TBL - HAS do Hiperdia - 2023.2

TBL - HAS do Hiperdia - 2023.2

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

HORA DE PRÁTICAR

HORA DE PRÁTICAR

University

14 Qs

Quiz sobre Genética

Quiz sobre Genética

University

15 Qs

Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

1st Grade - University

10 Qs

Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular

University

11 Qs

QUIZ 3 DE PFAST

QUIZ 3 DE PFAST

University

5 Qs

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial

University

10 Qs

Atenção Terciária

Atenção Terciária

University

10 Qs

Dor, o quinto sinal vital

Dor, o quinto sinal vital

University

10 Qs

TBL - HAS do Hiperdia - 2023.2

TBL - HAS do Hiperdia - 2023.2

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Professor Guerra

Used 4+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

A Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial considera a hipertensão estágio 1 caracterizada por pressão arterial (P.A.) sistólica e P.A. diastólica, respectivamente:

PAS entre 140- 150 e/ou PAD entre 90- 99 mmHg;

PAS entre 140- 159 e/ou PAD entre 90- 99 mmHg

PAS entre 130- 139 3/ou PAD entre 85-89 mmHg

PAS entre 160- 179 e/ou PAD entre 100- 109 mmHg

PAS entre 139- 149 e/ou PAD entre 85-89 mmHg

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

Um servidor público, previamente normotensos, procurou o ambulatório do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) com queixa de alterações visuais, cefaleia e náuseas. O consultor técnico-legislativo (Enfermeiro) do TRF 1 aferiu sua pressão arterial (PA) e constatou uma pressão arterial sistólica de 210 mmHg e pressão arterial diastólica de 130 mmHg. Considerando, nessa situação hipotética, um quadro sugestivo de crise hipertensiva com lesão aguda de órgão alvo, recomenda-se, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020) e/ou Caderno de Atenção Básica N° 37 (2013), no manejo/conduta do paciente:

I. Acionar Serviço de Atendimento Móvel para encaminhamento até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou emergência de unidade hospitalar, conforme regulação local/institucional. A avaliação visa admitir o cliente, preferencialmente, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

II. O tratamento será com anti-hipertensivos parenteral e monitorização cuidadosa durante a terapia para evitar hipotensão.

III. O tratamento geral da crise hipertensiva deve incluir a acomodação do paciente em local calmo e tranquilo para afastar casos de pseudocrise.

IV. Reduzir imediatamente a PA para 135/85 mmHg nas próximas 2 a 6 h e encaminhar paciente para acompanhamento médico ambulatorial.

Julgue as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA.

I, II e III estão corretas

II e IV estão corretas

I e III estão corretas

III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças no estilo de vida, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, comprovadamente eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica (Brasil, 2013). Com base nas orientações quanto o diagnóstico da HAS do Caderno de Atenção Básica N°37 (2013), marque a alternativa CORRETA:

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg verificada em dois dias diferentes com intervalo mínimo de um dia entre as medidas.

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg verificada em três dias diferentes com intervalo mínimo de dois dias entre as medidas;

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg verificada em três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas;

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg verificada em três dias diferentes com intervalo mínimo de quinze dias entre as medidas;

O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg verificada em quatro dias diferentes com intervalo mínimo de dois dias entre as medidas.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

Considerando a classificação da pressão arterial (PA), de acordo com a medição no consultório, a partir de 18 anos de idade das diretrizes de hipertensão arterial (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2020), um indivíduo com PA de 156/102 mmHg, apresenta:

PA normal

Hipertensão estágio 1

Hipertensão estágio 2

Hipertensão estágio 3

Pré-hipertensão

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

De acordo com a 7ª Diretriz de Hipertensão Brasileira (SBC, 2020), assinale a alternativa que apresenta a condição caracterizada por valores normais da pressão arterial (PA) no consultório, porém com valores de PA elevados pela medida ambulatorial ou medida residencial.

Hipertensão do avental branco

Hipertensão não controlada

Hipertensão sustentada

Hipertensão mascarada

Normotensão verdadeira

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

A maioria dos pacientes hipertensos necessitará de fármacos em adição às modificações do estilo de vida para alcançar a meta pressórica. Entre os anti-hipertensivos a seguir, os que se enquadram na classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) são:

Propranolol e atenolol

Anlodipino e ramiprila

Furosemida e hidroclorotiazida.

Alfametildopa e clonidina.

Captoprila e enalaprila

7.

MULTIPLE SELECT QUESTION

10 mins • 1 pt

De acordo com o Ministério da Saúde em seu 37° Caderno de Atenção Básica (BRASIL, 2013), na suspeita de Hipertensão do Avental Branco (HAB) ou Hipertensão Mascarada (HM), sugerida pelas medidas da Ampa, recomenda-se a realização de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) ou Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA), para confirmar ou excluir o diagnóstico. A MRPA é feita por manômetros digitais pela própria pessoa ou familiares, em que:

Recomendam-se três medidas pela manhã e três à noite, antes do desjejum e da tomada de medicamento, antes do jantar, respectivamente e durante cinco dias

Recomendam-se duas medidas pela manhã, antes do desjejum e da tomada de medicamento, e duas à noite, antes do jantar, durante cinco dias

Recomendam-se três medidas pela manhã, depois do desjejum e antes da tomada de medicamento, e três à noite, antes do jantar, durante sete dias

Recomendam-se duas medidas em cada sessão (manhã, meio dia e à noite) durante sete dias

Recomendam-se três medidas pela manhã e três à noite, antes do desjejum e da tomada de medicamento, antes do jantar, respectivamente e durante sete dias

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?