Curso EM Genius - Prof Eduardo

Curso EM Genius - Prof Eduardo

9th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

GRECIA

GRECIA

6th - 9th Grade

12 Qs

Grécia e Roma- Ensino Médio

Grécia e Roma- Ensino Médio

9th - 12th Grade

12 Qs

Formação das Cidades-Estados Gregas AV 2 1S

Formação das Cidades-Estados Gregas AV 2 1S

1st Grade - University

15 Qs

La antigua Grecia.

La antigua Grecia.

9th Grade

15 Qs

Prueba de Historia

Prueba de Historia

KG - 10th Grade

10 Qs

GRECIA I - II

GRECIA I - II

1st - 12th Grade

10 Qs

EXAMEN HISTORIA9

EXAMEN HISTORIA9

9th Grade

10 Qs

Grécia Antiga

Grécia Antiga

9th Grade

10 Qs

Curso EM Genius - Prof Eduardo

Curso EM Genius - Prof Eduardo

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

Created by

Eduardo Teixeira

Used 4+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(UTFPR – Inverno – 2013) A civilização grega deixou para a posteridade vários legados importantes. Entre eles destaca- se como a maior contribuição da Grécia Antiga a prática dos princípios:

(A) educacionais.

(B)

econômicos.

(C) democráticos.

(D)

religiosos.

(E)

científicos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

(UFPR – Verão – 2011) Luta de gregos contra gregos, motivada pelo conflito de interesses econômicos e políticos entre Atenas e Esparta. O confronto entre esses dois blocos de cidades gregas se arrastou por 27 anos. Provocou a morte de milhares de civis e terminou com a derrota de Atenas e suas aliadas. Empobrecidas e desunidas por tantas guerras prolongadas, as cidades gregas foram presa fácil para o poderoso exército de Filipe II, rei da Macedônia, que acabou por conquistar a Grécia, em 338 a.C.” Estamos falando da Guerra:

(A) Médicas

(B) Púnica.

(C)

do Peloponeso.

(D)

Guerra Fria.

(E)

Alexandrina.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 3 pts

(Centro Paula Souza – 1° Semestre – 2014) Em Atenas e em Esparta, as mais importantes pólis gregas da antiguidade, o trabalho manual grego era preferencialmente distribuído deste modo:

(A) em Atenas: realizado por todos atenienses, homens e mulheres, pois a isonomia (igualdade) era um valor fundamental; em Esparta: reservado apenas aos espartíatas, havendo alguns meses destinados ao militarismo;

(B) em Atenas: reservado aos escravos, fossem eles escravos por dívidas ou obtidos por guerras, pois o ateniense livre dedicava-se à política e às artes; em Esparta: reservado aos hilotas, isto é, servos do Estado;

(C) em Atenas: reservado aos demiurgos que não eram considerados cidadãos, portanto não participavam da vida política; em Esparta: reservado aos escravos que eram considerados bem pessoais de cada família espartana;

(D) em Atenas: reservado apenas aos estrangeiros, pois a escravidão grega fora abolida pelo legislador Sólon; em Esparta: reservado a todos sem discriminação, pois homens e mulheres eram considerados iguais tendo as mesmas obrigações;

(E) em Atenas: reservado aos plebeus, homens livres e pobres que precisavam ganhar para subsistir; em Esparta: realizado tanto pelos escravos por dívida (espartanos endividados com outros espartanos) quanto pelos escravos de guerra.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 3 pts

(Centro Paula Souza – 1° Semestre – 2013) De acordo com o escritor grego Luciano, que viveu no século II d.C., após a vitória dos atenienses sobre os persas, na batalha de Maratona (492 a.C.), o jovem Filípedes teria corrido cerca de 42 km até a cidade de Atenas para informar o fato. Naquele momento, de acordo com Luciano, não haveria meios de levar a informação mais rapidamente do que as pernas do corredor. Esta narrativa, que talvez seja lendária, deu origem à maratona, prova de corrida com 42,195 km, disputada nos Jogos Olímpicos da atualidade. Sobre os conflitos entre atenienses e persas, ocorridos no século V a.C., é correto afirmar que

(A) proporcionaram o fortalecimento do modelo político centralizado na Grécia.

(B) reafirmaram a aliança entre gregos e romanos na Liga do Peloponeso

(C)

resultaram do expansionismo do Império Persa, nas chamadas Guerras Médicas.

(D)

levaram ao auge o Império Romano, que disputava com a Pérsia as terras gregas.

(E)

foram causados pela rivalidade entre esses dois povos nos Jogos Olímpicos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

"Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo." Flávio Arriano. "Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.). Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:

(A) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.

(B) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

(C) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.

(D) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.

(E) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

(A) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.

(B) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.

(C) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

(D) A agressividade das pólis ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega que povoou inclusive as ilhas do mar Egeu.

(E) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos poderosos nos séculos V e IV a.C.. Sendo que a segunda cidade-estado citada, possuía a forma monárquica de governo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:

(A) Era baseado na eleição indireta de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.

(B) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

(C) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.

(D) Era erroneamente chamado de democrático, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

(E) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?