Filosofia PP 2A

Filosofia PP 2A

2nd Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Lógica

Lógica

2nd Grade

10 Qs

AVALIAÇÃO - FUNDAMENTOS DO TRABALHO (PARTE I)

AVALIAÇÃO - FUNDAMENTOS DO TRABALHO (PARTE I)

2nd Grade - University

9 Qs

Questionário sobre o Mito da Caverna

Questionário sobre o Mito da Caverna

2nd Grade

10 Qs

Revisão 2ª R.C.

Revisão 2ª R.C.

2nd Grade

10 Qs

Quiz sobre Hobbes e o Estado

Quiz sobre Hobbes e o Estado

1st Grade - University

11 Qs

Filosofia 2ª SERIE COPE 2023

Filosofia 2ª SERIE COPE 2023

2nd Grade

10 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

1st Grade - University

10 Qs

Revisão Fenomenologia / sartre

Revisão Fenomenologia / sartre

2nd Grade

11 Qs

Filosofia PP 2A

Filosofia PP 2A

Assessment

Quiz

Philosophy

2nd Grade

Hard

Created by

Larissa Veiga

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O homem dotado de virtù saberá reconhecer a ocasião posta pela fortuna e adotar uma ação que requeira o conhecimento dos fatos históricos e do comportamento humano a partir das circunstâncias dadas pelo presente (adequação do agir à realidade). O homem que tem a virtù é aquele que está conformado ao seu tempo e que sabe reconhecer as necessidades impostas pelas circunstâncias; é o inventor daquilo que é possível diante de uma situação concreta.

Identifique a alternativa que apresenta corretamente a relação entre os conceitos políticos de Maquiavel, virtù e fortuna:


  1. Para Maquiavel, a Virtù é um conceito que se refere exclusivamente à ética e à moralidade do governante, enquanto a Fortuna se refere às circunstâncias externas que afetam o sucesso do governante.

  1. Maquiavel considera a Virtù como um conceito abstrato e pouco aplicável na prática política, enfatizando a importância da Fortuna e da sorte para o sucesso do governante.

  1. Maquiavel considera a Virtù como um conceito ultrapassado e de pouca relevância na política, enfatizando a importância da Fortuna para o sucesso do governante.

  1. A Virtù e a Fortuna são conceitos complementares na teoria política de Maquiavel, e o governante deve ter habilidade política e estar preparado para lidar com as circunstâncias externas e imprevisíveis para garantir a estabilidade política.

  1. Para Maquiavel a “política” é a luta pela conquista e manutenção do poder, tendo como suporte a Virtù: características pessoais do governante que podem auxiliar no exercício do poder. E a Fortuna: as circunstâncias da vida, por vezes inesperadas, que podem resultar em benefícios ou seu contrário.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto, identifique qual é o conceito referenciado e assinale a alternativa correta: O filósofo italiano Norberto Bobbio, afirma em um trecho da obra “O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo”, a interdependência entre liberalismo e democracia. Segundo Bobbio, o estado liberal é um antecedente fundamental para o Estado democrático, pois são necessárias certas liberdades para o exercício do poder democrático.

BOBBIO, N. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 19 (Adaptado).

Segundo o texto, qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre liberalismo e democracia?


  1. O liberalismo e a democracia são duas correntes ideológicas que compartilham as mesmas bases filosóficas e políticas. 

O liberalismo e a democracia são duas correntes ideológicas que se opõem, uma vez que o liberalismo é contrário à intervenção estatal na economia e a democracia defende o papel regulador do Estado.

  1. Somente o poder democrático pode garantir as liberdades individuais. Isso significa que somente um Estado liberal pode garantir o funcionamento da democracia e somente a democracia pode garantir as liberdades individuais.

  1. O liberalismo e a democracia são duas correntes ideológicas completamente distintas e incompatíveis entre si.

  1. O liberalismo e a democracia são duas correntes ideológicas que se complementam mutuamente, uma vez que o liberalismo fornece as bases econômicas e a democracia as bases políticas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o fragmento abaixo: O Contratualismo é uma Teoria político-filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o homem de um suposto “estado de natureza” para viver a sociedade civil. Já o Neocontratualismo Teoria político filosófica, gestada no pós-guerra (1945) que retoma a ideia de pacto ou contrato social para restabelecer os valores democráticos e “atualizar” os ideais liberais.

