HIDROSFERA

HIDROSFERA

University

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

 China e Desafios Ambientais

China e Desafios Ambientais

University

12 Qs

Camadas da Terra

Camadas da Terra

University

10 Qs

Escassez e contaminação das águas

Escassez e contaminação das águas

7th Grade - University

12 Qs

Meu Brasil brasileiro

Meu Brasil brasileiro

University

10 Qs

Visita de Estudo 8º Ano

Visita de Estudo 8º Ano

11th Grade - University

11 Qs

Quiz de Geografia: Relevo Terrestre e Hidrografia

Quiz de Geografia: Relevo Terrestre e Hidrografia

8th Grade - University

10 Qs

Quiz sobre Agricultura Comercial

Quiz sobre Agricultura Comercial

6th Grade - University

10 Qs

Meteorologia

Meteorologia

University

10 Qs

HIDROSFERA

HIDROSFERA

Assessment

Quiz

Geography

University

Hard

Created by

Maurício Júnior

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O meio ambiente urbano concentra população, indústrias, serviços e construções e, por isso, consome muitos recursos naturais, sobretudo água e energia. A água é um recurso natural não renovável, e as fontes atuais de energia, consumidas na maioria das cidades do mundo, são também esgotáveis. Essa realidade aponta para a necessidade de estabelecer alguns parâmetros e criar políticas no sentido de evitar o desperdício. Para a promoção da sustentabilidade nas cidades, são necessárias medidas como:


A ampliação da área geográfica utilizada e modificada ao redor das cidades, para a produção de energia e armazenamento de água.

A intensa urbanização e a consequente metropolização e conurbação requerem um planejamento conjunto sobre políticas integradas de infraestrutura de consumo e distribuição de água e energia.

A construção de usina hidrelétrica deve ser estimulada em todos os países, pois ela representa uma fonte renovável de energia limpa e de água potável, com mínimos impactos socioambientais.

O maior consumo de água e energia nas cidades deve ser voltado para a produção de bens de capital e de manufaturados, principais elementos de promoção da qualidade de vida urbana.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se

A

a distribuição desigual do recurso e a possibilidade de escassez hídrica.

a homogeneidade da matriz energética nacional e o predomínio de assentamentos litorâneos.

a transposição do recurso e a criação artificial de demandas.

a valorização de áreas bem abastecidas e os fluxos migratórios de transumância.

a perda do recurso por mau uso e o desequilíbrio na ocupação de bacias hidrográficas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Realizou-se entre 12 e 17 de março desse ano, na cidade francesa de Marseille, o 6o Fórum Mundial da Água, denominado “tempo de soluções”. Entre seus pontos principais, o fórum pregava:
• garantir o acesso e o direito à água.
• melhorar o acesso ao saneamento integrado para todos.
• melhorar a higiene e a saúde através da água e do saneamento.
• prevenir e responder aos riscos e às crises relacionadas com a água.
• contribuir para a cooperação e para a paz através da água.

Associando-se os objetivos do Fórum Mundial e o mapa da distribuição da água no mundo, podemos inferir que:

o recurso água se encontra distribuído de maneira igualitária no planeta, não havendo a necessidade de garantir a nenhuma nação “o acesso e o direito à água”.

o continente americano encontra-se em uma situação delicada em relação à água, já que a maioria absoluta dos países que o formam enfrenta escassez física desse recurso.

o Oriente Médio, apesar de apresentar escassez física de água em grande parte de sua área, nunca apresentou, ao longo da história, disputas relacionadas à questão hídrica.

a Europa apresenta situação confortável, em nível mundial, em relação à questão da água, com grande parte de sua área situada em área de pouca ou nenhuma escassez desse recurso.

na África, apesar de ser o continente mais pobre do espaço geográfico mundial, ao menos em relação à questão hídrica, não apresenta nenhuma situação de carência.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Em dia mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) pede acesso universal a serviços de água e saneamento

Publicado em 22/03/2019

 

“Dirigentes da ONU pediram nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, que países ‘não deixem ninguém para trás’ no acesso a serviços de água potável e saneamento básico. Atualmente, estima-se que 2,1 bilhões de pessoas no mundo vivam sem água própria para o consumo humano. Organização alerta que degradação ambiental, crescimento populacional e mudanças climáticas poderão agravar desafios de oferta e disponibilidade dos recursos hídricos."

Fonte: https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-onu-pede-acesso-universal-a-servicos-de-agua-e-saneamento/, acessado em 17/07/2019.

 

Em relação aos problemas mundiais que envolvem o acesso à água e ao saneamento básico, marque a alternativa CORRETA:

O acesso à água potável é uma questão ligada apenas às condições climáticas vigentes em cada região do planeta e independe das condições sociais, econômicas e políticas.

As condições climáticas somadas aos aspectos sociais, econômicos e políticos de cada região do globo interferem decisivamente no acesso aos serviços de água e saneamento.

A crise hídrica não é mais um problema isolado, embora só afete os países localizados nas regiões de climas áridos e semiáridos dos continentes africano e asiático.

O texto apresenta uma visão otimista para a questão da água, pois o número de pessoas no mundo sem acesso à água adequada ao consumo humano é pequeno.

Não se verifica no texto uma preocupação com a interferência antrópica no esgotamento dos recursos hídricos em escala mundial nas próximas décadas.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

A pegada hídrica é fundamental para um país quantificar seu uso de água, objetivando conservar este precioso recurso natural. Com base no gráfico, a maior utilização seria

no comércio

na saúde

na indústria

na agricultura

no setor terciário

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Conforme demonstrado na figura, o ciclo da água apresenta diversas etapas, a infiltração e o retorno da água ao solo é uma delas. Considerando o processo de infiltração em um solo próprio de uma paisagem com características urbanas e rurais, infere-se que:

como o subsolo tem em sua composição areia, cascalho, rocha e outros sedimentos, que funcionam como um filtro do solo, não existe o risco de o agrotóxico utilizado nas plantações afetar em grande proporção a água subterrânea. O que torna dispensável uma preocupação excessiva com a quantidade de agrotóxico utilizado.

devido ao crescimento da população e exploração do meio ambiente, novas tecnologias de exploração da água foram desenvolvidas, de modo que há equilíbrio entre a quantidade de volume de água extraída para abastecimento e a reposição natural pelo ciclo d’água.

o campo de onde se obtém a produção de alimentos consegue colaborar no aumento da evapotranspiração da água nas extensas plantações, o que contribui para uma precipitação constante e equilibrada.

a quantidade de água localizada no subsolo pode ser afetada e ter uma considerável redução em virtude da grande quantidade de pavimentação e edificações resultantes do crescimento das cidades, pois a água das chuvas não consegue infiltrar ao nível do lençol freático.

exceto a água subterrânea dos lençóis freáticos, obtida através de poços, ainda não é possível a exploração da água localizada no nível abaixo, nos lençóis artesianos, pois a tecnologia não consegue extrair com segurança a água acumulada em aquíferos e contribuir na irrigação de áreas com escassez de chuvas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Os antigos filósofos, observando o grande volume de água de rios como o Nilo, Reno e outros, imaginavam que as chuvas eram insuficientes para alimentar tão consideráveis massas de água. Foi no século XVIII que Pierre Pernault mediu a quantidade de chuva durante três anos na cabeceira do rio Sena. Também mediu o volume de água do referido rio e chegou à conclusão de que apenas a sexta parte se escoava e o restante era evaporado.

LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).

A investigação feita por Pierre Pernault contribuiu diretamente para a explicação científica sobre

intemperismo químico.

rede de drenagem.

degelo de altitude.


erosão pluvial.

ciclo hidrológico.