2ª Série - 1ª AAS - Parte 1

2ª Série - 1ª AAS - Parte 1

11th Grade

19 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

História - Absolutismo

História - Absolutismo

5th - 12th Grade

14 Qs

Mercantilismo

Mercantilismo

11th Grade

15 Qs

Revolução Russa

Revolução Russa

1st - 12th Grade

15 Qs

Reforma Religiosa e Contrarreforma

Reforma Religiosa e Contrarreforma

7th - 12th Grade

15 Qs

REVOLUÇÃO FRANCESA

REVOLUÇÃO FRANCESA

8th - 11th Grade

20 Qs

GUERRA FRIA

GUERRA FRIA

11th Grade

18 Qs

INDUSTRIALIZAÇÃO

INDUSTRIALIZAÇÃO

11th Grade

20 Qs

ERA VARGAS

ERA VARGAS

11th Grade

20 Qs

2ª Série - 1ª AAS - Parte 1

2ª Série - 1ª AAS - Parte 1

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Medium

Created by

Professor Serjão

Used 3+ times

FREE Resource

19 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

É considerada a mais importante rebelião do Período Regencial, seja pelo caráter popular e pelas atitudes tomadas, seja pela duração da revolta. Sua montagem começou desde o período da Independência do Brasil, quando a população do Pará, dominada pelos portugueses, não concordava com os episódios que se desenrolavam no cenário nacional, inclusive tendo sido contra a própria emancipação política liderada pelo príncipe regente D. Pedro.

O fragmento faz referência à revolta do Período Regencial denominada:

Balaiada

Cabanagem

Farroupilha

Revolta dos Malês

Sabinada

Answer explanation

A Cabanagem ocorreu no Pará e foi liderada pela população pobre que vivia em palafitas e cabanas às margens dos rios, daí o nome do movimento. Os revoltosos, que eram hostis ao sistema monárquico, conseguiram dominar a capital da província, Belém, porém foram vencidos.


2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Em fins do século XVIII e início do século XIX, começa a ocorrer o declínio da economia aurífera e a ascensão da economia cafeeira em virtude do crescente consumo do café no Brasil e da grande demanda do mercado europeu. Nesse contexto de elevação da produção do café, as relações de trabalho sofreram grandes mudanças, pois:

Os escravos passaram a ter maior reconhecimento e auxílios financeiros durante a fase da economia cafeeira.

Escravos e os imigrantes trabalharam juntos nas plantações de café pelo Brasil e ambos recebiam salários.

Escravos fundamentaram a principal mão de obra durante o desenvolvimento da economia cafeeira no Brasil.

Imigrantes foram utilizados como mão de obra por não terem qualificações e, assim, seus salários seriam mais baixos.

Imigrantes passaram a ser a mão de obra livre utilizada, por causa do fim do tráfico negreiro e do aumento do preço do escravo.

Answer explanation

A mão de obra dos imigrantes foi uma das alternativas encontradas pelo governo e pelos produtores rurais para o desenvolvimento da produção cafeeira e o atendimento das demandas internas e externas, pois a mão de obra escrava se tornava cada vez mais cara com a proibição do tráfico de escravos. Por meio do sistema de parceria, da imigração subvencionada e do sistema de colonato, o imigrante recebia salários ou condições para o seu desenvolvimento, o que não ocorria com os escravos.


3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O processo de expansão imperialista e neocolonialista por parte das grandes potências no século XIX buscava, especialmente, novos mercados consumidores e matérias-primas. A África, a Ásia e a Oceania foram os principais alvos desse processo expansionista, que teve como justificativa ideológica a:

Promoção de liberdade, igualdade e fraternidade entre as nações.

Promoção de igualdade social, política e econômica.

Necessidade de civilizar outros povos e territórios.

Necessidade do desenvolvimento tecnológico.

Promoção de uma cultura heterogênea.

Answer explanation

A ideologia imperialista afirmava que as grandes potências europeias eram superiores e mais civilizadas do que territórios como Ásia, África e Oceania, daí eles terem que desenvolver, como uma espécie de ação filantrópica, o processo de civilização destes territórios.


4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Na primeira Constituição do Brasil, outorgada em 1824, o poder era concentrado nas mãos do imperador por meio do Poder Moderador, o voto era baseado na renda e a Igreja era subordinada ao Estado. Prevaleciam, portanto, os interesses da aristocracia.

A segunda Constituição brasileira foi promulgada em 1891, e, entre suas características, pode-se destacar a:

Criação da estrutura dos quatro poderes.

