REVISÃO SAEB 1

REVISÃO SAEB 1

9th Grade

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

GDCD 9 Tiết 1

GDCD 9 Tiết 1

9th Grade

10 Qs

EXAMEN PARCIAL 2 ECOLOGÍA

EXAMEN PARCIAL 2 ECOLOGÍA

9th Grade

18 Qs

TIPOS DE FRASES- ORACIONES

TIPOS DE FRASES- ORACIONES

9th Grade

16 Qs

SALUD ENFERMEDAD

SALUD ENFERMEDAD

1st - 10th Grade

10 Qs

LITERATURA CONQUISTA Y COLONIA

LITERATURA CONQUISTA Y COLONIA

8th - 9th Grade

12 Qs

Lo mejor en enseñanza de inglés

Lo mejor en enseñanza de inglés

KG - University

10 Qs

Amazon Quiz - Conhecimentos Gerais

Amazon Quiz - Conhecimentos Gerais

2nd - 9th Grade

20 Qs

Quiz de villanos en el cine

Quiz de villanos en el cine

KG - Professional Development

20 Qs

REVISÃO SAEB 1

REVISÃO SAEB 1

Assessment

Quiz

Other

9th Grade

Hard

Created by

ALEKSANDRA KAMIZI

Used 9+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O gênero campanha de conscientização tem como finalidade chamar a atenção da população em relação a algum problema social existente e provocar uma mudança de comportamento social. Pode ser destinado a campanhas de vacinação, cuidados no trânsito, hábitos de saúde, coleta de resíduos, entre outros. Leia o texto abaixo para responder à questão.

Com base no infográfico e no texto verbal ao seu lado, é possível afirmar sobre a estrutura do texto que:

o infográfico apresenta o caminho percorrido pela coleta de lixo na cidade, e o texto verbal descreve os resíduos coletados.

o infográfico apresenta a definição e a importância da coleta seletiva, e o texto verbal traz uma sequência de benefícios produzidos pela coleta seletiva.

o infográfico indica o caminho percorrido pela coleta seletiva, enquanto o texto verbal apresenta um convite explícito ao leitor para participar da coleta seletiva.

o infográfico indica o caminho percorrido pela coleta seletiva e seu resultado, enquanto o texto verbal traz a definição e a importância da coleta seletiva.

Answer explanation

Resposta correta. A alternativa D é a correta, pois o infográfico apresenta o caminho percorrido pela coleta seletiva (casa, coleta e entrega nas cooperativas). Na sequência, apresenta os benefícios resultantes da ação: sustento de famílias, redução de enchentes e cidade com menos resíduos. Já o texto verbal apresenta, no 1o parágrafo, a definição de coleta seletiva e, no 2o parágrafo, um argumento que justifica a ação. Se o aluno escolheu essa alternativa, ele compreendeu o comando e o texto corretamente

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto e responda à questão.

“Reabertura segura das escolas deve ser prioridade”, alertam Unicef, Unesco e Opas/OMS

Organizações alertam para impactos do longo período de fechamento das escolas na vida de crianças e adolescentes, e pedem que sejam priorizados investimentos urgentes para reabri-las com segurança, de acordo com a situação da pandemia em cada localidade.

