Regime Militar

Regime Militar

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

NUCLEO E DIV. CELULARES

NUCLEO E DIV. CELULARES

9th - 12th Grade

10 Qs

Gênero Discursivo Notícia - Análise Linguística: conjunções

Gênero Discursivo Notícia - Análise Linguística: conjunções

KG - University

10 Qs

Avaliação de Conhecimentos Básicos em Neurointensivismo

Avaliação de Conhecimentos Básicos em Neurointensivismo

Professional Development

15 Qs

QUESTÕES DOR EM ONCOLOGIA

QUESTÕES DOR EM ONCOLOGIA

KG - University

9 Qs

CIÊNCIAS  -1º TRI

CIÊNCIAS -1º TRI

2nd Grade

10 Qs

Regime Militar

Regime Militar

Assessment

Quiz

others

Hard

Created by

MARCELA SOARES

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

1) Leia o trecho a seguir: “Silenciosas, com lenços brancos na cabeça, rondavam a Praça de Maio. Incansáveis, caminharam por dias, meses, anos. Como na canção do poeta, pediam o impossível: só queriam embalar seus filhos. […] Era impossível ignorá-las, estavam lá, sempre em silêncio, mas estavam lá”. GONÇALVES, Renata. De antigas e novas loucas: Madres e Mães de Maio contra a violência de Estado. Lutas Sociais, São Paulo, n. 29, p. 130-143, jul./dez. 2012. Disponível em: O trecho faz referência ao movimento das Mães da Praça de Maio. Esse movimento:
a)Ocorreu em praticamente toda a América. Iniciado na Argentina, o movimento foi ganhando adeptos em todo o continente, mobilizando a população na luta armada contra os regimes ditatoriais.
b) reuniu mulheres, mães e avós de desaparecidos políticos que caminhavam pela Praça de Maio em Buenos Aires, em frente à Casa Rosada, sede do poder Argentino, para protestar contra o regime e denunciar o desaparecimento de seus familiares.
c) se iniciou no Chile após o desaparecimento de pessoas ligadas ao regime de Salvador Allende e se espalhou por outros países como Argentina e Bolívia. Era composto de mulheres que reivindicavam acesso a informações do paradeiro de seus filhos e netos.
d) mobilizou as mulheres argentinas pelo direito de protestar livremente contra a sociedade patriarcal pois até então não podiam participar de manifestações desacompanhadas de homens.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

02) “Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial, em relação a emergência de duas super potências ideologicamente, economicamente e politicamente antagônicas. Essas duas potências estarão diretamente envolvidas com as principais questões políticas internacionais na segunda metade do século XX. Sobre esse contexto, é correto afirmar:
A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.
O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia político-militar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo.
Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares devido às dívidas herdadas da Segunda Guerra Mundial, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético.
Os movimentos de independência das repúblicas soviéticas foram financiados fortemente pelo capitalismo imperialista britânico em ações diretas de inteligência, espionagem e subversão do Partido Comunista Russo, que levou a sabotagem interna e a queda da União Soviética.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

3) Em junho de 1947, com o término da Segunda Guerra Mundial tanto na Europa quanto no pacífico e já confirmado o novo mapa geopolítico europeu, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:
o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus, afinal, os Estados Unidos foram o único país que não teve sua indústria e agricultura afetadas pela guerra.
a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;
a necessidade de construção de uma grande aliança militar no Ocidente para combater o avanço dos regimes comunistas na Europa Central e garantir que o regime nazista não ressurgiria na Alemanha.
o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

4) As viagens espaciais conjuntas têm comprovado que as potências militares podem cooperar pacificamente nesta área. No entanto, essas cooperações são fenômenos recentes, pois, entre os anos 1950 e 1980, no quadro da Guerra Fria, prevaleceu uma competição acirrada. Considerando-se a corrida espacial travada, nessa época, entre os EUA e a URSS, é INCORRETO afirmar que
a) as conquistas obtidas eram usadas na guerra de propaganda, a exemplo do que ocorreu com Iuri Gagarin, enviado em turnê mundial para divulgar os feitos da URSS.
b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, sem, contudo, a intenção de usar as conquistas espaciais para fins bélicos.
c) os investimentos dos EUA, na fase final da corrida espacial, se dirigiram para os ônibus espaciais, enquanto os da URSS se concentraram na construção de estações orbitais.
d) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos com o projeto vitorioso de chegar primeiro à Lua.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

5) A corrida espacial ocorreu na segunda metade do século XX entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos da América pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Considerando-se essa corrida espacial entre EUA e URSS, na Guerra Fria, é INCORRETO afirmar que:
a) conquistas da URSS eram usadas como propaganda, a exemplo de Iuri Gagarin que foi enviado em turnê mundial.
b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, mas sem fins bélicos.
c) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos que chegaram primeiro à Lua em 1969.
d) Os norte-americanos criaram a ARPANET, a rede de computadores que deu origem à Internet.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

6)“A Guerra da Coréia, de 1950-3, cujos mortos foram estimados entre 3 e 4 milhões (em um país de 30 milhões) e os trinta anos de guerras do Vietnã (1945-75) foram de longe as maiores guerras, e as únicas em que as próprias forças americanas se envolveram diretamente em grande escala”. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras. 1995. A respeito da Guerra da Coreia, leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa falsa:
Os norte-coreanos eram governados por Kim Il-Sung em uma dura ditadura de características stalinistas, e os sul-coreanos eram governados por Syngman Rhee, também na forma de uma ditadura militar, mas de tendências capitalistas.
Os norte-coreanos contaram com o apoio de chineses e soviéticos. Os sul-coreanos contaram com um grande apoio internacional, sobretudo dos EUA e da Organização das Nações Unidas.
Ao final da Guerra da Coreia, os norte-coreanos conquistaram uma série de territórios, o que delimitou as fronteiras da Coreia do Sul ao perímetro de Pusan.
Uma trégua foi assinada pelas duas Coreias em 1953, em Panmunjom, após anos de equilíbrio na luta. Oficialmente os dois países ainda se encontram em guerra e a fronteira entre os dois países é uma das áreas mais militarizadas no planeta Terra.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 4 pts

7)Para muitos norte-americanos, Vietnã é o nome de uma guerra, não de um país. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vítimas desamparadas ou agressores cruéis. A história começa apenas quando os Estados Unidos entram em cena. (Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.) Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversários na Guerra do Vietnã pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos
promoverem uma guerra de trincheiras, enquanto os vietnamitas comunistas movimentavam seus batalhões pela selva. Contando com um forte apoio popular, os Estados Unidos permaneceram por anos nesse conflito, mas não conseguiram derrotar os vietnamitas.
invadirem e ocuparem o território vietnamita, desmantelando os batalhões comunistas graças à superioridade americana em treinamento militar e armamentos. Apesar do apoio popular à guerra, os Estados Unidos desocuparam o território vietnamita.
desconhecerem as tradições dos vietnamitas, organizados em torno de líderes tribais, que eram os chefes militares de seus clãs. Sem ter um Estado como adversário, o conflito se arrastou e, sem apoio popular, os Estados Unidos acabaram se retirando.
encontrarem grande dificuldade em enfrentar as táticas de guerrilha dos vietnamitas comunistas, que tinham maior conhecimento territorial. Após várias derrotas e sem apoio popular em seu próprio país, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietnã.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?