Recuperação - SE LIGA!

Recuperação - SE LIGA!

6th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Adjetivo e locução adjetiva

Adjetivo e locução adjetiva

6th Grade

15 Qs

Conotação e denotação

Conotação e denotação

1st Grade - University

10 Qs

Artigo e numeral

Artigo e numeral

6th Grade

10 Qs

AV1 6º ANO REDAÇÃO PROF. LUIZ

AV1 6º ANO REDAÇÃO PROF. LUIZ

6th Grade

15 Qs

Quiz 3: determinantes do substantivo

Quiz 3: determinantes do substantivo

6th Grade

10 Qs

Revisão para o sexto ano

Revisão para o sexto ano

6th Grade

10 Qs

GÊNEROS DIGITAIS

GÊNEROS DIGITAIS

6th Grade

11 Qs

Literatura de Cordel

Literatura de Cordel

6th Grade

10 Qs

Recuperação - SE LIGA!

Recuperação - SE LIGA!

Assessment

Quiz

World Languages

6th Grade

Hard

Created by

BIANCA CUNHA

Used 6+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia o gráfico e responda: considerando os números de coleta seletiva, sendo em 2010 um total de 443 municípios e em 2016 de 1055, é correto afirmar: 

  1. não houve um avanço significativo.

  1. houve avanço de mais de 100% de 2010 para 2016.

  1. faltam só 18% para atender o Brasil todo.

  1. o menor avança ocorreu entre 2010 e 2012.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

2.  Leia o gráfico e responda: No gráfico acima, o símbolo “%” indica

Media Image
Media Image
Media Image
Media Image

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília

        Encerramento do lixão da Estrutural marca o começo de uma nova história na gestão do resíduo, sem perder de vista a cicatriz ambiental deixada

Por Vanessa Barbosa - Publicado em: 20/01/2018 às 07h19.

        São Paulo – Após mais de dez anos de contenda e planejamento, o Brasil vai finalmente encerrar as atividades do lixão da Estrutural, em Brasília, o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo, atrás apenas do de Jacarta, na Indonésia. O fechamento está previsto para ocorrer neste sábado (20). 

        Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.

      No começo de 2017, Brasília inaugurou o aterro sanitário de Samambaia, projetado para comportar 8,13 milhões de toneladas de rejeitos, com uma vida útil de 13 anos. Para garantir que só vá rejeito para o aterro -- ou seja, resíduo sem possibilidade de reutilização -- o governo do distrito federal planejou a abertura de cinco centros de triagem de material.

       Esses centros são essenciais para a separação de recicláveis e, mais ainda, para a reinserção no mercado de quase 2 mil catadores que tiravam do lixão da Estrutural o seu sustento.

     O encerramento do lixão, localizado a 15 quilômetros da Praça dos Três Poderes, marca o começo de uma nova história para a gestão de resíduos na região e no Brasil, mas sem perder de vista a imensa cicatriz deixada.

    "A remediação do impacto ambiental pode levar de 30 a 50 anos. Serão necessárias várias etapas de contenção de vazamentos, emissões e tratamento da área, é como um quebra-cabeça de custo elevado", diz a EXAME.com Gabriela Otero, coordenadora do departamento técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

       A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva. "O fechamento do lixão da estrutural e a criação de uma nova logística de descarte pode mobilizar outras cidades a fazer o mesmo", destaca a especialista.

        Segundo levantamento da entidade, 1559 municípios brasileiros (quase 30% do total) recorreram aos lixões em 2016, contra 1552 em 2015, anos com dados mais recentes disponíveis. No total, em todo o território nacional, existem 2976 lixões em operação.

        Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída com 20 anos de atraso em 2010, o país deveria extinguir todos os lixões até 2014. O prazo foi adiado, e as capitais e municípios de região metropolitana têm até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões, e cidades pequenas, até 2021. Claramente, a extinção dos lixões está longe de acontecer. 

        Para a representante da Abrelpe, embora a consciência sobre o problema venha crescendo, faltam mudanças concretas.

        O estímulo, segundo ela, pode vir do governo, por meio, por exemplo, do estabelecimento de um sistema de aproveitamento energético de resíduo, pode vir pelo próprio setor industrial, que precisa se mexer para atender à logística reversa prevista na PNRS, e também da revisão de hábitos e atitudes por parte da população.

        "O que não dá é ficar inércia, a inércia custa bilhões. Precisamos nos movimentar e rever nossa relação com o lixo", sublinha.

BARBOSA, Vanessa. Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília. Exame, São Paulo, 20 jan. 2015. Disponível em: https://abr.ai.2C4Smjo. Acesso em: 26 set. 2018.

QUESTãO: O fato central da reportagem lida é:

 a abertura de um novo lixão em Brasília (DF).

a reforma do lixão da Estrutural, em Brasília (DF).

O fechamento do lixão da Estrutural, em Brasília (DF).

O aumento da quantidade de lixo produzido em Brasília (DF).

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o fragmento abaixo e responda. 


Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é tão abundante como se pode imaginar. [...] 

VITÓRIA. Mônica. Disponível em: <http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor/dia_mundial_da_agua-69807.html>. Acesso em: 22 mar. 2010. 

"Dia 22 de março é a data [...] para celebrar o Dia Mundial da Água.". 

 "... é um momento para conscientizar a população...". 

 "Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água,...". 

 "... embora a Terra seja conhecida como o 'planeta azul',...". 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o fragmento de uma notícia.

Torcedores japoneses e senegaleses impressionam na Rússia ao limpar estádio após os jogos

[...] O fato dessa festa da limpeza após os jogos se tornar um hit nas redes sociais pode deixar os torcedores orgulhosos.

"Além de aumentar a conscientização sobre a necessidade de limpeza e reciclagem, a limpeza em eventos como a Copa do Mundo é uma forma de os fãs japoneses demonstrarem orgulho de seu estilo de vida e o compartilharem com a gente", explica North. "Que melhor lugar para falar sobre a necessidade de cuidar do planeta com responsabilidade do que a Copa do Mundo?"

Isso não significa que haja mais ou menos paixão, insiste McIntyre. É simplesmente que a paixão não escapa à negligência das regras básicas de comportamento, sem falar da violência.

"Eu sei que isso pode soar superficial e chato, mas essa é a realidade de um país que é construído  em cima do respeito e da educação. E isso simplesmente se estende a fazer coisas respeitosas no futebol", fala. "Acho maravilhoso que a Copa do Mundo traga tantas nações e pessoas para aprender e trocar esse tipo de cultura. Essa é a beleza do futebol."

Fonte: BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/torcedores-japoneses-e-senegaleses-impressionam-na-russia-ao-limpar-estadio-apos-os-jogos,f2e4a700375a6a6cba7fde6f515dac9b1xa32v6n.html>. Acesso em jul. 2024.

5. No fragmento “É simplesmente que a paixão não escapa à NEGLIGÊNCIA das regras básicas de comportamento”, a expressão destacada significa:

excesso de zelo em seguir normas de conduta
indiferença em relação às regras de comportamento
rigor na aplicação das normas sociais
falta de atenção ou descuido em seguir normas de conduta

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Furto de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.                                            

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico das flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

     Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:

      — Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! 

Carlos Drummond de Andrade

6. O fato que dá origem a narrativa é:

A compra de uma flor no mercado.
O roubo de um vaso do jardim.
O plantio de uma flor no jardim.
O furto de uma flor do jardim.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Furto de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.                                            

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico das flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

     Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:

      — Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! 

Carlos Drummond de Andrade

7. Na frase: “O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.”, a palavra grifada “e” indica ideia de:

conclusão
causalidade

adição

oposição

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?