Colonização Brasileira

Colonização Brasileira

10th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

Processo de independência do Brasil - Fatos decisivos

1st - 12th Grade

10 Qs

2º - RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO REINADO

2º - RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO REINADO

3rd Grade - University

10 Qs

História do Brasil

História do Brasil

10th Grade - University

11 Qs

Populismo no Brasil

Populismo no Brasil

10th Grade

12 Qs

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

1st - 12th Grade

10 Qs

Independência do Brasil

Independência do Brasil

1st - 12th Grade

10 Qs

História da Saúde Pública no Brasil

História da Saúde Pública no Brasil

10th Grade

10 Qs

Quiz sobre o Brasil Colônia

Quiz sobre o Brasil Colônia

10th Grade - University

10 Qs

Colonização Brasileira

Colonização Brasileira

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Hard

Used 4+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período:

a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.

b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.

c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.

d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

Os governos-gerais foram instituídos como a única solução político-administrativa viável para a colonização efetiva do Brasil na segunda metade do século XVI, porque:

a) a instituição do sistema, em 1548, suprimiu definitivamente a divisão da colônia em capitanias hereditárias.

b) o governo-geral representava a centralização político-administrativa da colônia, que se tornava imperativa, pelo insucesso da maioria das capitanias hereditárias.

c) o risco crescente, criado com a autonomia excessiva das capitanias hereditárias, levou o Estado metropolitano a organizar o governo-geral para substituí-las.

d) o governo-geral constituía-se, em nível econômico, como uma grande empresa particular, estando à frente o governador, o único responsável pelo investimento inicial e pelo incentivo à produção.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os jesuítas chegaram no Brasil, mais especificamente na Bahia, no ano de 1549, com a comitiva de Tomé de Sousa - o primeiro governador-geral do Brasil - e eram chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega. Sobre a presença jesuítica no Brasil, assinale a alternativa correta:

a) Os padres jesuítas vieram para o Brasil para administrar as capitanias hereditárias, uma forma de administração territorial da América portuguesa, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a colonização e exploração dessas terras.

b) Permaneceram no Brasil somente no século XVI, pouco fazendo pela catequização dos indígenas na colônia, e retornando para Portugal após serem expulsos pelos colonos depois de vários embates.

c) A presença dos padres da Companhia de Jesus no Brasil colônia tinha por objetivo principal expandir a fé católica e catequizar os nativos da terra.

d) Os padres jesuítas respeitaram integralmente a cultura indígena, sem impor a fé católica ou a cultura europeia aos nativos, visto que essa era uma ordem do próprio rei de Portugal.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Nas missões, os indígenas tinham várias funções: no cultivo (plantavam cereais, frutas, erva-mate), na extração da floresta (cacau, baunilha, guaraná e plantas medicinais), na produção (faziam tecidos, móveis, esculturas em madeira e cuidavam da pecuária). Acerca da presença jesuítica no Brasil e a resistência indígena, é possível afirmar que:

a) Os indígenas não organizaram nenhum tipo de resistência frente aos padres jesuítas e aceitaram a imposição da cultura católica europeia de forma pacífica e submissa.

b) As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram construções organizadas e administradas pelos indígenas para recepcionar os jesuítas, como parte do agradecimento desses povos à obra evangelizadora dos padres.

c) Muitos indígenas resistiam em fugas individuais ou coletivas das missões por meio de revoltas e resistência ao trabalho.

d) Ao perceber a resistência indígena, a partir de guerras e fugas, os jesuítas abandonaram imediatamente o projeto de catequização dos povos nativos da América, atuando somente na inquisição, no continente europeu.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Coroa portuguesa incentivou mais intensamente a procura por metais preciosos a partir do século XVII. Os primeiros registros de ouro no sertão das Minas (áreas dos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso) foram a partir de 1690. O que pode ter ocasionado esse incentivo para a mineração durante o período colonial?

a) A crise no setor açucareiro e os lucros obtidos com a mineração nas colônias espanholas estimularam o incentivo pela exploração de metais preciosos na colônia portuguesa na América.

b) O incentivo aconteceu principalmente pelo estímulo das coroas espanhola e portuguesa para que seus colonos alcançassem total autonomia em terras além-mar.

c) A descoberta de ouro e prata nas regiões litorâneas logo no início da ocupação facilitou a exploração dos minérios nas terras coloniais, porém só foram legalizados após o século XVII.

d) O estímulo à exploração aurífera deveu-se ao intenso comércio de minérios entre as colônias portuguesas e espanholas durante o século XVII.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Durante o final do século XVII, já se constava que a região das Minas eram de fato Gerais devido à quantidade de ouro encontrada. A movimentação de pessoas e recursos nessa região possibilitou a constituição de uma sociedade diferenciada para os padrões da época. Assinale a alternativa que contenha a caracterização adequada dessa sociedade:

a) A sociedade era igualitária, composta por mineradores, mascates, carpinteiros, escravizados e trabalhadores livres; todos eles eram indicados pela metrópole para exercerem os seus respectivos cargos.

b) A sociedade era formada por uma elite de mineradores, fazendeiros e altos funcionários; as camadas médias eram compostas por trabalhadores autônomos, e os escravizados eram a força de trabalho.

c) A sociedade era composta por nobres, membros da corte e representantes do Clero; uma terceira grande camada era formada por burgueses e demais trabalhadores, como camponeses e mascates.

d) A sociedade era hierarquizada, composta por tropeiros e mineradores na elite, fazendeiros, camponeses e donos de vendas nas camadas médias e trabalhadores autônomos como força de trabalho.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 2 pts

TEXTO I O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho) TEXTO II Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. (Evaldo Cabral de Mello) (1808 - O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007 - adaptado) Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:

a) Integridade territorial - Centralização da administração régia na Corte.

b) Desigualdade social - Concentração da propriedade fundiária no campo.

c) Homogeneidade intelectual - Difusão das ideias liberais nas universidades.

d) Uniformidade cultural - Manutenção da mentalidade escravista nas fazendas.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 2 pts

Com a vinda de D. João VI, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de melhorias: sua área foi ampliada, abriram-se vias públicas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, e as casas ganharam janelas envidraçadas que permitiam a entrada de luz. Por influência inglesa, os mais ricos fizeram jardins ao redor de suas casas e passaram a comer com garfo e faca. Além disso, foram criadas várias instituições científico-culturais, como:

a) A Universidade de São Paulo, O Museu do Ipiranga e o Jornal Correio Braziliense (veículo oficial de comunicação da corte portuguesa).

b) A Universidade Federal da Bahia, o Museu da Inconfidência e o Jornal Diário da Tarde, primeiro jornal de grande circulação da capital.

c) A Biblioteca Real (atual Biblioteca Nacional), o Museu Real (Museu Nacional), a Imprensa Régia e o Real Horto (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

d) O Mosteiro de São Bento, a Biblioteca Nacional do Congresso, a Universidade Federal Fluminense e o Museu do Ipiranga.