LínguaPortuguesa e os gêneros da escrita

LínguaPortuguesa e os gêneros da escrita

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Eletromagnetismo 11ºAno TB/D

Eletromagnetismo 11ºAno TB/D

11th Grade

15 Qs

ENEM MISTURA

ENEM MISTURA

KG - University

10 Qs

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO

KG - University

15 Qs

RECUPERAÇÃO DE ROBÓTICA 1T B1

RECUPERAÇÃO DE ROBÓTICA 1T B1

KG - University

12 Qs

3 ANO REC. ED. FINANCEIRA

3 ANO REC. ED. FINANCEIRA

3rd Grade

8 Qs

LínguaPortuguesa e os gêneros da escrita

LínguaPortuguesa e os gêneros da escrita

Assessment

Quiz

others

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

30 sec • Ungraded

Nome Completo:

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
Leia este folheto, depois responda. Em “Visite o Paraná. Valorize seu estado”, temos:
Verbos no modo indicativo, que é usado para transmitir um acontecimento certo e real, pois no folheto turístico há apenas informações objetivas, sem linguagem apelativa.
Verbos que estão no imperativo e indicativo e sugerem que as ações não são precisas.
Apenas um verbo no modo subjuntivo, que é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual.
Verbos no imperativo que indicam um pedido, convite, ordem. O uso dos verbos no imperativo em folhetos turísticos são comumente usados, uma vez que sugerem que o leitor faça o que se pede no comando.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 5 pts

