Revisão III B.- 7. ano - História

Revisão III B.- 7. ano - História

7th Grade

31 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Sociedade Açucareira Colonial

Sociedade Açucareira Colonial

7th Grade

30 Qs

Expansão da colônia portuguesa

Expansão da colônia portuguesa

7th Grade

28 Qs

AVALIAÇÃO: TRÁFICO NEGREIRO

AVALIAÇÃO: TRÁFICO NEGREIRO

7th Grade

30 Qs

Idade Média - Europa e Islã

Idade Média - Europa e Islã

7th Grade

36 Qs

Américo Moura

Américo Moura

7th Grade

35 Qs

Recuperação de História: 2º bimestre, 7º ano A

Recuperação de História: 2º bimestre, 7º ano A

7th Grade

28 Qs

Grade 7 History final exam, 3rd term

Grade 7 History final exam, 3rd term

7th Grade

35 Qs

Revisão de História, Ruth Neves, 7ºB

Revisão de História, Ruth Neves, 7ºB

7th Grade

26 Qs

Revisão III B.- 7. ano - História

Revisão III B.- 7. ano - História

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Hard

Created by

Marli Arabi

Used 9+ times

FREE Resource

31 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Quando Hernan Cortés pisou em solo mexicano em 1519, havia na região mesoamericana entre 15 e 30 milhões de indígenas. Ao final do século XVI, mal restavam dois milhões. Embora as guerras e a exploração tenham liquidado muitos indígenas, foram as epidemias que dizimaram a população. Quais doenças doenças, afetaram os nativos, exceto:

Varíola

Gripe

Tétano

Sarampo

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Dia de Ação de Graças, sobre esse feriado é correto afirmar que:

Desde a dinastia dos Tudor, o anglicanismo tornou-se a religião oficial da Inglaterra, e isso gerou condições de intolerância em relação aos católicos e aos puritanos.

Feriado que comemora a Páscoa nos EUA. Esse feriado é de suma importância para os americanos, uma vez que são historicamente vinculados aos pais puritanos.

No governo dos Stuart, no século XVII, o clima mudou, e os puritanos passaram a ser perseguidos. Foi então que, para fugir às ameaças da realeza, parte deles preferiu abandonar a Europa e buscar, na América, um novo lugar para reconstruir suas vidas. O intuito era reproduzir, nas colônias da “Nova Inglaterra”, a vida que levavam na Europa, seguindo lá as rígidas regras de sua religião.

Feriado de agradecimento dos pais puritanos que vieram à América. Nessa comemoração, festejam a tomado de posse da terra, após o massacre aos nativos americanos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Após a necessidade de colonizar o que viria a se chamar Brasil, houve uma mudança em relação às percepções sobre os nativos que habitam a costa brasileira. Esses passaram a ser visto como:

Os nativos passaram a ser descritos como como pessoas de capacidade limitada – totalmente dependentes da natureza, “crianças grandes”, de religião grosseira. Desvaloriza seus saberes e modo de vida.

Os grupos indígenas passaram a ser reconhecidos como possuidores de uma cultura inadaptada ao seu meio.

Os indígenas passaram a ser retratados com respeito, dignos e com sabedoria capaz de auxiliar aos portugueses na ocupação do território.

Os nativos foram todos extintos, pois sua permanência no litoral podia colocar em risco o projeto português de posse da terra. Hoje, sabemos da existência desses nativos por meio de documentos escritos pelos portugueses da época.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Quais dos textos abaixo pode ser considerado eurocêntrico:

.De uma forma geral, em todas as culturas, os mitos e as lendas surgem como formas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitos mitos explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura, e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses

Ao descobrirem o Brasil, os europeus encontraram no país um povo de baixa civilização: os índios. Entregues à lei da natureza, viviam completamente nus ou simplesmente enfeitados por penas de pássaros e fibras vegetais. […] Como crianças grandes, simples e ingênuas, não pensavam no futuro. A terra, rica e fértil, lhes provia de tudo […]. A sua religião consistia em superstições grosseiras

Mandioca - o pão indígena
Mara era uma jovem índia, filha de um cacique, que vivia sonhando com o amor e um casamento feliz. Certa noite, Mara adormeceu na rede e teve um sonho estranho. Um jovem loiro e belo descia da Lua e dizia que a amava. O jovem, depois de lhe haver conquistado o coração, desapareceu de seus sonhos como por encanto. Passado algum tempo, a filha do cacique, embora virgem, percebeu que esperava um filho. Para surpresa de todos, Mara deu à luz uma linda menina, de pele muito alva e cabelos tão loiros quanto a luz do luar.

