Prova de Recuperação OGF - 3° ano

Prova de Recuperação OGF - 3° ano

9th - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ensayo: Deporte y dopaje

Ensayo: Deporte y dopaje

12th Grade

10 Qs

PRE-TEST - COOKERY - GRADE 10 - THURSDAY

PRE-TEST - COOKERY - GRADE 10 - THURSDAY

10th Grade

10 Qs

Ludzie bezdomni

Ludzie bezdomni

11th Grade

12 Qs

GASTOS  E INGRESOS

GASTOS E INGRESOS

9th Grade

10 Qs

INTELIGENCIAS - COGNITIVOS

INTELIGENCIAS - COGNITIVOS

10th - 12th Grade

10 Qs

rubiks cube quiz

rubiks cube quiz

KG - Professional Development

13 Qs

Trójkąty i pitagoras

Trójkąty i pitagoras

10th - 12th Grade

10 Qs

Repaso Cooperativismo

Repaso Cooperativismo

7th - 9th Grade

14 Qs

Prova de Recuperação OGF - 3° ano

Prova de Recuperação OGF - 3° ano

Assessment

Quiz

Other

9th - 12th Grade

Practice Problem

Medium

Created by

PRISCILA JULIANA RUIZ

Used 3+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

REORDER QUESTION

3 mins • 4 pts

Media Image

Reordene os parágrafos do texto dissertativo de modo a manter coerência e coesão:

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o acesso democrático ao cinema no país. Posto isso, o Ministério da Cultura deve, por meio de um amplo debate entre Estado, sociedade civil, Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Democratização ao Cinema no Brasil, a fim de fazer com que o maior número possível de brasileiros possa desfrutar do universo dos filmes. Tal plano deverá focar, principalmente, em destinar certo percentual de ingressos para pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Ademais, o Governo Federal deve também, mediante oferecimento de incentivos fiscais, incentivar os cinemas a reduzirem o custo de seus ingressos. Dessa maneira, a situação vivenciada em ‘’Cine Hollywood’’ poderá ser visualizada na realidade de mais brasileiros.”

Outrossim, é imperativo pontuar que a negligência de empresas do setor – como produtoras, distribuidoras de filmes e cinemas – também colabora para a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Isso decorre, principalmente, da postura capitalista de grande parte do empresariado desse segmento, que prioriza os ganhos financeiros em detrimento do impacto cultural que o cinema pode exercer sobre uma comunidade. Nesse sentido, há, de fato, uma visão elitista advinda dos donos de salas de exibição, que muitas vezes precificam ingressos com valores acima do que as classes populares podem pagar. Consequentemente, a população de baixa renda fica impedida de frequentar esses espaços.

“O filme ‘’Cine Hollywood’’ narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a questão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas que trabalham com a ‘’sétima arte’’ contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Em primeiro plano, evidencia-se, por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para democratizar o acesso ao cinema no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Cultura exerce na administração do país. Instituído para ser um órgão que promova a aproximação de brasileiros a bens culturais, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar o contato de classes pouco privilegiadas ao mundo dos filmes, como a distribuição de ingressos em instituições públicas de ensino básico e passeios escolares a salas de cinema. Desse modo, o Governo atua como agente perpetuador do processo de exclusão da população mais pobre a esse tipo de entretenimento. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Outrossim é um advérbio de modo que só NÃO significa:

além disso

igualmente

assim

também

3.

MATCH QUESTION

3 mins • 1 pt

Na conclusão de um texto dissertativo-argumentativo aos moldes do ENEM, deve haver uma proposta de intervenção. Relacione cada elemento da proposta ao que eles significam:

Agente da ação

O quê?

Finalidade/efeito

Quem?

Frase de efeito

Como?

Ação a ser feita

Retomada da tese

Modo

Para quê?

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 4 pts

Leia a introdução de uma redação nota 1000 do ENEM:

Na segunda metade do século XVIll, os escritores da primeira fase do Romantismo elevaram, de maneira completamente idealizada, o indígena e a natureza à condição de elementos personificadores da beleza e do poder da pátria (quando, na verdade, os nativos continuaram vítimas de uma exploração desumana no momento em questão). Sem desconsiderar o lapso temporal, hoje nota-se que, apesar das conquistas legais e jurídicas alcançadas, a exaltação dos indígenas e dos demais para tradicionais não se efetivou no cenário brasileiro e continua restrita às prosas e poesias do movimento romântico. A partir desse contexto, é imprescindível compreender os maiores desafios para uma plena valorização das comunidades tradicionais no Brasil.

Que tipo de argumento foi utilizado para iniciar o texto?

Causa e Consequência

Enumeração

Argumento de autoridade

Alusão história

5.

REORDER QUESTION

3 mins • 4 pts

Coloque o 2° parágrafo desse texto dissertativo-argumentativo em ordem de coerência e coesão:

Isso acontece, porque, como já estudado pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, há no Brasil uma espécie de “Colonialismo Insidioso”, isto é, a manutenção de estruturas coloniais perversas de dominação, que se disfarça em meio a avanços sociais, mas mantém a camada mais vulnerável da sociedade explorada e negligenciada.

Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o respeito à cultura e ao modo de vida das populações tradicionais frustra a valorização desses indivíduos.

Nessa perspectiva, percebe-se o quanto a invisibilização dos povos tradicionais é proposital e configura-se como uma estratégia política para permanecer no poder e fortalecer situações de desigualdade e injustiça social.

Dessa forma, tem-se um país que, além de naturalizar as mais diversas invasões possessórias nos territórios dos povos tradicionais, não respeita a forma de viver e produzir dessas populações, o que comprova uma realidade destoante das produções literárias do Romantismo.

6.

REORDER QUESTION

3 mins • 4 pts

Ordene o parágrafo de desenvolvimento a seguir, de modo a fazer sentido:

Logo, devido a um notório preconceito, os indivíduos tradicionais permanecem excluídos socialmente e com seus direitos negligenciados.

Em outras palavras, apesar da complexidade de cultura dos povos tradicionais, o Brasil assume contornos monoculturais, um vez que inferioriza e “sepulta” os saberes de tais grupos, cujas relações e produções, baseadas na relação harmônica com a natureza, destoam do modelo ocidental, capitalista e elitista.

Ademais, é nítido que as dificuldades de promover um verdadeiro reconhecimento e valorização das comunidades tradicionais ascendem à medida que raízes preconceituosas são mantidas.

e fato, com base nos estudos da filósofa Sueli Carneiro, é perceptível a existência de um “Epistemicídio Brasileiro” na sociedade atual; ou seja, há uma negação da cultura e dos saberes de grupos subalternizados, a qual é ainda mais reforçada por setores midiáticos.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, podemos afirmar que:

Expressam opinião, que são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.

Instruem o leitor/interlocutor, por isso o predomínio dos verbos no infinitivo.

Apresentam informações sobre um objeto ou fato específico e enumeram suas características.

Contam uma história ou narram algum acontecimento, verídico ou não.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?