3º TRIMESTRE: SE LIGA!

3º TRIMESTRE: SE LIGA!

3rd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

INTELIGENCIA EMOCIONAL

INTELIGENCIA EMOCIONAL

1st - 3rd Grade

13 Qs

REVISÃO MICROSOFT WORD INF BSC

REVISÃO MICROSOFT WORD INF BSC

1st - 12th Grade

10 Qs

Profissões do futuro

Profissões do futuro

3rd Grade

10 Qs

Folclore - Contos de Assombração

Folclore - Contos de Assombração

1st - 5th Grade

10 Qs

Revisão Execucao 2a V.A.

Revisão Execucao 2a V.A.

KG - Professional Development

10 Qs

QUIZ AGILE - 4

QUIZ AGILE - 4

KG - 12th Grade

10 Qs

Quadriláteros - 6º ano

Quadriláteros - 6º ano

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Festa junina

Festa junina

1st - 6th Grade

12 Qs

3º TRIMESTRE: SE LIGA!

3º TRIMESTRE: SE LIGA!

Assessment

Quiz

Other

3rd Grade

Hard

Created by

ROSEMERI MULLER

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto a seguir.

Não se perca na rede A Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca. Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo (Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais. Outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil (Cadê, Yahoo e Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”. (Paulo D’Amaro) Disponível em: . Acesso em Julho /2008

O artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do fato. O período que apresenta uma opinião do autor é

“foram criados sistemas de busca.”

“essa avalanche de informações pode atrapalhar.”

“sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.

) “A internet é o maior arquivo público do mundo.”

“Há vários tipos.”

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto e responda à questão a seguir.

Receitas da vovó

Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, sejam familiares ou étnicas. Além disso, mostram CADERNO DE APOIO PROVA PARANÁ - LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª SÉRIE - 2ª EDIÇÃO - 2020 9 como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagem do tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).

A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias

fazem com que lembremos da nossa infância.

indicam o modo de falar em determinada região.

resgatam nossas tradições familiares e étnicas.

são uma parte importante da cultura brasileira.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto abaixo e responda.

Feijões ou problemas?

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha. Dia e hora marcado, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista. Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se do vencedor e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: – Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei. Carregando feijões, ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento, é você quem determina.

Qual é o conflito gerador desse enredo?

A necessidade do monge em encontrar um sucessor

A solução encontrada pelo discípulo vencedor

A subida dos discípulos a uma grande montanha.

O desafio proposto pelo mestre aos seus discípulos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto a seguir.

Rap da felicidade

Eu só quero é ser feliz

Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é

E poder me orgulhar

E ter a consciência que o pobre tem seu lugar

Minha cara autoridade, eu já não sei o que fazer

Com tanta violência eu sinto medo de viver

Pois moro na favela e sou muito desrespeitado

A tristeza e alegria aqui caminham lado a lado

Eu faço uma oração para uma santa protetora

Mas sou interrompido a tiros de metralhadora

Enquanto os ricos moram numa casa grande e bela

O pobre é humilhado, esculachado na favela

Já não aguento mais essa onda de violência

Só peço a autoridade um pouco mais de competência

Para se compreender um texto como uma unidade de sentido, é essencial que haja retomada de um trecho por outro. Forma-se, assim, um todo coeso e coerente. O fragmento do texto no qual há coesão temporal é:

“Mas sou interrompido a tiros de metralhadora”

“Pois moro na favela e sou muito desrespeitado”

“Enquanto os ricos moram numa casa grande e bela”

“Andar tranquilamente na favela onde eu nasci”

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o fragmento a seguir.

Empresas de TI do Paraná têm 24 mil vagas para profissionais

19/05/2021 15:31

Para fazer frente às necessidades, as empresas brasileiras vão necessitar de pelo menos 420 mil profissionais na área da tecnologia da informação até 2024. No Paraná, considerando apenas micro e pequenas empresas, são 24 mil oportunidades de emprego no setor.


O assunto foi tema do Business Round de maio, realizado nesta terça-feira (18/5), totalmente on-line. A live está gravada no canal do Youtube do Vale do Pinhão e o acesso é gratuito. Além da dificuldade de encontrar mão de obra de TI qualificada, as empresas também penam para reter os profissionais. “O jovem quer ter um propósito de vida. Não quer apenas sentar e programar”, disse Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Desenvolver as equipes

Para Vinícius Galindo de Mello, do Sebrae, as empresas precisam fazer o dever de casa e se preparar para desenvolver suas próprias equipes. “Pode até continuar tendo rotatividade, mas na outra ponta também vai se tornar mais atrativa para outros profissionais, que vão se sentir estimulados em trabalhar num ambiente que incentiva o aperfeiçoamento contínuo”, justificou.

