História do Paraná - UEM

História do Paraná - UEM

11th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

COLÔNIAS IMIGRANTES

COLÔNIAS IMIGRANTES

8th Grade - University

14 Qs

História Econômica do Paraná - Cidades e Indústria

História Econômica do Paraná - Cidades e Indústria

3rd Grade - University

10 Qs

Ouro e Mineração no Brasil

Ouro e Mineração no Brasil

7th Grade - University

10 Qs

Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa

11th Grade

12 Qs

CICLO DO OURO - BRASIL COLONIAL

CICLO DO OURO - BRASIL COLONIAL

11th Grade

11 Qs

Ferrovia do Paraná

Ferrovia do Paraná

2nd Grade - University

11 Qs

História Econômica do Paraná

História Econômica do Paraná

11th Grade

10 Qs

Questionário sobre o Paraná

Questionário sobre o Paraná

3rd Grade - University

10 Qs

História do Paraná - UEM

História do Paraná - UEM

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Hard

Created by

LEANDRO CORDEIRO

Used 8+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

1) PAS/UEM 2023 - Durante o século XIX, o fluxo imigratório ocorrido no Paraná se caracterizou pela diversificação, pois os imigrantes procediam de diferentes regiões da Europa. Sobre esse fenômeno histórico, assinale o que for correto.


01) Fundada no final do século XIX, a Colônia Cecília foi um núcleo de imigrantes que se organizou sob os princípios do anarquismo. O italiano Giovanni Rossi, seu fundador, cogitou outros países como os Estados Unidos e o Uruguai para imigrar, mas veio para o Brasil e fundou a colônia em terras paranaenses.


02) Na segunda metade do século XIX, os imigrantes ingleses se fixaram ao redor de Curitiba e formaram núcleos coloniais que se orientavam pelos princípios do socialismo utópico, que idealizava uma comunidade agrícola longe da escravidão e do uso do dinheiro.


04) Os presidentes da Província do Paraná criaram entraves políticos que dificultaram a entrada de imigrantes durante a primeira metade do século XIX. Defendiam a ideia de que o sistema de colonização deveria contemplar os colonos nacionais, pois eram mais laboriosos e determinados.

08) Com a vinda de colonos para a Província do Paraná, o governo objetivou estimular o desenvolvimento da agricultura de subsistência e garantir o abastecimento dos núcleos urbanos com produtos agrícolas.


16) Durante o século XIX, os imigrantes alemães passaram pelas terras do Paraná, mas não constituíram núcleos coloniais. Seu objetivo era se estabelecer em regiões mais meridionais do Brasil devido ao clima, mais parecido com o da Alemanha.


2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

2) PAS/UEM 2023 - A respeito da história do Paraná e da exploração de seus recursos naturais, assinale o que for correto.


01) Historicamente, as culturas permanentes não se destacam no âmbito do setor agrícola paranaense.


02) Muitos imigrantes italianos tornaram-se pequenos proprietários de terras no Paraná e nos demais estados do Sul do Brasil.


04) Devido à grande quantidade de esgoto doméstico proveniente da Região Metropolitana de Curitiba e de cidades localizadas ao longo de seu curso, o Rio Iguaçu é um dos mais poluídos do Brasil.


08) O cultivo das denominadas Agroflorestas tem sido incentivado no litoral e no Vale da Ribeira. Nessas regiões se encontram grandes áreas com cobertura florestal nativa.


16) Em meados do século XX, a industrialização da capital paranaense atraiu milhões de nordestinos para a Região Metropolitana de Curitiba.


3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

3) PAS/UEM 2022 - Sobre aspectos históricos da colonização do Paraná e sua hidrografia, assinale o que for correto.


01) Durante o período colonial, o território brasileiro foi dividido em capitanias hereditárias. O atual litoral paranaense pertencia a duas delas: a região situada ao norte de Paranaguá pertencia à capitania de São Vicente; a região situada ao sul de Paranaguá pertencia à capitania de Santana.


02) Próximos à foz do rio Piquiri, que representa um dos principais rios da rede hidrográfica paranaense, estão as ruínas da Ciudad Real del Guairá, construída pelos espanhóis no século XVI e destruída pelos bandeirantes no século XVII.


04) O rio Tibagi, o maior do sistema hidrográfico do Paraná e um dos afluentes do rio Ivaí, estabelece a divisão da fronteira entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.

08) Na primeira metade do século XVII, os padres jesuítas espanhóis fundaram no território paranaense as reduções jesuíticas, aldeamentos indígenas que se localizavam perto dos rios Piquiri, Ivaí, Paranapanema, Tibagi e Iguaçu.


16) Na hidrografia paranaense, o rio Paraná estabelece fronteira com o estado de São Paulo e possui, como afluentes, os rios Chopim e Negro.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

4) PAS/UEM 2022 - Sobre o processo de colonização e o uso de recursos naturais do atual território paranaense, assinale o que for correto.


