Aula preparatória vestibular UECE 2024.2 (História e Filosofia)

Aula preparatória vestibular UECE 2024.2 (História e Filosofia)

12th Grade

13 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Cultura: Etnocentrismo

Cultura: Etnocentrismo

12th Grade

10 Qs

Cidadania e democracia

Cidadania e democracia

11th - 12th Grade

18 Qs

KARL MARX REVISÃO

KARL MARX REVISÃO

12th Grade

12 Qs

Instituições Sociais

Instituições Sociais

10th - 12th Grade

14 Qs

Cidadania e direitos

Cidadania e direitos

12th Grade

17 Qs

Interpretação de Texto e Gêneros Textuais

Interpretação de Texto e Gêneros Textuais

1st - 12th Grade

15 Qs

2 A  Sociology Quiz - 2nd Trimester

2 A Sociology Quiz - 2nd Trimester

2nd Grade - University

10 Qs

Sociedade contemporânea

Sociedade contemporânea

12th Grade

15 Qs

Aula preparatória vestibular UECE 2024.2 (História e Filosofia)

Aula preparatória vestibular UECE 2024.2 (História e Filosofia)

Assessment

Quiz

Social Studies

12th Grade

Hard

Created by

PAULO MARTINS

Used 3+ times

FREE Resource

13 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O Padre Manuel da Nóbrega (1517-1570) escreveu Diálogo sobre a conversão do gentio (1556). Nele, há um diálogo entre dois membros da Companhia de Jesus sobre os nativos da terra. Observe a seguinte passagem desse diálogo:

Mateus Nogueira – Estou eu imaginando todas as almas dos homens serem umas e todas de uma mesma matéria, feitas à imagem e semelhança de Deus, e todas capazes da glória e criadas para ela. Diante de Deus, têm a mesma natureza a alma do papa e a alma de um indígena da capitania do Espírito Santo.

Gonçalo Álvares – Os indígenas têm alma como nós?

Mateus Nogueira – É claro! Afinal, a alma tem três potências: entendimento, vontade e memória, que todos têm. [...] Você teve tão ruim entendimento para entender o que eu queria lhe dizer como os nativos para entender as coisas de nossa fé. [...]

NÓBREGA, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2017, p. 213-214. – Adaptado.

A discussão sobre a existência da alma possuindo entendimento e vontade, sendo independente do corpo e de suas sensações, é comum a todos os homens, e foi posteriormente um tema central em uma corrente da filosofia europeia moderna, a saber:

racionalismo.

empirismo.

positivismo.

materialismo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

  1. 23. Quatro dias após ter desembarcado no Brasil, a corte portuguesa, através do príncipe regente D. João, decretou, em 28 de janeiro de 1808, a Abertura dos Portos brasileiros às Nações Amigas; dois anos depois, em 1810, foram assinados o Tratado de Comércio e Navegação e o tratado de Aliança e Amizade entre os reinos de Portugal e da Grã-Bretanha. Considerando esses eventos, analise as afirmações a seguir:

I. Esses tratados garantiram a continuidade do controle português sobre as atividades comerciais entre o Brasil e a Europa e fortaleceu a presença lusitana à frente da colonização brasileira.

II. Enquanto a Abertura dos Portos pôs fim ao “Pacto Colonial” ou “Exclusivo Colonial” de Portugal sobre o Brasil, os tratados assinados em 1810 garantiram a predominância britânica sobre o mercado brasileiro.

III. Essas decisões de cunho administrativo e econômico são consideradas como os primeiros passos do processo que conduziu à Independência política do Brasil em relação ao reino de Portugal.

É correto o que se afirma em

A) I e II apenas.

B) I e III apenas.

C) II e III apenas.

D) I, II e III.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

“A primeira descrição de nosso indígena foi, sem dúvida, a contida na carta de Pero Vaz de Caminha. [...] A comparação que ele faz dos indígenas com os europeus se resume na ideia de que os homens que vivem conforme a lei da natureza são sempre mais perfeitos do que os homens deformados pela civilização. É a velha teoria da bondade natural que se expressa sob esta forma. Outro documento, contemporâneo da epístola de Pero Vaz, é a célebre Carta do piloto anônimo [...]. No meio do clima doce, os indígenas viveriam em pleno estado natural.” FRANCO, A. A. M. O índio brasileiro e a revolução francesa: As origens brasileiras da teoria da bondade natural. – 2ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio; Brasília: INL, 1976, p. 19-20. – Adaptado.Segundo Afonso Arinos de Melo Franco, as descrições dos habitantes originários do litoral brasileiro dos séculos XVI e XVII, nos relatos de viagem de europeus ao Brasil, influenciaram a elaboração, na Europa, das modernas teorias do Estado como resultado de uma saída do estado de natureza através de um contrato (ou pacto) social. Segundo a citação acima, esses relatos ajudaram os filósofos europeus a pensar sobre

o estado de natureza em que todos estão em guerra contra todos.