Com base no texto, identifique quais filósofos estão associados ao Neocontratualismo?

Jean-Jacques Rousseau e John Locke.

  1. Thomas Hobbes e John Rawls.

  1. Norberto Bobbio e Jean-Jacques Rousseau.

  1. Norberto Bobbio e John Rawls.

  1. John Rawls e John Locke.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os contratualistas foram filósofos políticos que, nos séculos XVII e XVIII, desenvolveram teorias sobre a origem e a legitimidade do Estado. Segundo eles, o Estado é uma criação artificial da sociedade, baseada em um contrato ou pacto que os indivíduos estabelecem entre si para garantir a segurança e a proteção de seus direitos naturais. Cada contratualista possuía uma visão particular sobre o Estado de natureza, o contrato social e a relação entre o indivíduo e o Estado.

Identifique, entre as alternativas, aquela que apresenta os principais filósofos contratualistas e suas ideias centrais:

  1. Sócrates, defensor da filosofia como forma de vida e do diálogo, Platão, defensor da teoria das ideias e da justiça, e Aristóteles, defensor do empirismo e da ética da virtude.

  1. Immanuel Kant, defensor do racionalismo e da ética deontológica, Friedrich Nietzsche, defensor do individualismo e da crítica à moralidade, e Georg Wilhelm Friedrich Hegel, defensor do idealismo e da dialética.

  1. Thomas Hobbes, defensor do absolutismo e da teoria do Estado de natureza, John Locke, defensor do liberalismo e dos direitos naturais, e Jean-Jacques Rousseau, defensor da democracia direta e do Estado social.


René Descartes, defensor do cartesianismo e do dualismo mente-corpo, Baruch Spinoza, defensor do panteísmo e da ética da liberdade, e Gottfried Leibniz, defensor do otimismo e da teoria da harmonia preestabelecida.

David Hume, defensor do empirismo e do ceticismo, Immanuel Kant, defensor do racionalismo e da ética deontológica, e John Stuart Mill, defensor do utilitarismo e dos direitos individuais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.

Considerando o texto e as aulas desenvolvidas pelo professor, quais são as características do paternalismo e do populismo?


  1. O paternalismo e o populismo são correntes políticas opostas, uma defende a liberdade individual e a outra a concentração de poder nas mãos de um líder carismático.

  1. O paternalismo e o populismo são correntes políticas que defendem a democracia direta e a participação popular no processo decisório.

  1. O paternalismo é uma corrente política que incentiva a busca pelo diálogo e pelo consenso, enquanto o populismo pode levar à diminuição da liberdade individual e à concentração de poder nas mãos do Estado.

  1. O paternalismo é uma corrente política que busca agradar às massas e conquistar sua simpatia e lealdade, enquanto o populismo defende que o Estado deve agir como um pai benevolente que cuida e protege seus filhos.

O paternalismo e o populismo são correntes políticas que possuem em comum o apelo às emoções e aos sentimentos do povo, em detrimento da argumentação racional.


6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O contrato social é um conceito fundamental na filosofia política e está presente nas teorias de diversos filósofos, como Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Esses pensadores acreditavam que a sociedade é formada a partir da união dos indivíduos em um contrato social, que estabelece as regras e os deveres de cada um na comunidade política.

A partir do conceito apresentado, identifique a alternativa que melhor se aplica à principal ideia defendida pelos contratualistas?


  1. O contrato social seria um marco, do fim de um estado de natureza e o início do estado social e político.

  1. O contrato social deve ser baseado na ideia de que o Estado tem poder absoluto sobre os indivíduos.

  1. A ideia de que o Estado deve ter poder absoluto sobre a vida e a propriedade dos indivíduos, o contrato social deve ser baseado na submissão total do indivíduo ao Estado.

  1. A ideia de que o Estado é uma entidade divina e os indivíduos devem segui-lo sem questionamentos.

  1. A submissão total do indivíduo ao Estado e a renúncia de seus direitos naturais. Montesquieu foi o primeiro que apresentou essa ideia de forma mais sistemática e influenciou significativamente o pensamento político moderno.