Filosofia Correção Prova Paulista

Filosofia Correção Prova Paulista

2nd Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Liderança e Ética

Liderança e Ética

2nd Grade

10 Qs

2º ano COPE

2º ano COPE

2nd Grade

10 Qs

Ética professor Afonso

Ética professor Afonso

2nd Grade

10 Qs

FILOSOFIA 2ª SÉRIE IV BIM

FILOSOFIA 2ª SÉRIE IV BIM

2nd Grade

10 Qs

Violência - 2º anos - Filosofia

Violência - 2º anos - Filosofia

2nd Grade

10 Qs

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

Teoria do conhecimento na filosofia Clássica

2nd Grade

10 Qs

Trabalho - 2º anos - Sociologia

Trabalho - 2º anos - Sociologia

2nd Grade

10 Qs

Filosofia Correção Prova Paulista

Filosofia Correção Prova Paulista

Assessment

Quiz

Philosophy

2nd Grade

Medium

Created by

Prof Jordana

Used 2+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Leia os enunciados abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente suas lacunas:

A _______________ busca refletir sobre a experiência humana por meio do conjunto de crenças, valores e pressupostos que estão implícitos na linguagem e nas práticas culturais africanas.

Alternativa ao individualismo e ao narcisismo contemporâneos, a filosofia ________________ se refere à cosmovisão do mundo negro-africano, que concebe o mundo como uma teia de relações entre seres humanos, a natureza (composta de seres animados e inanimados) e o divino. 

antropologia - tribalista

etnografia - existencialista

sociologia - jamaicana  

etnofilosofia - ubuntu

teologia - aristotélica

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

Ética é uma área da filosofia dedicada à reflexão sobre os princípios e fundamentos das convenções e obrigações morais. Neste contexto, surgem, ao longo da história da filosofia, diferentes concepções acerca da moral e dos costumes de uma determinada época, povo, sociedade ou nação. 

Assinale duas alternativas que correspondem às concepções filosóficas da ética:

Cientificismo: tendência intelectual ou concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade, por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo.

Pluralismo: Compreensão de que os valores morais são subjetivos e, por isso, relativos às comunidades em que são estimados. Contudo, no contexto do pluralismo, ainda que os valores sejam múltiplos, há limites acerca da legitimidade dos valores. e dos valores. 

Perspectivismo: .Perspectivismo: teoria ou doutrina que afirma ser o conhecimento inevitavelmente parcial, limitado e determinado pela perspectiva particular segundo a qual cada sujeito ou grupo vê o mundo.

Universalismo: compreensão de que há valores objetivos e universais que são incontestáveis e devem ser reconhecidos e buscados por todos os grupos sociais.

Construtivismo: é uma abordagem da lógica que surgiu na filosofia da matemática, fruto dos esforços do início do século XX em busca dos fundamentos da disciplina.  

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O filósofo argentino Enrique Dussel (1934-2023) “propõe que todo o conhecimento produzido seja reconhecido como válido e relevante pelas particularidades de cada povo, ou seja, o conhecimento deve estar ancorado em questões reais, considerando as origens e os traços culturais do povo que o construiu” 

(Material Digital, Aula 01). 

No Brasil, em 2008, foi criada uma lei cujo propósito é trazer para o currículo da educação básica conteúdos que estejam mais diretamente ligados à história dos povos brasileiros. A fim de mudar a visão eurocêntrica difundida nas escolas e colaborar para a construção da identidade nacional, a Lei 11.645/2008 torna obrigatório 

o ensino da história e cultura franco-brasileira e francesa em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.

o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.

o ensino da história e cultura hispano-brasileira e espanhola em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.

o ensino da história e cultura germano-brasileira e alemã em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.

o ensino da história e cultura nipônico-brasileira e japonesa em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

“A observação, a experimentação e o uso da Matemática como uma linguagem na construção de teorias constituíram a base da ciência moderna e geraram a necessidade de desconfiar, reavaliar e substituir os conhecimentos e concepções herdados da Antiguidade e do período medieval.”

(Material Digital, Aula 10)

A respeito da Revolução Científica promovida sobretudo por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei na história moderna, pode-se considerar que:

causou a destruição da Igreja, ou seja, o desaparecimento da concepção do homem como imagem e semelhança de Deus, e a sua substituição por um universo materialista, maquínico e até mesmo ateu

causou a construção do Cosmos, ou seja, o surgimento da concepção do mundo como um todo infinito, aberto e desordenado e a sua combinação com a ideia de um universo definido e até mesmo finito

causou a destruição do Heliocentrismo, ou seja, o desaparecimento da concepção do mundo como planeta do sistema solar, e a sua substituição por um universo cujo centro é o Sol

causou a construção da Igreja, ou seja, o surgimento da concepção do homem como imagem e semelhança de Deus, e a sua criação por algo indefinido e até mesmo infinito

causou a destruição do Cosmos, ou seja, o desaparecimento da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Para Hannah Arendt a ação é, dentre as demais atividades humanas, a mais elevada, pois contempla o fundamento da condição humana: a ___________. 

É na ação que encontramos o germe da ____ e da __ ____. Não por meio da força bruta, mas por meio do _____________, que é capaz de narrar diferentes histórias, memórias, ideias e interesses.

Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:

igualdade; paz; guerra; acordo entre as pessoas.

escravidão; obediência; submissão; controle racional.

autoconservação; existência; política; contrato social.

fraternidade; vida; morte; trabalho humano.

liberdade; criação; destruição; poder da palavra.

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

A luta por direitos iguais e justiça social no Brasil está diretamente ligada às causas dos indígenas e afrodescendentes. Sem a superação do racismo e a dissolução de lógicas que validem qualquer tipo de segregação, dificilmente teremos uma experiência de justiça no país. 

Assinale abaixo duas alternativas que correspondam ao protagonismo indígena e negro na luta por direitos iguais e justiça:

No Brasil, há a ideia aqui de que a escravidão foi mais branda do que em outros lugares, o que nos impede de entender como o sistema escravocrata ainda impacta a forma como a sociedade se organiza” (Djamila Ribeiro).

“O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm” (René Descartes).

“Tal é a fraqueza humana: temos frequentemente de nos curvar perante a força, somos obrigados a contemporizar, não podemos ser sempre os mais fortes” (Étienne de La Boétie).

“Certamente alguém havia caluniado Josef K., pois uma manhã ele foi detido sem que tivesse feito mal algum” (Franz Kafka).

“A ideia de nos descolarmos da terra, vivendo numa abstração civilizatória, é absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos. Oferece o mesmo cardápio, o mesmo figurino e, se possível, a mesma língua para todo mundo” (Ailton Krenak).