liberdade, igualdade e fraternidade no estado de natureza.

a existência de leis naturais que garantem a propriedade privada.

a existência de leis positivas em conformidade com a natureza.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

  1. 24. Em 19 de março de 1931 foi publicado o Decreto 19.770 que “Regula a sindicalisação das classes patronaes e operarias e dá outras providências”. Essa legislação impunha, entre outras coisas, que os sindicatos só seriam aceitos legalmente como representantes das categorias profissionais se fossem reconhecidos pelo governo; se, no mínimo, dois terços dos seus membros fossem brasileiros natos ou naturalizados; e se as organizações sindicais se abstivessem de qualquer propaganda de caráter social, político ou religioso e seus participantes se negassem a disputar cargos eletivos estranhos à natureza e finalidade da associação. Já na Constituição de 1934, o mesmo governo Vargas instituiu a jornada de trabalho de oito horas diárias, as férias remuneradas, o descanso semanal obrigatório, a licença para gestantes e a proibição do trabalho para menores de 14 anos.

Considerando essas informações, atente para o que se afirma a seguir:
I. Essa busca pelo controle do Estado sobre os sindicatos e a concessão de direitos trabalhistas marca o corporativismo e o controle do movimento sindical comum durante o Governo Vargas.

II. Enquanto o controle sindical pelo Estado era solicitação antiga dos trabalhadores, para protegê-los, os direitos trabalhistas foram solicitação dos patrões que tinham consciência social.

III. A exigência de dois terços de brasileiros na formação dos sindicatos tentava reduzir a influência de operários imigrantes que disseminavam ideais socialistas e anarquistas.

IV. Com sindicatos controlados pelo Estado e perseguição a líderes trabalhistas pelegos e sua substituição por indivíduos que tinham ideais de esquerda, Vargas ganhou força como o “pai dos pobres”.

É correto o que se afirma em

A) I e III apenas.

B) I, II e IV apenas.

C) II, III e IV apenas.

D) I, II, III e IV.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Imagine uma situação onde é válido: "Se P, então Q". Isso é o mesmo que afirmar:

Não Q, então P.

Q, então não P.

Não P, então não Q.

Não Q, então não P.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

  1. 25. Em 2024, a agremiação desportiva Ceará Sporting Club homenageou, em seu uniforme utilizado para as disputas da Copa do Nordeste, a figura do Dragão do Mar, apelido elogioso dado a Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde. Sobre esse personagem, é correto afirmar que

A) liderou a jornada de jangadeiros cearenses que navegaram 2.700 km em uma jangada, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, para entregar a Getúlio Vargas o pedido de inclusão dos pescadores na reforma trabalhista realizada no Estado Novo.

B) coordenou a luta dos trabalhadores da atividade pesqueira de Fortaleza pela criação da colônia de pescadores, hoje denominada Z8, que representa os interesses daquela comunidade.

C) chefiou, em 1881, os jangadeiros que faziam o transporte de pessoas e mercadorias para os navios ancorados no porto de Fortaleza na recusa em realizar o transporte de pessoas escravizadas que seriam vendidas em outras regiões.

D) comandou a luta dos pescadores da colônia Z6, localizada na praia do Pecém contra as transformações na sua atividade de trabalho impostas pela instalação do Porto do Pecém que os obrigou a pescar em outras áreas por eles desconhecidas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

“As porcarias culturais que costumam ser atribuídas à época desprovida de estilo e que são criticadas no plano estético não são expressão do mau gosto de uma época, mas apenas produtos de um elemento extra-artístico: a falsa racionalidade da indústria governada pelo lucro. Ao mobilizar para os seus fins o que lhe parece serem os momentos irracionais da arte, o capital destrói esta última.” ADORNO, Theodor. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988, p. 232. – Adaptado.

De acordo com o filósofo alemão T. Adorno no trecho acima, o baixo nível artístico-cultural da época dominada pela indústria cultural se deve a

a falta de educação estética da juventude.

o domínio da razão sobre a sensibilidade.

a produção de objetos para fins econômicos.

a renovação artística da era moderna.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?