Priorizar a reabertura segura das escolas e garantir o direito de crianças e adolescentes à educação são ações essenciais. Essa reabertura deve ocorrer com segurança, preservando a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e das famílias de todos. Para tanto, é fundamental avaliar a situação da pandemia em cada estado e em cada município, assegurando investimentos financeiros para que a retomada aconteça de forma segura. É o que defendem o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização Pan- -Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). “O fechamento das escolas tem impactos profundos na vida de crianças e adolescentes. Com o início da pandemia no Brasil, em março, estima-se que 44 milhões de estudantes ficaram longe das salas de aula. Tendo em vista as diferentes realidades brasileiras, as opções de atividades para a continuidade das aprendizagens em casa não estão se dando de forma igual para todos. Manter as escolas fechadas por muito tempo pode agravar ainda mais as desigualdades de aprendizagem no país, impactando em especial meninas e meninos em situação de vulnerabilidade”, explica Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil. “Preocupa, também, o tema da saúde mental. O tempo prolongado de isolamento, longe da escola e dos amigos, tem impactos profundos na vida de crianças e adolescentes. A isso se unem o problema da má nutrição, uma vez que muitas crianças se alimentam prioritariamente na escola, e a proteção contra a violência”, afirma. Grande parte da violência contra meninas e meninos acontece dentro de casa, e o isolamento pode colocá- -los em uma situação de risco ainda maior. Além disso, com os adultos retornando a seus postos de trabalho, em especial nas comunidades mais vulneráveis, as crianças correm o risco de ficar sozinhas ou aos cuidados de irmãos e vizinhos e, com isso, mais expostas à negligência e ao trabalho infantil.

Conforme apresentado no texto lido, uma das ideias secundárias que ajudam a comprovar o impacto do fechamento das escolas na vida das crianças é:

ao ficar sozinha em casa, a criança fica exposta à negligência e ao trabalho infantil.

a avaliação da situação de pandemia em cada estado e em cada município.

a necessidade de investimentos urgentes para reabrir as escolas.

a distância das crianças da escola por tempo prolongado.

Answer explanation

Resposta correta. A alternativa A é a correta, pois a informação está contida no 3o parágrafo, em que o texto ressalta que o fato de as crianças ficarem sozinhas facilita a violência. Na sequência, adiciona a negligência e a exposição ao trabalho infantil. Se o aluno escolheu essa alternativa, ele compreendeu o comando e o texto corretamente.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o conto popular abaixo e responda à questão.

O exemplo do pai... Um homem muito trabalhador enviuvou e ficou com um filho. Viveu daí em diante para educar o menino e criá-lo bem. O menino cresceu e como era vividor e ativo prosperou e fez-se homem enriquecendo. O pai estava muito velho e doente, abandonado, numa casinha. O filho comprou um palacete e casou com uma moça rica, passando a ter estadão de fidalgo. Lembrou-se que seu pai tudo fizera por ele e mandou buscá-lo para sua casa. Colocou-o num quarto e comia com ele. O velho, tremendo pela muita idade e doença, derramava vinho na mesa, sujava a toalha com a comida e isto aborrecia muito a mulher e o marido, que mandaram o velho comer numa mesa separada e bem longe deles. Como o velhinho quebrasse, pela mão tremendo e falta de vista, um prato, deram louça de barro, mal feita e feia porque era barata. O casal tinha um filho muito inteligente e que gostava muito do avô. Notou o que faziam com o pobre velho, mas não podia dar remédio. Numa tarde o casal estava passeando no jardim quando encontrou o filho todo enlambuzado de barro, sentado no chão, ocupado e entretido num serviço. – Que você está fazendo, meu filho? – Estou fazendo um prato de barro, bem grande... – Para que esse prato de barro? – Para papai e mamãe comerem, quando forem velhinhos como vovô... O marido e a mulher olharam um para o outro, acanhados e arrependidos do procedimento com o velho. Foram logo buscá-lo, agradando-o muito, mudando-o para um bom quarto e daí em diante trataram-no com toda paciência e cuidado.

No trecho “O menino cresceu e como era vividor e ativo prosperou e fez-se homem enriquecendo.”, a expressão destacada é um exemplo de:

linguagem urbana.

linguagem caipira.

expressão popular.

expressão formal.

Answer explanation

Resposta correta. Por ser um conto popular, esse tipo de narrativa reproduz uma fala mais informal, próxima às variantes menos monitoradas, repletas de expressões populares e que, dependendo do contexto, podem ter gírias de um determinado grupo de falantes ou de uma região específica.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia um trecho do diálogo entre Pedro, escravo de Eduardo, e Carlotinha, irmã de Eduardo, presente na peça “O demônio familiar”, de José de Alencar, para responder à questão.