Há 500 anos, quando navegantes europeus chegaram às costas do território que mais tarde receberia o nome de Brasil, encontraram‑se diante de populações indígenas que ali viviam havia pelo menos 500 séculos. Milênios de adaptação tinham permitido que o acúmulo de conhecimentos e de técnicas de sobrevivência constituísse a base cultural dessas sociedades indígenas.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre o termo "descobrimento", é correto afirmar, exceto:

O termo “descobrimento” vem sendo muito discutido. Se usado na acepção de encontrar algo nunca antes encontrado – o termo é totalmente inadequado: as terras brasileiras já eram habitadas há muitos séculos.

Se o termo descobrimento, for entendido como tomada de conhecimento de algo antes não sabido pode ser compreendido: os portugueses descobriram terras que eles – os portugueses – não conheciam até então.

 

Em nada o termo "descobrimento" pode ser atribuído ao território brasileiro. Pois, aqui existiam culturas milenares e foram completamente desrespeitada pelos colonizadores europeus.

"O dia 22 de abril de 1500 " marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV. A partir desse acontecimento, a presença portuguesa no território foi constante, embora diminuta no início. A partir da década de 1530, medidas coloniza tórias foram implantadas aqui."

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre a Mita e/ ou a Encomienda, aponte a questão errada:

A mita era um sistema de trabalho compulsório, enquanto a encomienda e a escravização de africanos eram baseadas na cooperação voluntária dos trabalhadores. A mita e a encomenda foram empregadas exclusivamente na mineração e a escravização dos africanos na agricultura.

A mita envolvia a prestação de serviços temporário e rotativos dos indígenas para as autoridades coloniais ou proprietários de minas ou de terras. Os trabalhadores escravizados eram considerados propriedade de seus senhores, e essas condição se estendia a seus descendentes.

Os espanhóis ao chegarem na América buscavam se aliar aos povos conquistados pelos astecas.  Aos espanhóis era uma forma de combater seus dominadores imediatos, aos nativos, essa aliança era uma forma de se verem livres dos astecas.  Poderíamos dizer que usaram a lógica: “os inimigos de meus inimigos são meus amigos”. Esses grupos descobriram mais tarde que os espanhóis também eram conquistadores que lhes subjugariam.

Os espanhóis tomaram de forma violenta o território ocupado pelas sociedades indígenas americanas, desrespeitavam as formas seculares de vida. Além disso, os povos nativos foram forçados a trabalhar para os colonizadores na mineração, agricultura e até no transporte de mercadorias.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

 

 Por que os portugueses não se fixaram no território brasileiro, nas primeiras décadas da ocupação:

Os portugueses sempre se interessaram em colonizar o Brasil. Entretanto, nos primeiros anos isso não ocorreu devido a falta de portugueses interessados em navegarem até o Brasil.

Os portugueses e os espanhóis, não se interessaram em ocupar efetivamente as novas terras descobertas, pois tinham a garantia das demais nações do respeito às suas posses nas Américas.

Porque os portugueses se interessavam em comercializar produtos, bens, metais preciosos que já estivessem “prontos”. À época acreditava-se que a riqueza vinha da comercialização, não da produção. Como não encontraram produtos valiosos – como as especiarias – ou metais preciosos, deram pouca importância ao território.

O desinteresse em colonizar o Brasil, se deveu principalmente pelo grande terremoto que atingiu Portugal à época do descobrimento. Todas as atenções da coroa portuguesa, estavam voltadas para a recuperação do país.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?