ThrOBS - Medical Challenge | Clinical Category

ThrOBS - Medical Challenge | Clinical Category

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Antimicrobianos em Pediatria

Antimicrobianos em Pediatria

University

9 Qs

Adaptação, lesão e morte celular

Adaptação, lesão e morte celular

University - Professional Development

7 Qs

Quiz - Laet

Quiz - Laet

University

9 Qs

Acne - Rugas - Discromias

Acne - Rugas - Discromias

University

10 Qs

Teoria das Penas

Teoria das Penas

University

8 Qs

Ética na Eng Mecânica

Ética na Eng Mecânica

University

10 Qs

REVISÃO PARA 2ª NDA

REVISÃO PARA 2ª NDA

University

10 Qs

Semiologia 2

Semiologia 2

University

10 Qs

ThrOBS - Medical Challenge | Clinical Category

ThrOBS - Medical Challenge | Clinical Category

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Anonymous Anonymous

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

1. Um lactente de 8 meses é trazido ao serviço de urgência por dificuldade respiratória e tosse. A mãe do lactente refere que este há cerca de 3 dias apresentava rinorreia e uma diminuição da ingesta. Referem que hoje desenvolveu pieira. Nasceu de parto eutócico às 36 semanas. Sob amamentação materna exclusiva, com programa nacional de vacinação atualizado para a idade, sem vacinas extraplano. O pai fuma. Sem outros antecedentes familiares dignos de nota. Os sinais vitais são temperatura 37,8°C, frequência respiratória 60/min, frequência cardíaca 160/min e pressão arterial 88/43 mmHg (P50). Ao exame físico o lactente apresenta-se irritável e choroso, com adejo nasal. A orofaringe está ruborizada. A otoscopia revela hiperemia timpânica bilateral. A auscultação pulmonar revela sibilos dispersos bilateralmente. O restante exame físico encontra-se dentro dos parâmetros de normalidade.

Qual dos seguintes agentes patogénicos é a causa mais provável da condição deste lactente?

Streptcoccus pneumonia.

Vírus do sarampo

Vírus influenza

Vírus parainfluenza I

Vírus sincicial respiratório

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

2. Um homem de 75 anos é trazido ao serviço de urgência por dificuldade na marcha com início há 2 horas atrás. Previamente estaria bem. Tem como antecedentes pessoais hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus. O sinais vitais são pressão arterial de 165/98 mmHg, frequência cardíaca de 97/min, temperatura de 37 ºC e frequência respiratória de 14/min. Apresenta um pulso irregular. A auscultação cardíaca demonstra S1 e S2 não rítmicos, sem aparentes sopros. Ao exame neurológico existe uma diminuição da força muscular da perna e coxa direita de grau 2 em 5 e braço direito 4 em 5. Reflexo patelar direito é 3+. Existe hemihipostesia direita. Restante exame neurológico sem alterações. Foi requisitada uma TC cerebral sem contraste que demonstrou uma hiperintensidade no território da artéria cerebral anterior esquerda. Tendo em conta a situação, foi admitido por um acidente vascular cerebral isquémico da artéria cerebral anterior esquerda e iniciada fibrinólise.

Qual dos seguintes achados é mais provável o doente apresentar?

Afasia sensitiva

Ataxia

Hemiparésia facial esquerda

Incontinência urinária

Vertigem

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

3. Uma mulher de 43 anos recorre ao seu médico assistente por andar mais cansada e com menos apetite. Refere que os últimos 7 meses têm sido muito fatigantes. Tem tido mais dificuldades no seu local de trabalho, consequentemente tem tido dificuldades em adormecer, mas depois de adormecer acorda à hora desejada e nega acordar durante a noite. Refere “Dr. por favor dê-me algo para dormir, para desligar o meu cérebro, quando chego à cama só penso no que irei fazer no dia seguinte no trabalho, preocupa-me que não consiga fazer as coisas bem e o meu patrão me despeça.”. Refere que o marido foi despedido há 3 meses e a sintomatologia agravou. Demonstra-se ainda preocupada com o seu filho, diz ter medo que este precise de ajuda e ninguém o consiga ajudar pois está sozinho noutra cidade, devido à faculdade. Refere que associadamente a sua dieta tem sido pouco equilibrada, variada e em pouca quantidade. O que faz com que se sinta preocupada com o seu estado geral de saúde, pelo que diz: “Dr. devo ter uma anemia quase de certeza, não como quase nada há semanas”. Ao exame objetivo está hemodinamicamente estável e apirética. Apresenta tensão muscular a nível dos ombros e trapézio. Auscultação cardíaca e pulmonar dentro da normalidade. A nível do exame de estado mental apresenta-se ansiosa, sem delírios ou alucinações. Sem ideação suicida. Apresenta um estudo analítico do mês passado, com hemograma, função tiroideia e renal dentro dos valores de referência.