Pedro, Carlotinha

[...]

PEDRO – Então, nhanhã, V.Mce. não recebe aquele bilhete, não?

CARLOTINHA – Moleque! Tu estás muito atrevido!...

[...]

PEDRO – Mas agora como há de ser!... Ele me deu dez mil-réis.

CARLOTINHA – Para quê?

PEDRO – Para entregar bilhete a nhanhã. (Tira o bilhete.) Bilhetinho cheiroso; papel todo bordado!

[...]

CARLOTINHA – E por que não restituíste a carta?

PEDRO – Porque a carta veio com os dez mil-réis... e eu gastei o dinheiro, nhanhã.

CARLOTINHA – Ah! Pedro, sabes em que te meteste?

PEDRO – Mas que tem que nhanhã receba! É um moço mesmo na ordem!

CARLOTINHA – Não!... não devo! (Chega-se à estante e escolhe um livro.)

PEDRO – Nhanhã não há de ser freira!... (Mete a carta no bolso sem que ela o perceba.) Entregue está ela!

[...]

Observe que o escravo Pedro tenta entregar uma carta a Carlotinha. O modo como o garoto trata a moça, “nhanhã”, representa uma marca de:

linguagem formal.

linguagem informal.

linguagem regional.

linguagem caipira.

Answer explanation

Resposta correta. No contexto da obra, é preciso levar em consideração que o escravo tem uma origem humilde e simples, mesmo sendo bastante esperto. “Nhanhã” era uma redução de “Sinhá”, hoje usado como “Senhora”, e constitui um registro informal da época.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto a seguir. Depois, responda à questão.

Ata de reunião de Pais e Mestres realizada a fim de discutir sobre encaminhamentos pedagógicos e orientações institucionais referentes aos cursos de Administração e Informática na modalidade Ensino Médio Integrado

Aos vinte e três dias do mês de maio do ano de dois mil e quinze, às 8h30, nas dependências do Instituto Federal do Paraná, [...], reuniram-se representantes da Diretoria-Geral, Professores, Técnicos Administrativos em Educação, Pais e Responsáveis. O Diretor-Geral Substituto, Eduardo Liquio Takao, iniciou a sessão anunciando aos pais interessados em constituir a Associação de Pais e Mestres que se reunissem com o Prof. Gledson Vigiano Bianconi, ao final da Reunião. Adiante, agradeceu aos pais, servidores e alunos pela 1a Semana Cultural do Campus. Também, reforçou a necessidade de os pais intercederem pela segurança dos alunos no intervalo de almoço e no período de saída, solicitando ronda policial às autoridades competentes. [...]. Por fim, foi aberto espaço para solução de dúvidas dos presentes e para atendimento particular com os professores das disciplinas do 1o Bimestre. Encerrada a reunião, não havendo mais o que se acrescentar, lavrou-se esta ata, assinada pela Diretoria-Geral do Campus Pinhais e pelos Pais ou Responsáveis presentes.

Pinhais, 23 de maio de 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Diretoria-Geral do Câmpus Pinhais. Ata de reunião de Pais e Mestres realizada a fim de discutir sobre encaminhamentos pedagógicos e orientações institucionais referentes aos cursos de Administração e Informática na modalidade Ensino Médio Integrado. Instituto Federal do Paraná, Câmpus Pinhais, 23 maio 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020.

Entre as informações contidas na ata, é possível afirmar que:

houve a presença de alunos na reunião relatada pela ata.

houve a presença da ronda policial na reunião, para reforçar a segurança dos alunos no intervalo de almoço e período de saída.

houve um convite aos pais para que se reunissem com a Associação de Pais e Mestres da instituição.

houve um convite aos pais para que se responsabilizassem pela segurança dos filhos durante o intervalo de almoço e o período de saída dos alunos.

Answer explanation

Resposta correta. A informação consta no primeiro ponto da reunião.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Os dois gêneros textuais a seguir são produzidos em contextos distintos. O primeiro tem como função social transmitir uma informação sobre determinado assunto de relevância social, enquanto o meme tem como finalidade produzir humor sobre um assunto em alta na sociedade. Leia-os e, depois, responda à questão.

