges, chamada Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, foi bem recebida na convenção francesa

Answer explanation

A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã foi um documento redigido pela escritora Olympe de Gouges, em 1791. Ela defendia a equiparação das mulheres nos aspectos jurídicos, políticos e sociais com os homens, e inspirava-se nisso pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento emitido em 1789. A proposta de Olympe foi rejeitada pela convenção, e as críticas que ela fazia à revolução levaram os jacobinos a prendê-la e a anunciarem sua execução na guilhotina

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período

Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

Answer explanation

O Diretório foi considerado um período de transição e encerrou o “Terror” dos jacobinos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.

As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita - que sempre fora motivo de preocupação - se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.

No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome , que deram corpo à revolução burguesa em curso.

A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.

A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período

O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social