Atividade de revisão para a Prova Paraná - 2° série - Sociologia

Atividade de revisão para a Prova Paraná - 2° série - Sociologia

2nd Grade

25 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz Ambiental

Quiz Ambiental

1st - 2nd Grade

20 Qs

Dia de Aniversário do 714

Dia de Aniversário do 714

2nd Grade

20 Qs

Ciclos e Modos de Produção: Comunismo Primitivo

Ciclos e Modos de Produção: Comunismo Primitivo

1st - 4th Grade

20 Qs

Questões de Sociologia Brasileira

Questões de Sociologia Brasileira

1st Grade - University

21 Qs

Movimentos Sociais - Questionário

Movimentos Sociais - Questionário

2nd Grade

20 Qs

Filo Contemp_Fenomenologia_Existencialismo _Estruturalismo

Filo Contemp_Fenomenologia_Existencialismo _Estruturalismo

1st Grade - University

20 Qs

Transformações no Mundo do Trabalho

Transformações no Mundo do Trabalho

2nd Grade - University

20 Qs

Integral AB Sabin 2019

Integral AB Sabin 2019

1st - 5th Grade

20 Qs

Atividade de revisão para a Prova Paraná - 2° série - Sociologia

Atividade de revisão para a Prova Paraná - 2° série - Sociologia

Assessment

Quiz

Social Studies

2nd Grade

Medium

Created by

JOAO HAIDAMACHA

Used 10+ times

FREE Resource

25 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Qual das afirmações abaixo melhor descreve o conceito de gênero conforme abordado nos estudos contemporâneos sobre gênero e teoria feminista?

O gênero é entendido exclusivamente como um reflexo direto das características biológicas de cada indivíduo, baseando-se nas diferenças observáveis entre corpos masculinos e femininos.

O gênero é um conjunto de comportamentos e papéis que são determinados biologicamente e imutáveis ao longo da vida de um indivíduo.

O gênero é uma construção social, que vai além das características biológicas, abrangendo normas, expectativas e papéis atribuídos culturalmente aos indivíduos de acordo com seu sexo biológico.

O gênero é definido estritamente pela identidade de cada indivíduo, sem qualquer influência das normas ou expectativas sociais.

O conceito de gênero é irrelevante para a compreensão das desigualdades sociais, pois elas são explicadas apenas pelas diferenças econômicas e de classe.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A respeito do determinismo biológico e suas críticas:

Por que o determinismo biológico é criticado por estudiosos e estudiosas de gênero e por correntes feministas contemporâneas?

Porque ele defende que a evolução humana é irrelevante para a compreensão das diferenças de gênero e nega qualquer base biológica para os comportamentos humanos.

Porque ele sugere que as características de gênero são fixas e inalteráveis, baseando-se em aspectos biológicos para justificar desigualdades sociais entre homens e mulheres.

Porque ignora completamente o papel dos fatores biológicos, focando apenas em aspectos sociais e culturais para explicar as diferenças entre os sexos.

Porque se concentra exclusivamente em fatores econômicos, sem considerar a biologia ou as questões culturais.

Porque promove uma abordagem inclusiva e progressista ao considerar que o gênero é resultado de uma interação entre genética e ambiente social.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Em relação aos estudos de gênero, um dos princípios fundamentais é que o gênero é uma construção social. Assinale a alternativa que melhor define o que significa essa concepção:

O gênero é determinado exclusivamente pela biologia e pelas características físicas, sendo, portanto, imutável.

O gênero é uma categoria criada socialmente, que define o papel, as expectativas e os comportamentos esperados de cada pessoa com base no sexo atribuído ao nascimento, ainda que não esteja necessariamente ligado ao sexo biológico

O gênero é uma manifestação direta e exclusiva dos hormônios, influenciando o comportamento humano de forma previsível e invariável.

O gênero é determinado por um processo de escolha pessoal, sendo inteiramente independente de influências culturais ou sociais.

O gênero é completamente irrelevante na análise das relações de poder na sociedade e, portanto, não deve ser considerado em estudos socioculturais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Em sua obra "O Segundo Sexo", Simone de Beauvoir fez uma declaração significativa sobre a construção da identidade feminina. Qual foi essa declaração e seu significado?

“A mulher nasce mulher, mas se torna o que é através da imposição cultural.” – Reflete a ideia de que o papel da mulher é imposto pela cultura, mas inato.

“A feminilidade é uma expressão do instinto materno.” – Reflete a ideia de que o comportamento feminino é instintivo e biológico.

“A mulher deve lutar para ser igual ao homem em todos os aspectos.” – Esta é uma visão de que o feminismo deve ser centrado na igualdade em todas as dimensões.

“As mulheres são naturalmente mais frágeis, por isso precisam de proteção.” – Beauvoir argumenta a favor da proteção legal às mulheres.

“Não se nasce mulher: torna-se mulher.” – Beauvoir argumenta que o gênero feminino é resultado das construções sociais, e não de determinismos biológicos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

ual das seguintes alternativas melhor define o conceito de "patriarcado" conforme discutido nos estudos de gênero e feminismo?

O patriarcado é um sistema de organização social em que as mulheres detêm a maior parte do poder político, social e econômico.

O patriarcado é um fenômeno exclusivo das sociedades modernas, relacionado à tecnologia e ao capitalismo.

O patriarcado é um sistema de dominação que organiza a sociedade de maneira hierárquica, privilegiando os homens, especialmente em termos de poder e de acesso a recursos.

O patriarcado refere-se a uma condição de igualdade entre homens e mulheres, onde ambos têm oportunidades iguais de acesso a direitos e recursos.

O patriarcado é um termo utilizado para descrever a ascensão das mulheres no mercado de trabalho durante o século XX.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Qual dos fatores a seguir é frequentemente apontado como uma das principais causas das desigualdades salariais entre homens e mulheres, mesmo quando ocupam as mesmas funções e possuem qualificações semelhantes?

As mulheres escolhem, em média, trabalhar em profissões de menor remuneração.

A preferência das empresas em contratar homens devido à maior estabilidade no emprego.

A escolha das mulheres por cargos de menor responsabilidade e menor demanda de tempo, priorizando a vida familiar.

A falta de interesse das mulheres em negociar salários e benefícios, o que resulta em salários mais baixos.

A segregação ocupacional, que limita o acesso das mulheres a cargos e setores mais bem remunerados, independentemente de suas qualificações.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O conceito de "teto de vidro" é frequentemente mencionado em estudos de gênero e desigualdade no ambiente de trabalho. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o que esse conceito significa?

A barreira invisível e informal que impede as mulheres de alcançar cargos de liderança e altos postos, apesar de terem qualificação semelhante aos homens.

A restrição imposta às mulheres para ascender a cargos de liderança devido ao baixo interesse em desenvolver habilidades gerenciais.

A tendência das mulheres de se autossabotarem, recusando promoções e oportunidades por medo de falhar.

A ideia de que as mulheres não possuem aptidão natural para cargos de alta responsabilidade, especialmente em setores financeiros.

A legislação trabalhista que limita a presença de mulheres em setores perigosos, o que reduz as oportunidades de promoção em indústrias como a construção civil.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?