Paralisia cerebral

Paralisia cerebral

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Viroses

Viroses

12th Grade - University

11 Qs

Código de Ética Profissional

Código de Ética Profissional

University

11 Qs

Subarachnoyd

Subarachnoyd

University

6 Qs

ANTIHISTAMINICOS

ANTIHISTAMINICOS

University

9 Qs

MEDICAMENTOS DEL SNC

MEDICAMENTOS DEL SNC

University

10 Qs

Investigación básica y aplicada

Investigación básica y aplicada

University

10 Qs

ASE09P02

ASE09P02

University

10 Qs

Asma 2

Asma 2

University

11 Qs

Paralisia cerebral

Paralisia cerebral

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

Jessica Crispim

Used 3+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A paralisia cerebral representa um grupo de distúrbios neurológicos, de caráter permanente, que compromete essencialmente os mecanismos de postura e movimento. A localização da área cerebral afetada determina características clínicas importantes que inluenciam no atendimento odontológico destes pacientes. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

Pacientes com paralisia cerebral atáxica, por apresentarem poucos problemas intelectuais, tornam o atendimento odontológico mais fácil.

O atendimento de pacientes com paralisia cerebral atetoide é bastante dificultado pelo aumento do estado de hipertonia muscular, típico nesses casos.

A presença de movimentos involuntários, desordenados e extravagantes, apresentados muitas vezes por pacientes portadores de paralisia cerebral dos tipos espástica e atáxica, exige um cuidado redobrado do cirurgião-dentista durante o atendimento odontológico, visando o controle destes movimentos.

A anestesia geral é geralmente a melhor opção para o atendimento de pacientes portadores de paralisia cerebral dos tipos atetóides e atáxicos, uma vez que esses pacientes não apresentam restrições a este tipo de procedimento.

Pacientes portadores de paralisia cerebral, independente do tipo, não são beneficiados pela técnica de sedação consciente com óxido nitroso.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Para tratamento odontológico de pacientes com paralisia cerebral em nível ambulatorial, podemos lançar mão do uso de:

Contenção física ou mecânica, isolamento absoluto, sistema de sucção potente e material restaurador especialmente modificado para este tipo de paciente. Abridores de boca são contraindicados.

Contenção psíquica, isolamento absoluto, sistema de sucção leve, para não lesionar os tecidos moles, abridores de boca e material restaurador especiais, modificados para este tipo de paciente.

Contenção física ou mecânica, isolamento relativo, sistema de sucção leve, para não lesionar os tecidos moles, abridores de boca e material restaurador específicos para este tipo de paciente.

Contenção física ou mecânica, isolamento absoluto, sistema de sucção potente, abridores de boca e material restaurador com as mesmas orientações recomendadas para a odontologia geral

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“A classificação da paralisia cerebral segundo o tipo clínico inclui o tipo _____, que é caracterizado pelo aumento do tônus muscular; o tipo _____, que é caracterizado pela presença de movimentos involuntários, e o tipo _____, associado com lesões no cerebelo e que é caracterizado pela falta de coordenação dos movimentos e falta de equilíbrio estático e dinâmico.”

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A)   espástico / discinético / atáxico

A)   discinético / espástico / atáxico

espástico / atáxico / discinético

A)   discinético / atáxico / espástico

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Com relação à paralisia cerebral, marque a alternativa INCORRETA

A paralisia cerebral do tipo espástica é resultante de lesões na córtex. A do tipo atetóide afeta o sistema extrapiramidal e a do tipo atáxica é provocada por lesões no cerebelo.

  Paralisia cerebral é um quadro permanente, uma lesão dinâmica, progressiva, localizada em estruturas motoras.

Uma das causas da paralisia cerebral são as meningites por vírus.

Os paralisados cerebrais do tipo espásticos têm postura própria. No posicionamento da cadeira odontológica, qualquer tentativa para modificá-lo desencadeia um reflexo com movimentos desordenados, impossibilitando a abordagem imediata.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Em relação aos aspectos bucais dos pacientes com paralisia cerebral, sabe-se que

o consumo de uma dieta fibrosa e a dificuldade de higienização favorecem o acúmulo do biofilme dental.

a doença periodontal ocorre com grande freqüência, e a hiperplasia gengival, quando associada ao acúmulo do biofilme dental, aumenta a severidade do processo inflamatório gengival

não é muito freqüente a presença de bruxismo e maloclusão, principalmente devido à hipotonia dos músculos da face

o trauma dos tecidos dentais afeta os pacientes deambuladores ou não, sendo mais comumente atingidos os dentes posteriores superiores.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O controle e a orientação do risco cariogênico da dieta constitui fator importante para a prevenção odontológica nos pacientes com necessidades especiais. Sobre esse assunto é correto afirmar:

A alimentação pastosa deve ser sempre incentivada, por causa da facilidade para deglutir.

a base da pirâmide alimentar deve ser composta de alimentos energéticos extras, fornecendo altas doses de energia.

O aleitamento artificial deve ser incentivado, com a introdução de leite de vaca e farináceos.

o risco de cárie pode ser maior pela dificuldade de mastigação e pelo consumo de lanches e doces frequentes e pouca capacidade de autolimpeza bucal.