Qual dos seguintes é o diagnóstico mais provável?

Agorafobia

Distimia

Perturbação ansiedade generalizada

Perturbação depressiva major

Perturbação pânico

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

4. Um homem de 38 anos foi referenciado pelo seu médico assistente para uma consulta hospitalar por alterações a nível das transaminases hepáticas e serologias víricas. Refere estar assintomático. Nega antecedentes médicos pessoais de relevo. Não realiza nenhuma medicação habitual. Fuma 10 cigarros por dia há 22 anos, abstinente de consumo intravenoso de opióides (heroína) há 10 anos.  

Apresenta uma elevação ligeira (inferior a 3 vezes o limite superior da normalidade) das transaminases hepáticas. Sem colestase associada. Apresenta um IMC de 32 kg/m2.

Foi requisitado um estudo serológico que demonstra:

AgHBs   Negativo

Anti HBs   Positivo

Anti HBc   Positivo

Anti HCV   Positivo

Qual das seguintes afirmações descreve melhor o quadro clínico deste doente?

Foi vacinado contra a hepatite B

Necessário dosear DNA viral do VHB e anti-HBe para esclarecimento do quadro

Necessário dosear RNA viral do VHC para esclarecimento do quadro

Tem imunidade natural contra o vírus hepatite C

Tem infeção crónica pelo vírus da hepatite B

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

5. Um homem de 50 anos recorre ao seu médico assistente por fraqueza com 2 semanas de evolução. Nega dispneia. Como antecedentes pessoais apresenta 1 pneumonia tratada em ambulatório há 1 semana, uma celulite na perna direita há 3 semanas e uma infeção urinária há 4 semanas. Está apirético e hemodinamicamente estável. Auscultação pulmonar e cardíaca sem alterações. Não são palpáveis gânglios. Apresenta na inspeção dos membros inferiores várias equimoses e petéquias dispersas, nega trauma associado.

Traz consigo um estudo analítico que demonstra:

Hemoglobina   6,3 g/dL   [13,5-17,5]

VGM   95 fL  [80-100]

Leucócitos   17 000/mm3  [4 500-11 000]

Neutrófilos   25 %  [54-62]

Linfócitos   6 %  [25-33]

Blastos  53 % 

Plaquetas   45 000/mm3  [150 000-400 000]

Qual é o diagnóstico mais provável deste doente?

Anemia aplásica

Anemia megaloblástica

Leucemia aguda

Linfoma

Síndrome mielodisplásico

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

6. Um homem de 35 anos está internado há 5 dias em Medicina Interna por um enfarte agudo do miocárdio sem supraelevação do segmento ST. Como antecedentes familiares o pai faleceu de morte súbita aos 45 anos e o seu irmão de 47 anos já teve 2 enfartes do miocardio. A evolução no internamento estava a correr bem, contudo hoje refere dor abdominal epigástrica, intensa, com irradiação para a região dorsolombar, em barra. Tem antecedentes pessoais de dislipidemia (valores elevados de LDL e triglicerideos). Hemodinamicamente estável e apirético. A palpação do abdómen revela dor na região epigástrica, sem defesa.

     

Os resultados dos estudos analíticos revelam:

Proteína Creativa   75 mg/L  [<10]

Amílase    700 U/L  [25-125]

Lipase 550 U/L  [15-60]

Leucócitos 011 000/mm3  [4 500-11 000] 

AST   87 U/L [15-40]  

ALT   103 U/L [10-40] 

Fosfatase alcalina  70 U/L [30-100]

GGT 74 U/L  [8-78]

Bilirrubina Total   1,0 mg/dL  [0,1-1,0]

Qual é o diagnóstico mais provável da dor abdominal deste doente?

Colangite aguda

Colecistite aguda

Doença ulcerosa péptica

Hepatite viral aguda

Pancreatite aguda