saúde coletiva

saúde coletiva

University

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Anatomia do Sistema Linfático

Anatomia do Sistema Linfático

University

13 Qs

Saúde da Família 2 (parte 2)

Saúde da Família 2 (parte 2)

University

12 Qs

REVISÃO SAÚDE COLETIVA

REVISÃO SAÚDE COLETIVA

University

20 Qs

Gincana de AIS

Gincana de AIS

University

19 Qs

SEGURANÇA DO PACIENTE

SEGURANÇA DO PACIENTE

University

10 Qs

Saúde e Bem-Estar

Saúde e Bem-Estar

11th Grade - University

15 Qs

BIOÉTICA _GERAL

BIOÉTICA _GERAL

1st Grade - University

10 Qs

Saúde Mental

Saúde Mental

University

11 Qs

saúde coletiva

saúde coletiva

Assessment

Quiz

Biology

University

Hard

Created by

Lis (Professora)

Used 39+ times

FREE Resource

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre o Sistema único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988, após intensamobilização social e a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde, assinale a alternativa abaixo queapresenta apenas os seus princípios doutrinários e organizativos

Universalidade, Igualdade, Integralidade, Resolutividade, Regionalização e Municipalização.

Universalidade, Equidade, Integralidade, Hierarquia e Regionalização, Descentralização e Participação Social

Universalidade, Igualdade, Isonomia, Hierarquia e Regionalização, Descentralização e Controle Social

Universalidade, Equidade, Integralidade, Resolutividade, Regionalização e Controle do gestor municipal

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Uma equipe de saúde da família atuando em uma comunidade de município do interior doEstado, constatando a alta prevalência de subnutrição infantil em sua área de abrangência, organizousua agenda de trabalho destinando quatro turnos da semana para o atendimento prioritário decrianças e gestantes identificadas com essa condição clínica. Atuando desta forma, que princípio daatenção básica à saúde está sendo privilegiado pela equipe?

Qualidade da assistência.

Equidade.

Integralidade.

Participação social.

Gestão compartilhada

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Durante muito tempo o conceito de saúde era limitado à ausência de doenças. Esse conceito vem sendo estudado constantemente e tem ganhado novos significados mais amplos e mais complexos. Em 1947, a Organização Mundial de Saúde propôs uma definição para saúde.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) O conceito afirma que “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças”.

II. ( ) O conceito da OMS traz a saúde como algo tangível, que pode ser determinada através de indicadores epidemiológicos.

IV. ( ) O conceito é considerado insuficiente para a elaboração de políticas, pois não existe um consenso mundial para definição de um “estado de completo bem-estar”, sendo que este varia conforme o contexto social e opções pessoais.

V. ( ) O conceito afirma que “a saúde é o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, F, F, V, F

F, V, V, V, F.

F, V, F, F, F.

V, F, V, F, V

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Facilmente você encontrará em diversos materiais um uso equivocado das definições de “saúde coletiva” e “saúde pública”. Muitas vezes são usadas inclusive como sinônimos, gerando questionamentos sobre seus reais significados. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta:

A Saúde Coletiva tem Doença e morte como ponto de partida para explicação da situação de saúde.

A Saúde Coletiva considera que, além do Estado, existem outros atores e poderes na sociedade civil que devem atuar para promover a democratização da saúde.

A Saúde Pública utiliza métodos complexos que integrem variadas hermenêuticas de modo a favorecer a compreensão tanto das estruturas quanto das ações sociais.

A Saúde Pública considera que, além do Estado existem outros atores e poderes na sociedade civil que devem atuar para promover a democratização da saúde.

A Saúde Coletiva considera que o Estado capaz de assegurar a prevenção de doenças.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A partir do modelo da história natural da doença é possível determinar os níveis de prevenção, categorizados em primário, secundário e terciário. Cada nível de prevenção ocorre em um determinado ponto da história natural da doença e tem possui objetivos distintos.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos Níveis de Prevenção, analise as afirmativas a seguir:

I. A prevenção primária ocorre no período patogênico.

II. A prevenção terciária possui melhor custo-benefício, uma vez que busca evitar que os indivíduos adoeçam.

III. Uma das formas de prevenção secundária é o diagnóstico e tratamento precoce.

IV. As prevenções secundárias e terciárias ocorrem no período patogênico.

Está correto apenas o que se afirma em:

I e II

I e IV

I e III.

III e IV

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Não é uma tarefa simples definir a condição de saúde, tendo em vista que o mesmo é um conceito completamente dinâmico e multidimensional. Diversos fatores podem interferir nessa condição, que são os chamados determinantes e condicionantes de saúde.

Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre os determinantes e condicionantes de saúde, é correto afirmar que de acordo com o artigo 3º da Lei nº 8.080/1990, são fatores determinantes e condicionantes de saúde:

O médico e a equipe multidisciplinar em saúde devem detectar os fatores condicionantes e determinantes de saúde para cada paciente atendido de forma individual

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade, condicionada à estrutura e acesso aos serviços de saúde.

A alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Apesar de possuir um conceito mais amplo. Na prática, saúde consiste em ausência de doença e os fatores determinantes e condicionantes são aqueles que causam essas doenças.

A saúde é direito de todos e dever do estado. Portanto, o estado é o fator condicionante e determinante de saúde em todos os níveis da sociedade brasileira.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais de Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. 

Com base nessa informação e no conteúdo estudado sobre os determinantes sociais de saúde, é correto afirmar que:

O acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis são fundamentais no processo saúde/doença

As políticas macroeconômica, de mercado de trabalho e de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo na saúde coletiva com pouca interferência na saúde individual.

As políticas de saúde devem contemplar apenas aspectos relacionados à assistência ao doente, haja vista que os demais fatores dizem respeito a cada ser humano individualmente.

Os determinantes sociais de saúde são facilmente alterados através de políticas e campanhas que estimulem mudança de comportamento da população.

O acesso a renda e moradia influenciam no processo saúde-doença apenas no que tange à saúde mental, uma vez que a saúde biológica é relacionada ao saneamento básico e aos serviços de saúde.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?