Leia o fragmento da crônica “Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim”, de Rubem Braga. "Conhece o vocábulo escardinchar? Qual o feminino de cupim? Qual o antônimo de póstumo? Como se chama o natural do Cairo? O leitor que responder “não sei” a todas estas perguntas não passará provavelmente em nenhuma prova de Português de nenhum concurso oficial. Aliás, se isso pode servir de algum consolo à sua ignorância, receberá um abraço de felicitações deste modesto cronista, seu semelhante e seu irmão. Porque a verdade é que eu também não sei. Você dirá, meu caro professor de Português, que eu não deveria confessar isso; que é uma vergonha para mim, que vivo de escrever, não conhecer o meu instrumento de trabalho, que é a língua. Concordo. Confesso que escrevo de palpite, como outras pessoas tocam piano de ouvido. De vez em quando um leitor culto se irrita comigo e me manda um recorte de crônica anotado, apontando erros de Português. Um deles chegou a me passar um telegrama, felicitando-me porque não encontrara, na minha crônica daquele dia, um só erro de Português; acrescentava que eu produzira uma “página de bom vernáculo, exemplar”. Tive vontade de responder: “Mera coincidência” — mas não o fiz para não entristecer o homem. Espero que uma velhice tranquila – no hospital ou na cadeia, com seus longos ócios — me permita um dia estudar com toda calma a nossa língua, e me penitenciar dos abusos que tenho praticado contra a sua pulcritude. (Sabem qual o superlativo de pulcro? Isto eu sei por acaso: pulquérrimo! Mas não é desanimador saber uma coisa dessas? Que me aconteceria se eu dissesse a uma bela dama: a senhora é pulquérrima? Eu poderia me queixar se o seu marido me descesse a mão?). [...].Texto extraído do livro “Ai de Ti, Copacabana”, Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 197. O título da crônica – “Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim” – justifica-se pelo fato de:
Apontar fenômenos linguísticos aos quais o autor arroga grande importância, pois considera as normas gramaticais da Língua Portuguesa essenciais a sua profissão de cronista.
Destacar um conteúdo necessário à plena interação entre os falantes do português, sem o qual não seria possível a comunicação entre os interlocutores.
Fazer referência a conhecimentos linguísticos que motivam as reflexões do autor, uma vez que o cronista instiga o leitor a pensar sobre a real necessidade desses conhecimentos para a vida social.
Exemplificar o uso que o autor faz do idioma em suas interações cotidianas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Leia a sinopse do filme “A Bela e a Fera”. Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson) tem o pai capturado pela Fera (Dan Stevens) e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade dele. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana. Disponível em: www.adorocinema.com/filmes/ filme-228322. Acesso em: 05 abr. 2021.1) O objetivo desta sinopse é:
Apresentar um breve resumo do filme para que o leitor obtenha informações gerais sobre essa produção, a fim de que haja um interesse por parte do interlocutor em conhecer a obra completa.
Detalhar o roteiro completo do filme “A Bela e a Fera” com o propósito de apresentar o filme aos telespectadores.
Anunciar o lançamento de uma nova versão do livro “A Bela e a Fera”, uma vez que o público já conhece o antigo.
Chamar a atenção do leitor para a coragem de Bela e divulgar uma explicação científica sobre a obra.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Leia. Muito estimada Sra. Curie, Não ria de mim por lhe escrever não tendo nada sensível a dizer. Mas estou tão enraivecido pela forma com a qual o público presentemente tem ousado a se interessar por você que eu absolutamente preciso dar vazão a este sentimento. Contudo, estou convicto de que você despreza consistentemente esta ralé, quer obsequiosamente esbanje respeito por você, quer ela tente saciar seu desejo por sensacionalismo! Eu estou impelido a lhe dizer o quanto vim a admirar seu intelecto, seu ímpeto, e sua honestidade, e que eu me considero sortudo por ter lhe conhecido pessoalmente em Bruxelas. Qualquer um que não se enquadre entre estes répteis está certamente feliz, tanto agora quanto antes, que nós tenhamos entre nós figuras como você, e Langevin também, pessoas reais com quem qualquer um se sente privilegiado por manter contato. [...] Com os mais amigáveis cumprimentos a você, Langevin e Perrin, atenciosamente, A. Einstein. Fonte: https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-marie-curie-e-seus-dois-premios-nobel-em-fisica-e-quimica-75081/1. Mesmo sendo fragmento, é possível afirmar que se trata de uma carta pessoal, pois no texto, identificamos os elementos:
Pessoas, que são os personagens do romance e, por sua vez, também são destinatário e remetente; e lugares onde se passa a ação
Espaço, que estabelece o local onde se passa a ação, e tempo, que estabelece quando a ação ocorre.
Vocativo, que faz o chamamento ao destinatário da carta, e a saudação final, que traz quem é o remetente da carta.
Pistas, que nos dão condições de desvendar os mistérios do texto, e incertezas, presentes em todas as cartas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
Leia a propaganda e responda. O slogan de uma marca é responsável por transmitir, em poucas palavras, todo o conceito da empresa. A Coca-Cola, marca de refrigerante reconhecida mundialmente, tem um marcante slogan “Viva o lado coca-cola da vida”. Esse slogan foi veiculado entre 2006 e 2009 e, hoje em dia, ainda é referenciado nos anúncios da empresa. Analisando as imagens apresentadas anteriormente e o slogan em questão, podemos afirmar que
O slogan não procura representar um estado eufórico.
O slogan não manipula o consumidor.
O slogan efetua-se por um verbo no imperativo (viva), o qual supõe uma perspectiva futura para o sujeito efetivar essa vivência.
O verbo viver, no modo imperativo, não faz o consumidor se incluir na mensagem, o que prejudica o objetivo do anúncio: influenciar o leitor.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
Rotineiramente o Governo Federal e Governo Estadual lançam campanhas de conscientização em relação ao trânsito. Analisando o anúncio abaixo, é possível afirmar que :
Indica o resultado esperado para motoristas que são prudentes no trânsito, visto que, os pedestres devem ter cuidado.
O texto não verbal apresenta um velocímetro e esqueceu do relógio para marcar o tempo e sensibilizar as pessoas.
Há um exagero nas campanhas publicitárias quanto aos perigos do excesso de velocidade, pois não coloca a vida em risco.
A iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar os motoristas sobre o perigo de dirigir em excesso de velocidade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?