Texto 1: Notícia Com duplo sentido, slogan da prefeitura contra a dengue causa dúvida em São Paulo Cartaz da nova campanha da gestão Covas contra o mosquito Aedes aegypti provoca polêmica. A campanha publicitária institucional de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, recém-lançada pela Prefeitura de São Paulo, foi parar nas redes sociais. O slogan “Aedes aegypti. Juntos, a gente te pega” provocou dúvida. Afinal, quem pega quem?

Em relação à informação apresentada em cada um, é correto afirmar que:

as informações veiculadas não estão relacionadas entre si, pois a notícia chama a atenção sobre o sentido do anúncio, enquanto o meme apresenta a nova campanha da prefeitura.

as informações transmitidas são contrastantes, já que a notícia apresenta a campanha publicitária institucional da prefeitura de São Paulo, e o meme produz humor sobre a campanha.

as informações transmitidas apresentam um assunto em comum: a notícia informa sobre o início da campanha e o meme cria humor sobre o sentido produzido pela campanha.

as informações veiculadas apresentam um assunto em comum, uma vez que tanto a notícia quanto o meme destacam o duplo sentido produzido pela campanha publicitária institucional da prefeitura de São Paulo.

Media Image

Answer explanation

Resposta correta. A alternativa D é a correta, pois as informações veiculadas pelos dois textos abordam o duplo sentido gerado pela campanha produzida pela prefeitura de São Paulo, ou seja, não se sabe “quem pega quem”, se a prefeitura e a população pegam o mosquito ou se a prefeitura e o mosquito pegam a população. Mostre ao aluno que o texto verbal do meme “Firmada a aliança mosquito-prefeitura contra a população de SP” chama a atenção para o segundo sentido proposto. Se o aluno escolheu essa alternativa, ele compreendeu o comando e o texto corretamente.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia um trecho da crônica “Mais um diário de mamãe” e responda à questão.

[...]

Mas, como eu já te contei, haverá uma grande novidade, que é a presença de Vó Eulália, que chegou de Alagoas na quarta. Mandaram buscá-la porque ela está fazendo noventa anos, embora pareça muito menos. Eu tenho um medozinho, mas gosto dela. O mesmo, com certeza, não pode ser dito de todo o resto da família. No aeroporto mesmo, aquele lourinho, filho do outro casamento da Selminha, um chatinho catarrento e esganiçado, cujo nome eu sempre esqueço, só acho que é Fred, mas sei que não é, esse, vamos dizer, Fred, começou a encher o saco e Vó Eulália deu-lhe um puxão de orelha caprichado, que ele chegou a ficar roxo. “Se é para chorar, pelo menos chore com razão”, disse ela, com aquele sorrisinho de cangaceira. A Selminha não gostou, mas eu, claro, adorei e Vó Eulália não quer nem saber se alguém não gostou. E o Fred merece. Meu Deus, o nome dele não é Fred. Ted? Eu só lembro que tem um E. Ernesto?

[...]

RIBEIRO, João Ubaldo. Mais um diário de mamãe. O Estado de S. Paulo, 11 abr. 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2020.

A narradora do texto usou algumas expressões, tais como “medozinho”, “Selminha”, “chatinho”, “sorrisinho”, com o sentido de atribuir:

grau diminutivo às palavras

grau aumentativo às palavras.

objetividade às palavras.

subjetividade às palavras.

Answer explanation

Resposta correta. Nesses casos, o sufixo “-inho” não foi usado em seu sentido literal, para atribuir grau às expressões, mas para atribuir um valor semântico às palavras, para dar subjetividade, pessoalidade ao texto, tanto de natureza afetiva, positiva, como em “Selminha”, “medozinho”, “sorrisinho”, quanto de natureza negativa, depreciadora, como em “chatinho”. Há, também, a presença de ironia.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?