Revisão de Saúde Única

Revisão de Saúde Única

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Avaliação Diagnóstica Infecto

Avaliação Diagnóstica Infecto

University

10 Qs

Aula 3 Saúde única

Aula 3 Saúde única

3rd Grade - University

13 Qs

Saude adolescente

Saude adolescente

University

13 Qs

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ODONTOLOGIA NO SUS?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ODONTOLOGIA NO SUS?

University

10 Qs

Quizz de Saúde Ambiental

Quizz de Saúde Ambiental

University

10 Qs

Vigilância Saúde

Vigilância Saúde

University

8 Qs

Vigilância em Saúde

Vigilância em Saúde

University

13 Qs

Noções gerais de Medicina do Trabalho e Previdenciária

Noções gerais de Medicina do Trabalho e Previdenciária

University

6 Qs

Revisão de Saúde Única

Revisão de Saúde Única

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

MARIANA BRAGA

Used 5+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

01. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social. Neste sentido, a PNPS tem por objetivo geral:

a.Estimular a cooperação e a articulação intra e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde para favorecer a construção de espaços de produção social, ambientes saudáveis e a busca da equidade, da garantia dos direitos humanos e da justiça social.

b.Apoiar a formação e a educação permanente em promoção da saúde para ampliar o compromisso e a capacidade crítica e reflexiva dos gestores e trabalhadores de saúde, bem como o incentivo ao aperfeiçoamento de habilidades individuais e coletivas, para fortalecer o desenvolvimento humano sustentável.

c.Promover a equidade e a melhoria das condições e modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e da saúde coletiva, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

d.Organização os processos de gestão e planejamento das variadas ações intersetoriais, como forma de fortalecer e promover a implantação da PNPS na RAS, de modo transversal e integrado, compondo compromissos e corresponsabilidades para reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde vinculados aos determinantes sociais.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

02. Com relação aos objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), analise as afirmativas a seguir:

I.contribuir para a articulação somente de políticas públicas intrassetoriais com as agendas nacionais e internacionais.

II.estimular a pesquisa, produção e difusão de conhecimentos e estratégias inovadoras no âmbito das ações de promoção da saúde;

III.favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade e o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável;

IV.valorizar os saberes populares e tradicionais e complementares, com exceção às práticas integrativas.

É correto o que se afirma em:

a)Somente I e III.

b)I, II e IV.

c)II, III e IV.

d)Somente II e III.

e) Nenhuma das alternativas.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

03. Sobre os fundamentos da Atenção Básica à Saúde, assinale a afirmativa verdadeira:

Garantir a integralidade das ações de saúde, isto é, prestar assistência de saúde ao longo da vida dos usuários, não apenas em momentos como adoecimento/morte;

Possibilitar acesso centralizado e contínuo aos serviços e profissionais de saúde;

Coordenar a longitudinalidade da atenção, isto é, acompanhar o usuário em sua “caminhada” pelos serviços de saúde, além de proporcionar ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação de saúde;

Estimular a participação dos usuários no autocuidado e na construção de melhores condições de saúde, ampliando sua autonomia e poder de decisão.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

04. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) é composta por 7 (sete) eixos estratégicos. Com relação aos 7 eixos estratégicos, assinale a afirmativa INCORRETA:

a)Atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade;

b)Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral;

c)Atenção integral a crianças em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz;

d)Aleitamento materno e alimentação complementar saudável;

e)Atenção integral a partir do nascimento aos nove anos de idade.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

05. A Saúde do Trabalhador trata-se de conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Sobre os objetivos do Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST), assinale a afirmativa INCORRETA:

a)Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde;

b)Promover a saúde e ambientes e processos de trabalhos saudáveis;

c)Garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador, que pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da rede de atenção à saúde do SUS;

d)Ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação unilateral, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção;

e)Incorporar a categoria trabalho como determinante do processo saúde-doença dos indivíduos e da coletividade, incluindo-a nas análises de situação de saúde e nas ações de promoção em saúde.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

06. A Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde, aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS, e que inclui a Medicina Veterinária no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Sobre as ações do médico veterinário nos territórios atendidos pelo NASF, analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

“Prevenção, _______________ e diagnóstico situacional de riscos de ____________ transmissíveis por animais vertebrados e/ou invertebrados (raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, leishmanioses, dengue, febre amarela, teníase/cisticercose, etc.), e outros fatores _______________ do processo  ______________ e doença.”

Assinale a alternativa correta:

a)controle / doenças / determinantes / saúde

b)tratamento / doenças / condicionantes / cura

c)controle / agravos / determinantes / cura

e)tratamento / agravos / condicionantes / saúde

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

07. Assinale a afirmativa que, de acordo com a Lei Nº 8.080/1990, define corretamente a Vigilância Epidemiológica:

a)Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

b)Processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

c)Conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

d)Conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?