Possibilidade de voto para homens e mulheres.

Persistência da falta de autonomia das províncias.

Permanência da subordinação da Igreja ao Estado.

Cobrança de impostos exercida pelo governo federal.

Answer explanation

A estrutura de quatro poderes foi criada na primeira Constituição, entretanto, na segunda Constituição, o Poder Moderador foi extinto. O voto tornou-se possível para homens maiores de 21 anos e alfabetizados, sendo mulheres, analfabetos, padres, mendigos e soldados, excluídos. As províncias adquiriram autonomia e tornaram-se estados, com possibilidades de aquisição de empréstimos no exterior. Ocorreu a separação entre Estado e Igreja, desobrigando a presença de imagens religiosas em muitas instituições. Com a divisão do poder em três, o executivo foi ocupado pelo presidente, e, a partir de então, o governo federal passou a exercer importantes atividades econômicas no país, como a cobrança de impostos.


5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Essa ilustração representa a situação social da França no período anterior à Revolução Francesa. A sociedade dessa época era:

Dividida em classes, com uma nobreza parasitária que detinha todos os privilégios, inclusive o de cobrar taxas das comunidades camponesas, especialmente daquelas consideradas revolucionárias.

Formada por moradores de castelos medievais, pertencentes a uma notável nobreza de sangue, que detinha todos os privilégios, inclusive o de escolher os padres que atuavam nas paróquias.

Dividida em ordens ou estados, sendo o clero e a nobreza, isto é, o primeiro e o segundo estados, detentores da maioria dos privilégios de terras e de rendas.

Constituída de uma nobreza togada, muito rica, proprietária de terras que extrapolavam as fronteiras da França e que se sustentava de impostos pagos pelos camponeses, como a talha e a corveia.

Composta de duas ordens – clero e nobreza –, sendo o clero a mais rica, embora dependesse das rendas advindas dos tributos que a nobreza togada era obrigada a pagar à Igreja e dos impostos pagos pelos comerciantes.

Answer explanation

A sociedade francesa durante o Antigo Regime era semifeudal, composta por estamentos ou ordens que eram representados na Assembleia dos Estados Gerais. Havia três ordens: o clero, a nobreza e a terceira ordem, composta pelos demais grupos da sociedade.


6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

A caricatura, produzida no início do século XIX pelo

inglês James Gillray, retrata o primeiro-ministro britânico

William Pitt e o imperador francês Napoleão Bonaparte.

Uma explicação para o desenho é

A partilha da África e da Ásia como resultado da política imperialista adotada pelos países europeus.

A divisão da América em resposta ao Tratado de Tordesilhas, que garantia o domínio dessa região entre Portugal e Espanha.

A disputa por mercado consumidor entre Inglaterra e França devido aos efeitos das revoluções Industrial e Francesa.

O domínio do comércio marítimo pelos ingleses como consequência dos Atos de Navegação.

A disputa entre ingleses e franceses pelo domínio das regiões ricas em metais preciosos na América.

Answer explanation

A França napoleônica desenvolveu sua indústria e adotou uma política imperialista na busca por mercado consumidor. Dessa forma, Napoleão encontrava na Inglaterra seu grande empecilho. Para derrotar os ingleses, Napoleão adotou o Bloqueio Continental.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

"Brasileiros! Salta os olhos a [...] perfídia, são patentes os reiterados perjuros do imperador, e está conhecida a nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são feitas para os povos e não os povos para elas. Eis, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos [...], desprezemos as instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa."

Sobre a Confederação do Equador:

O trecho “os reiterados perjuros do imperador” (linha 2) faz referência à extinção das tarifas alfandegárias favoráveis aos produtos ingleses.

“As constituições” (linhas 5-6) referem-se à Carta Magna em vigor, que era liberal e estabelecia a autonomia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O trecho “um modo análogo às luzes do século em que vivemos” (linha 9) é relativo ao sistema monárquico parlamentarista.

O trecho “sistema defeituoso em sua origem” (linha 4) se relaciona à monarquia absolutista e hereditária.

O trecho “as instituições oligárquicas” (linha 10) se refere ao sistema fundamentado no poder dos coronéis nordestinos e dos barões do café.

Answer explanation

A Confederação do Equador foi uma revolta das províncias nordestinas e visava separar o Nordeste do Brasil. Os revolucionários criticavam a monarquia absolutista e inspiravam-se no regime republicano e democrático dos Estados Unidos da América.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?