EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Teste - Fração

Teste - Fração

9th - 12th Grade

10 Qs

MERCADOS E PREÇOS

MERCADOS E PREÇOS

10th - 12th Grade

8 Qs

 SE LIGA Educação Financeira 7 ano

SE LIGA Educação Financeira 7 ano

7th Grade - University

8 Qs

Poupança

Poupança

12th Grade

5 Qs

2º Ed. Financeira - Selic

2º Ed. Financeira - Selic

9th - 12th Grade

6 Qs

Juros Simples

Juros Simples

9th - 12th Grade

8 Qs

Introdução ao estudo da derivada

Introdução ao estudo da derivada

11th - 12th Grade

7 Qs

Desvendando Juros Simples e Compostos

Desvendando Juros Simples e Compostos

11th Grade - University

10 Qs

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Assessment

Quiz

Mathematics

12th Grade

Hard

Created by

PATRICIA ALBANI

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Considerando a importância do orçamento público na gestão dos recursos governamentais, pode-se afirmar que: A) sua principal função é assegurar a distribuição dos recursos arrecadados somente para investimentos em infraestrutura e tecnologia. B) ele visa principalmente garantir a estabilidade econômica e o crescimento do PIB, o que proporciona maior arrecadação no longo prazo. C) ele deve priorizar a redução do déficit fiscal e a manutenção de superávits primários, garantindo o pagamento de títulos públicos, juros e atualização monetária. D) ele é utilizado principalmente para regular as taxas de juros e controlar a inflação, promovendo o bem-estar das famílias e a redução das desigualdades sociais. E) sua gestão impacta diretamente na qualidade dos serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança, promovendo benefícios à população.

A) sua principal função é assegurar a distribuição dos recursos arrecadados somente para investimentos em infraestrutura e tecnologia.

B) ele visa principalmente garantir a estabilidade econômica e o crescimento do PIB, o que proporciona maior arrecadação no longo prazo.

C) ele deve priorizar a redução do déficit fiscal e a manutenção de superávits primários, garantindo o pagamento de títulos públicos, juros e atualização monetária.

D) ele é utilizado principalmente para regular as taxas de juros e controlar a inflação, promovendo o bem-estar das famílias e a redução das desigualdades sociais.

E) sua gestão impacta diretamente na qualidade dos serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança, promovendo benefícios à população.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A importância do controle social na gestão pública é:

Garantir a transparência e a responsabilidade dos gestores.

Aumentar a burocracia e os custos administrativos.

Reduzir a participação cidadã nos processos decisórios.

Promover a centralização do poder nas mãos do governo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto: O controle social, portanto, é entendido como a participação do cidadão e de suas representações na gestão pública. Trata-se de um mecanismo de prevenção da corrupção, de fortalecimento da cidadania e de consolidação da democracia. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é importante que recebam orientações sobre como podem colaborar com as ações do Estado. Em relação às técnicas de controle social e exercício da cidadania, pode-se mencionar, como exemplo, A) a pequena corrupção. B) a fiscalização e a denúncia. C) o apoio irrestrito ao individualismo. D) o investimento financeiro e pessoal. E) a omissão perante as ações governamentais. GABARITO: B

a pequena corrupção

a fiscalização e a denúncia

o apoio irrestrito ao individualismo

o investimento financeiro e pessoal

a omissão perante as ações governamentais

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto: A valorização do dólar impacta significativamente a economia brasileira, especialmente na área das commodities, que são fundamentais para as exportações do país. Nesses casos, produtos, como soja, petróleo e minério de ferro, tornam-se mais valiosos, acompanhando a tendência da moeda americana. No entanto, isso também pode encarecer as importações e pressionar a inflação. Há no mercado financeiro a possibilidade de se investir em commodities: os chamados mercados futuros. A valorização do dólar

pode impactar positivamente nos investimentos em mercados futuros devido à oscilação no preço das commodities.

não influencia significativamente no comportamento das commodities e no crescimento econômico do Brasil.

pode provocar flutuações nos preços das commodities, sem afetar a balança comercial brasileira.

pode tornar as importações brasileiras mais baratas, ajudando a controlar a inflação.

não impacta nas exportações brasileiras, pois o preço das commodities é fixo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto: O rendimento da poupança, em maio, corresponde a 0,58% mensal ou 7,18% anual. Na base mensal, ele é calculado como 0,5% ao mês + TR (0,08%) para depósitos feitos até 2 de maio. Após a última decisão do Copom, na reunião de 8 de maio de 2024, a Taxa Selic foi reduzida a 10,50%. A sétima queda consecutiva deste ciclo. Os juros da poupança dependem do valor anunciado para a Taxa Selic, que é divulgado a cada reunião do Copom. Além disso, existem algumas regras para entender o rendimento: - Quando a Taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somado à Taxa Referencial (TR); - Quando a Taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Taxa Selic, somado à Taxa Referencial (TR). Considerando as informações do texto, pode-se afirmar que a A) manutenção da Taxa Selic a 10,50% e a redução da Taxa de Referência a 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança. B) manutenção da Taxa Selic a 10,50% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma elevação do rendimento da poupança. C) elevação da Taxa Selic a menos de 8,5% e a manutenção da Taxa de Referência a 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança. D) redução da Taxa Selic a menos de 8,5% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança. E) redução da Taxa Selic a menos de 8,5% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma elevação do rendimento da poupança. Resposta correta: D

A) manutenção da Taxa Selic a 10,50% e a redução da Taxa de Referência a 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança.

B) manutenção da Taxa Selic a 10,50% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma elevação do rendimento da poupança.

C) elevação da Taxa Selic a menos de 8,5% e a manutenção da Taxa de Referência a 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança.

D) redução da Taxa Selic a menos de 8,5% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma redução do rendimento da poupança.

E) redução da Taxa Selic a menos de 8,5% e a redução da Taxa de Referência a menos de 0,08% tendem a promover uma elevação do rendimento da poupança.