Segundo Reinado

Segundo Reinado

3rd Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Dia da Independência

Dia da Independência

3rd Grade

15 Qs

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

1st - 12th Grade

10 Qs

Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

Recuperação Ciclos Econômicos do Paraná

3rd Grade

10 Qs

Quiz de História e Geografia

Quiz de História e Geografia

3rd Grade

10 Qs

Grandes Navegações

Grandes Navegações

3rd Grade

12 Qs

Humanismo e Classicismo

Humanismo e Classicismo

1st - 3rd Grade

15 Qs

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

3rd Grade

10 Qs

8º ano C O iluminismo

8º ano C O iluminismo

3rd Grade

10 Qs

Segundo Reinado

Segundo Reinado

Assessment

Quiz

History

3rd Grade

Medium

Created by

Leticia Souza

Used 1+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar que:

ambos colaboraram para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao centralismo imperial.

as divergências entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade no sistema parlamentar.

organizado de baixo para cima, o parlamentarismo brasileiro chocou-se com os partidos Liberal e Conservador de composição elitista.

Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.

os partidos tinham sólidas bases populares e o parlamentarismo seguia e praticava rigidamente o modelo inglês.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

No século XIX, a imigração europeia para o Brasil foi um processo ligado:

a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.

a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.

às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.

à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.

à política oficial de povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer mão de obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O Reinado de D. Pedro II foi marcado por ações que demonstravam o interesse da Monarquia em estimular o crescimento intelectual da nação. Considerando-se essa informação e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, entre as principais ações nesse sentido, se destaca:

a criação de instituições de ensino – como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada à formação das elites, cumpriu importante função na pesquisa e na prospecção de minerais.

a fundação do Museu da Inconfidência – um museu-escola –, que representou um ato de reparação aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Inconfidência Mineira, de seus ilustres intelectuais.

o financiamento da vinda da Missão Artística Francesa, que se propôs estimular e ensinar as mais diversas formas de expressão artística a artistas brasileiros.

o resgate e proteção do Barroco Mineiro – e, conseqüentemente, de Aleijadinho, seu principal representante como forma de valorização da produção cultural brasileira.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como:

o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.

a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização.

a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista.

o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.

a adoção do sufrágio universal nas eleições federais e a centralização do poder.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Em relação ao Segundo Reinado e à economia cafeeira, é incorreto afirmar que:

o cultivo do café tornou-se o estabilizador da economia do império, reforçando o sistema de dominação dos senhores rurais.

a decretação do Bill Aberdeen ampliou o mercado consumidor de café no Oeste Paulista e região do Vale do Paraíba, consolidando o escravismo.

de 1830 a 1880, quase toda a energia econômica voltou-se para o cultivo do café, que se expandia consideravelmente.

as estradas de ferro foram aparecendo em decorrência do aumento das regiões cultivadas e da necessidade de solucionar a questão dos transportes.

a solução para a falta de mão de obra cafeeira após 1850 apoiou-se no incentivo à imigração, cujas primeiras iniciativas estavam ligadas à firma Vergueiro&Cia.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai. O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão. Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.

o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.

o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.

a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A partir da segunda metade do século XIX, o Brasil viu surgir gradativamente o declínio da mão de obra escrava e a introdução da mão de obra livre do imigrante, que se dirigiu à lavoura cafeeira. Sobre a relação café – mão de obra, assinale a alternativa correta.

o café prosperou na Bahia, que já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo assalariado.

a lavoura cafeeira se estendeu do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para trabalharem como meeiros ou terceiros.

o café se instalou desde o Pará até São Paulo. Foi o responsável pela chegada dos japoneses, que tiveram muita dificuldade de adaptação (dada a diferença da língua e dos costumes), logo superadas. São eles, os responsáveis pela instalação de sítios e chácaras no Brasil.

o café, produzido em latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante, alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio entre os trabalhadores e os patrões.

a lavoura cafeeira, por se adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais. Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e, depois, através do sistema de colonato.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?