Dor aguda - LMF 5 med

Dor aguda - LMF 5 med

University

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

LESÕES ESPORTIVAS

LESÕES ESPORTIVAS

University

10 Qs

Questionário - Gota

Questionário - Gota

University

8 Qs

Problemas Gastrointestinais

Problemas Gastrointestinais

University

10 Qs

Ansiedade

Ansiedade

9th Grade - University

9 Qs

Atividade Avaliativa - Recursos Terapêuticos II - DP

Atividade Avaliativa - Recursos Terapêuticos II - DP

University

6 Qs

Queimaduras

Queimaduras

University

8 Qs

HISTOLOGÍA / SISTEMA RESPIRATORIO

HISTOLOGÍA / SISTEMA RESPIRATORIO

University

10 Qs

QUIZ 2 - RECURSOS II

QUIZ 2 - RECURSOS II

University

8 Qs

Dor aguda - LMF 5 med

Dor aguda - LMF 5 med

Assessment

Quiz

Other

University

Easy

Created by

jucamposv apple_user

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Em relação à dor aguda ou crônica, assinale a alternativa correta:

Na abordagem de dor aguda, enquanto se tenta diagnosticar a abolir (quando possível) a causa da dor, não se deve administrar analgésicos potentes, pelo risco de mascarar o quadro, causar dependência psíquica ou física.

A dor crônica (com mais de 6 meses de duração) geralmente tem uma causa conhecida e tratável.

A dor crônica raramente se associa com sintomas de ansiedade e depressão.

Nos casos de dor crônica a anamnese permite separar, com relativa facilidade o que é a dor propriamente dita, daquilo que seria o sofrimento dela decorrente.

Num indivíduo com dor crônica a resposta repetida a placebo não exclui a possibilidade de causa orgânica para a dor e deve-se completar a investigação diagnóstica.

Answer explanation

Media Image

A alternativa “e” está correta, expectativas de alívio da dor conduzem à analgesia com placebo, compreensão de como as expectativas de melhora desencadeiam sistemas biológicos distintos para modelar resultados analgésicos terapêuticos tem sido o foco de estudos recentes de farmacologia e neuroimagem no campo da dor. Descobertas recentes indicam que os efeitos do placebo podem imitar as ações de analgésicos reais e promover a liberação endógena de opioides e não opioides em humanos, por exemplo. O apoio social e a aprendizagem observacional também contribuem para os efeitos analgésicos do placebo. Traços psicológicos distintos podem modular as expectativas de analgesia, que facilitam os mecanismos de controle da dor cerebral envolvidos na redução da dor. Dessa forma, a resposta ao placebo na dor crônica não exclui causa orgânica.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Sobre a dor, assinale a alternativa correta.

Os nociceptores são responsáveis pela transdução.

A dor neuropática tem como principal característica a melhora à noite e nos meses mais frios.

A migrânea é um exemplo clássico de dor somática superficial.

A pregabalina atua nos receptores opioides do sistema nervoso central, principalmente μ1 e μ2.

A presença de injúria tecidual é essencial para a explicação do fenômeno doloroso.

Answer explanation

Media Image

Correta A: a dor nociceptiva apresenta 4 etapas: transdução, transmissão, modulação e percepção. A transdução é a primeira etapa e envolve o recebimento do estímulo doloroso pelo nociceptor e a transformação em potencial de ação. No esquema abaixo fica mais fácil compreender todo o caminho percorrido desde a formação do estímulo doloroso até sua interpretação no encéfalo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O primeiro passo na sequência do evento que origina o fenômeno da dor é a transformação dos estímulos agressivos em potenciais de ação que são transferidos das fibras nervosas periféricas para o sistema nervoso central. Assinale a alternativa que apresenta quais são as fibras consideradas nociceptivas, ou seja, que transmitem o estímulo da dor.

Fibras A alfa e A beta

Fibras A beta e A gama

Fibras C e A gama

Fibras A alfa e C

Fibras A delta e C

Answer explanation

Media Image

  • Fibras Aδ: são fibras mielinizadas que transmitem dor aguda e bem localizada, normalmente associada a estímulos mecânicos e térmicos intensos.

  • Fibras C: são fibras não mielinizadas que transmitem dor difusa e mais prolongada, associada a estímulos químicos e térmicos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A sensação de dor ocorre quando estímulos químicos, físicos ou mecânicos são transformados em potenciais de ação e esta informação gerada deve ser conduzida até o sistema nervoso central. Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo da gênese da dor na qual os estímulos são transformados em potenciais de ação.

Modulação

Transdução

Transmissão

Percepção

Answer explanation

Media Image

A transdução é a etapa em que os estímulos nocivos (químicos, físicos ou mecânicos) são convertidos em impulsos elétricos (potenciais de ação) pelos nociceptores, que são os receptores sensoriais responsáveis por detectar a dor.

As outras etapas no processo de gênese da dor são:

  • Modulação: Refere-se à alteração ou regulação dos sinais de dor à medida que eles viajam pela medula espinhal e cérebro.

  • Percepção: É a etapa em que o cérebro reconhece e interpreta a sensação de dor.

  • Transmissão: Refere-se ao envio dos impulsos nervosos da periferia para o sistema nervoso central.

  • Penetração: Não é uma etapa usada no processo da dor.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Do ponto de vista clínico e utilizando critério temporal proposto pela IASP (Associação Internacional de Estuo sobre a Dor), a dor pode ser classificada em diferentes tipos. Além do tempo, o mecanismo patofisiológico da dor pode ser utilizado para classificá-la. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta uma dor que acomete pele e tecidos mais profundos, caracterizada pela ativação de receptores de dor presentes no tecido muscular lesionado, bem localizada.

Dor nociceptiva visceral

Dor neuropática periférica

Dor nociceptiva somática

Dor crônica centralizada

Answer explanation

Media Image

  • A dor nociceptiva somática é caracterizada pela ativação de nociceptores (receptores de dor) localizados na pele, músculos, articulações, ossos e tecidos mais profundos. Esse tipo de dor é bem localizada e ocorre em resposta a uma lesão ou inflamação nessas áreas.

    As outras opções não são adequadas:

    • Dor nociceptiva visceral (a): Refere-se à dor que acomete os órgãos internos, geralmente mal localizada e com características diferentes da dor somática.

    • Dor neuropática periférica (b): Resulta de lesões ou disfunções no sistema nervoso periférico, sendo descrita como queimação, choque ou formigamento.

    • Dor crônica centralizada (d): Relacionada a alterações no processamento da dor no sistema nervoso central, geralmente não associada a lesão direta.