Vinícius citou o Diagnóstico TIC-PR, um levantamento feito junto a 399 empresas e divulgado pelo Sebrae em janeiro deste ano, que aponta que 45% das pequenas empresas do Paraná sentem carência de mão de obra de TI. No entanto, apenas 10% das micro e pequenas empresas investem na capacitação profissional.

Falta ensino básico

Na opinião de Cris Alessi, ter um ensino de base que prepare as crianças para a tecnologia é vital. “As nossas crianças precisam aprender robótica, se não quando chegar no funil da tecnologia não vão conseguir formar o pensamento lógico e sem isso não podem aprender linguagem de programação. Uma coisa leva a outra”, apontou. 

Os participantes também concordaram quanto às iniciativas do poder público e da iniciativa privada são importantes para abrir caminhos para formação de mão de obra na área da tecnologia de informação, já que as universidades não dão conta de atender sozinhas a demanda do mercado.

Guia de TI “bombou”

Uma das ações mais citadas do setor privado partiu de um dos participantes do painel. Trata-se do Guia do Conhecimento em TI, desenvolvido por Jaime Linhares, analista da empresa Columbia TI . O guia é uma ferramenta totalmente gratuita que dá o caminho das pedras para quem quer se aperfeiçoar na área.“Eu tive a ideia de montar este guia porque muita gente me perguntava se sabia indicar algum curso na área. Em 2019, fiz uma compilação de vários links de cursos gratuitos e pagos e publiquei no Facebook”, explicou Jaime.

  1. A notícia enfoca questões relacionadas ao universo do trabalho que foram apresentadas no Business Round. O problema apresentado é

o Guia do Conhecimento em Tecnologia da Informação desenvolvido por Jaime Linhares, analista da empresa Columbia TI .

 a falta de profissionais qualificados para preencher as vagas em determinada área de atuação, a Tecnologia da Informação .

a necessidade de investimentos e iniciativas do poder público e da iniciativa privada para formação de mão de obra.

que as empresas querem que os jovens tenham um propósito de vida além de ganhar dinheiro, sentar e programar.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto a seguir.


A série mostra a vida na adolescência de Chris, que tem 13 anos de idade. Chris, às vezes, é azarado e é tiranizado por Caruso que diz que todos o odeiam. Chris é um menino negro que frequenta uma escola só de brancos, e por isso é tratado com indiferença. Chris também mora em um bairro perigoso onde ele pode se meter em confusão, ainda mais se depender de sua irmã Tonya, que adora colocar Chris em situações delicadas perante seus pais Julius e Rochelle, e ainda pode ser muito sacaneado pelo seu irmão Drew. Ele e Greg — seu melhor amigo — se metem em muitas roubadas com Caruso, e sempre fogem ou apanham.

  1. O texto acima apresenta informações sobre a famosa série: “Todo mundo odeia o Chris”, de forma sintetizada. Trata-se de uma

sinopse, pois o autor apresenta a série de forma sintetizada apresentando apenas as principais informações sem riqueza de detalhes.

biografia, pois relata a história da  vida real  do personagem “Chris” e de sua família que vivem em um luxuoso bairro nos EUA.

resenha crítica, pois além de apresentar um resumo da série o autor apresenta críticas negativas sobre a atuação dos personagens.

entrevista, pois o autor apresenta uma estrutura de perguntas e respostas respondidas pelos atores que apresentam a famosa série.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

  1. Leia o texto para responder à questão.

Livro coloca menina protagonista para falar de ocupação das ruas

“Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.” Assim começa o recém-lançado livro infantil “A menina que parou o trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.

Ao decidir interromper o fluxo dos carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em cadeia. E o que acontece depois é que o guarda fica bravo apita, o motorista fica irritado e buzina, o condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto cumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.

Apesar de as ilustrações indicarem leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole. “A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.

O livro propõe também uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte motorizados no dia a dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.

“A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda, está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat natural”, explica o autor.

Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças, reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para lutar por espaços de lazer.

O texto lido, por todas as características e elementos apresentados, é

uma resenha que fala de um livro.

 um artigo de opinião que destaca a importância da leitura.

uma crônica que critica o fato das pessoas não lerem muito.

uma notícia sobre o aumento da leitura nas ruas de uma cidade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?