01) Os bandeirantes realizaram as primeiras ações de evangelização em terras hoje pertencentes ao território paranaense.


02) Os conflitos entre Portugal e Espanha, resultantes da ocupação do território brasileiro, intensificaram-se após a revogação do Tratado de Tordesilhas na primeira metade do século XV.


04) O Tratado de Madri, assinado no final do século XVII, resultou em uma diminuição latitudinal da fronteira do Brasil pela cessão à Coroa espanhola das terras portuguesas localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio.


08) As missões jesuíticas criadas no atual território paranaense atuaram paralelamente ao ciclo da cultura canavieira do litoral nordestino.


16) Amplamente explorado como a primeira riqueza natural do solo brasileiro, o pau-brasil é uma das espécies naturais nativas da Mata Atlântica e pode ser encontrado em território paranaense.


5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

5) Vestibular/UEM 2022 - Sobre a imigração europeia para territórios paranaenses no século XIX, assinale o que for correto.


01) Os imigrantes europeus foram atraídos para o Paraná principalmente pela Lei de Terras, que garantia o direito de posse de terras devolutas que viessem a ocupar e o financiamento das primeiras lavouras.


02) Na década de 1820, o Barão de Antonina estabeleceu o primeiro núcleo de imigrantes de origem alemã em território paranaense; localizado às margens do rio Negro, esse núcleo transformou-se na cidade de Rio Negro.


04) A colônia Tereza Cristina foi fundada às margens do rio Ivaí, em 1847, pelo médico francês Jean Maurice Faivre. Essa colônia de imigrantes franceses foi organizada a partir de princípios do socialismo.


08) Os imigrantes europeus não encontraram dificuldades no Paraná; a boa infraestrutura nas proximidades das colônias e o fácil escoamento da produção propiciaram sua fixação, de modo que raramente deixavam a província.


16) A primeira colônia fundada com o auxílio do governo da província do Paraná foi Assungui, em 1859, ao norte de Curitiba, na região do Vale do Ribeira.


6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

6) PAS/UEM 2021 - Sobre o processo de povoamento e de ocupação do território que atualmente compreende o estado do Paraná, assinale o que for correto.


01) Na segunda metade do século XVI, a parte ocidental do estado pertencia à coroa espanhola, que estabeleceu na região povoações como as de Outiveros e Cidade Real do Guairá, junto à foz do rio Piquiri, e a de Vila Rica do Espírito Santo, nas proximidades dos rios Corumbataí e Ivaí.


02) No início do século XVII, o trabalho missionário realizado pelos jesuítas espanhóis junto aos indígenas da região oeste do estado contou com o apoio dos moradores das vilas instaladas pela coroa espanhola, os quais defendiam a conversão dos índios e eram contrários à sua escravização.


04) O lento povoamento do litoral do estado se justifica pela ausência de riquezas minerais na região. Sem o estímulo dos metais preciosos, as pessoas se deslocaram para outras regiões do Brasil.


08) No final do século XVII, pessoas de regiões mais ao sul do Brasil fixaram-se no norte do estado e passaram a se dedicar ao plantio e à comercialização da erva-mate. Essa atividade econômica estimulou a criação de pequenas vilas na região.


16) A expansão da pecuária no segundo planalto paranaense, ocorrida a partir do século XVIII, proporcionou a instalação de grandes fazendas, a formação de povoados e a integração da região à estrutura econômica brasileira.

7.

MULTIPLE SELECT QUESTION

5 mins • 6 pts

7) Vestibular/UEM 2021 - A chegada dos primeiros europeus aos territórios indígenas do Paraná data do início do século XVI. Sobre o processo de ocupação europeia no litoral paranaense, assinale o que for correto.


01) O litoral do atual estado do Paraná fazia parte de duas capitanias hereditárias: São Vicente e Santana, que tinham como donatários Martin Afonso de Souza e Pero Lopes de Souza, respectivamente.

02) Os jesuítas conheciam a região litorânea do atual estado do Paraná desde o início do processo de ocupação, mas somente no início do século XVIII fundaram o Colégio dos Jesuítas, onde atualmente funciona o Museu de Arqueologia e Etnografia de Paranaguá.


04) Uma das primeiras informações acerca da baía de Paranaguá procede do mapa da região feito por Hans Staden, que ali naufragou.


08) A fundação de Antonina (povoamento surgido em função da presença de faiscadores de ouro na região) ocorreu no início do século XVIII (com a construção da capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa). Tornou-se vila somente em fins daquele século.


16) Em Paranaguá, o início das atividades do tropeirismo ficou sob a responsabilidade de espanhóis, que compravam animais no Rio Grande do Sul e os vendiam para os portugueses.


Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?