Revisão LPE N2

Revisão LPE N2

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Previdenciário 2021

Previdenciário 2021

University

15 Qs

NDS - EMPR 02 - Conceito Poliédrico

NDS - EMPR 02 - Conceito Poliédrico

University

10 Qs

CRE – Classificação, Rotulagem e Embalagem GHS 01

CRE – Classificação, Rotulagem e Embalagem GHS 01

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Lei Penal no Espaço

Lei Penal no Espaço

University

10 Qs

Quiz seminário dia 2

Quiz seminário dia 2

University

8 Qs

Teoria do crime 1 bimestre

Teoria do crime 1 bimestre

University

12 Qs

Entes Federativos 01

Entes Federativos 01

University

10 Qs

NDS - ADM - Poderes Administrativo (Extra)

NDS - ADM - Poderes Administrativo (Extra)

University

15 Qs

Revisão LPE N2

Revisão LPE N2

Assessment

Quiz

Other

University

Easy

Created by

Aryelle Lucena

Used 1+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Ao cumprir mandado de busca e apreensão, observando as formalidades legais, a Polícia Civil logrou encontrar, no domicílio de Caio, uma arma de fogo de uso permitido, calibre .38 e dez munições de idêntico calibre, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, dando azo à prisão flagrancial do agente. Em sede judicial, após a observância do contraditório e da ampla defesa, como consectários do devido processo legal, todos os fatos narrados na denúncia foram comprovados.

Juntou-se aos autos, antes da prolação da sentença, a Folha de Antecedentes Criminais do réu, contendo uma anotação ensejadora de reincidência (condenação transitada em julgado pela prática do crime de roubo).

Encontra-se no processo, ainda, o laudo de constatação da potencialidade lesiva da arma de fogo e das dez munições de idêntico calibre.

 

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 10.826/2003 e o entendimento dominante dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que Caio incorrerá no crime de:

 

a) posse irregular de arma de fogo de uso permitido, duas vezes, em concurso formal, em razão da apreensão de uma arma de fogo e de munições;

b) porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, duas vezes, em concurso formal, em razão da apreensão de uma arma de fogo e de munições;

c) posse irregular de arma de fogo de uso permitido, duas vezes, em concurso material, em razão da apreensão de uma arma de fogo e de munições;

d) posse irregular de arma de fogo de uso permitido;

e) porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

De acordo com a Lei Federal no 9.455/1997, que define os crimes de tortura no Brasil, todas as alternativas a seguir estão corretas, exceto:

A) O agente público que se omitir ao presenciar um ato de tortura pode ser responsabilizado criminalmente.

B) O crime de tortura pode ocorrer tanto em contexto estatal, como em presídios e delegações, quanto em situações privadas, como violência doméstica.

C) A condenação por crime de tortura implica a perda do cargo público e a interdição para o seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

D) A pena pelo crime de tortura não pode ser compensada por penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade. 

E) Para que se configure o crime de tortura, é necessário que a violência tenha causado a morte da vítima.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um jovem de 20 anos foi à casa da vítima, um jovem de 28 anos, para devolver-lhe uma arma de fogo que guardava a pedido dela. Também a pedido da vítima, que queria produzir um vídeo, o jovem de 20 anos começou a dançar com a arma em uma das mãos e um copo de bebida alcoólica na outra, quando “a arma disparou” e atingiu a vítima mortalmente. Os fatos narrados são reais, recentes e recorrentes, bem como evidenciam a necessidade contínua do controle da comercialização, do registro e da posse de armas de fogo, para que o manuseio seja responsável e efetuado apenas por quem tiver preparo e condições de fazê-lo. Com esse propósito, a Lei no 10.826/2003 dispõe sobre o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição, além de definir crimes, que têm justamente o escopo de coibir ações como a narrada inicialmente, a qual, afinal, produziu resultados e consequências que extrapolaram os limites da referida lei e poderiam ter sido evitados se sua aplicação tivesse efetivamente ocorrido no tempo oportuno.

Diante do conteúdo do enunciado e sob a perspectiva da normativa criminalizadora contida na Lei n
o 10.826/2003, assinale a alternativa incorreta.

A) A subsidiariedade do crime de disparo de arma de fogo é explícita.

B) Todos os crimes previstos na Lei no10.826/2003 são apenados com reclusão.

C) O tratamento penalizador da Lei no10.826/2003, mais ou menos gravoso, leva em consideração, entre outros fatores, para alguns dos tipos penais nela definidos, serem as armas de fogo consideradas de uso permitido, de uso restrito ou de uso proibido.

D) O crime de omissão de cautela, sob a perspectiva do sujeito ativo, é considerado crime próprio.

E) A inafiançabilidade e a insuscetibilidade de concessão de liberdade provisória, prevista para alguns dos tipos penais contidos na Lei no10.826/2003, foram consideradas inconstitucionais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Os crimes de tortura são tratados na Lei nº 9.455/1997, que define e estabelece punições para diversas formas de tortura. Com base no referido diploma legal, analise as alternativas e assinale a opção CORRETA: 

A) Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de dois a oito anos; se resulta morte, a reclusão é de oito a vinte anos. 

B) A pena cominada para o crime de tortura é detenção, de quatro a oito anos. 

C) Aumenta-se a pena de um sexto até um terço se o crime é cometido por agente público.

D) Constitui crime de tortura, constranger alguém, causando-lhe sofrimento físico ou mental, ainda que sem emprego de violência ou grave ameaça, em razão de discriminação racial ou religiosa. 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

De acordo com a Lei nº 13.869/2019 - Crimes de Abuso de Autoridade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.

( ) As responsabilidades civil e administrativa são independentes da criminal, não se podendo mais questionar sobre a existência ou a autoria do fato quando essas questões tenham sido decididas no juízo criminal.

( ) Aplicam-se ao processo e ao julgamento dos delitos previstos nesta Lei, no que couber, as disposições do Código de Processo Penal, e da Lei nº 9.099/1995. 

A) C - C - C. 

B) E - E - C.

C) C - E - E.

D) E - C - C.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Nos termos da Lei 13.869/2019, a divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

A) configura abuso de autoridade

B) configura abuso de autoridade desde que prejudique outrem

C) não configura abuso de autoridade

D) não configura abuso de autoridade se não houver benefício a terceiro

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Assinale a opção correta acerca dos crimes contra o meio ambiente.

A) As pessoas jurídicas devem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

B) Punem-se pelo crime ambiental o autor e os co-autores, mas não o partícipe.

C) A competência para o julgamento desses crimes, em regra, é da justiça federal.

D) Quando animais forem exterminados dentro de unidade de conservação ambiental mantida pela União, a competência para julgamento do crime ambiental será da justiça estadual.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?