A construção social da tecnologia

A construção social da tecnologia

1st Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ética e Moral

Ética e Moral

1st - 3rd Grade

10 Qs

Independência Do Brasil

Independência Do Brasil

1st Grade

14 Qs

Criminologia Aplicada a Segurança Pública-

Criminologia Aplicada a Segurança Pública-

KG - 1st Grade

15 Qs

TURMA_01_ANO_MEIO_AMBIENTE E SOCIEDADE

TURMA_01_ANO_MEIO_AMBIENTE E SOCIEDADE

1st Grade

14 Qs

Quiz profissões

Quiz profissões

1st Grade

15 Qs

Robótica

Robótica

1st Grade

10 Qs

SOCIOLOGIA - 1º ANO - VIVER EM SOCIEDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

SOCIOLOGIA - 1º ANO - VIVER EM SOCIEDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1st Grade

10 Qs

Questão racial no Brasil

Questão racial no Brasil

1st Grade

14 Qs

A construção social da tecnologia

A construção social da tecnologia

Assessment

Quiz

Professional Development, Social Studies

1st Grade

Hard

Created by

Valdemir Santos

Used 3+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

É correto afirmar que:

as novas tecnologias sociais, como dispositivos móveis que permitem contatos interpessoais instantâneos e para além de fronteiras físicas, integram uma mudança de: paradigmas e abrem lacunas no pensamento sobre as relações humanas e destas com as próprias tecnologias.

paradigmas.

ressignificação.

intensidade.

negação.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Ao tratar da relação entre sociedade e tecnologias o sociólogo polonês Zigmund Bauman descreve uma era de encontros efêmeros e transformações velozes, que dificultam, até mesmo, contemplar seus efeitos. A cientista política judia alemã Hannah Arendt também traça uma análise de como as tecnologias podem coisificar o humano. Eles ponderam que há o risco de que o acelerado desenvolvimento tecnológico aliene o ser humano sobre sua condição como habitante do planeta. A análise dos intelectuais citados pode ser avaliada, de forma objetiva como:

analítica.

otimista.

pessimista.

indiferente.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Um dos desafios emergentes, a partir de uma convergência entre ciência e política, é não só promover tecnologias, mas pensar como e por que são usadas, avaliando se ajudam a resolver problemas, preservando o planeta e trazendo bem estar coletivo, ou se apenas condicionam o homem à técnica. Conforme a cientista política Hannah Arendt, usar tecnologias para construir mundos à parte e/ou observá-las exclusivamente a partir deles, como de dentro de um laboratório, é transportar o homem para fora de sua casa. No que diz respeito a relação entre cidadania e tecnologias é correto afirmar que:

Hannah defende a construção de mundos à parte, capazes de substituir o ser humano da esfera terrestre.

Hannah postula a harmonia perfeita entre tecnologias e digitalização.

Hannah defende mais investimentos em tecnologias.

Hannah está preocupada com a responsabilidade social.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

TEXTO 1

As discussões acadêmicas sobre a problemática envolvendo as relações entre sociedade e tecnologias ganharam intensidade após a Segunda Guerra Mundial, momento de nova corrida tecnológica marcada pela informatização, o que provocou, também, maior preocupação da ciência em educar para a compreensão de fenômenos advindos da influência tecnológica na sociedade.

TEXTO 2

Na fase pós-industrial, a informatização tornou desnecessária a presença física nas fábricas. O homem saiu da condição de alguém que executa tarefas para pensar o que faz. Pelo computador, pode criar outros universos e viver a partir deles – o que indica maior liberdade.

Considere os dois textos e marque a alternativa certa:

O primeiro exclui o segundo.

O segundo diverge do primeiro.

o segundo completa o primeiro.

o primeiro nega as ideias do segundo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

As possíveis limitações provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, sobretudo às artes, que podem ficar sujeitas a uma mentalidade tecnicista não são suficientes para desqualificar a importância dos recursos tecnológicos para a sociedade. Mas aí reside, a chance de estabelecer uma filosofia da tecnologia, que supere a dualidade da análise, do bom contra o ruim, do belo contra o feio. Isso porque a cibernética abre espaço para uma transcendência do pensamento, de linear para circular, em que as mudanças nas relações humanas e destas com a tecnologia são capazes de influenciar o todo. Marque a alternativa que dá uma possível resposta ao problema levantado neste enunciado:

As novas tecnologias promoveram o distanciamento das pessoas umas com as outras.

As limitações geradas pela tecnologia podem ser sanadas pela capacidade humana que a criou.

O processo de evolução do mundo inaugurou novas tecnologias.

Todas as alternativas propostas nesta questão estão erradas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A tecnologia não se isenta dos valores da dinâmica social. A análise da tecnologia e da sociedade, no contexto pós-moderno, faz ver que neste binômio, existe uma “zona cinzenta”, caracterizada pela ambiguidade. De um lado [a tecnologia] é tida por pura, por isenta de valores, porque aplica teoria pura, e porque propaga o progresso da teoria pura. Do outro lado torna-se portadora das esperanças utópicas da sociedade: "deve" resultar em sociedade feliz, isto é, boa e bela. O técnico passou por escola que castra a sua potência valorativa, e é chamado a secretar valores. E, por ser a tecnologia ambígua em sua ideologia, são ambíguos também os seus feitos. Tal ambiguidade dos feitos é, ela própria, ideologizada: a técnica seria neutra tanto ética quanto esteticamente (pura), e os responsáveis pelos seus resultados não seriam os próprios técnicos, mas poderes obscuros (eminências pardas do tipo "economia", ou "interesses inconfessos"). A tecnologia, ao mesmo tempo em que está sujeita a esses poderes, como o político, tende a substituir, como ocorreu com a organização do trabalho, “os métodos políticos que governam a sociedade”. Por isso, é impossível sustentar uma tecnologia neutra, que não seja valorada, mas também não se pode negar que uma “pretensa neutralidade valorativa” incide sobre os valores humanos. Essas questões dizem respeito:

Ao alcance axiológico da tecnologia e da sociedade na ética pós-moderna.

Aos meios de produção capitalistas e a como a tecnologia vai produzir mais.

Ao valor tecnológico como um lugar sem valores. Conclui, assim, que nem mesmo o ser humano é capaz de inserir valores nas tecnologias.

Todas as respostas disponíveis nesta questão estão certas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um sistema complexo é caracterizado por problemas travessos, que opõem valores monetários e solidários, como fundamentalismo religioso, crises econômicas, aquecimento global, cujas soluções não são simples, mas exigem novas abordagens metodológicas. Diferente dos paradigmas deterministas, que são mecanicistas e enxergam o universo como soma exata das partes, com as áreas do conhecimento isoladas uma das outras em disciplinas, os estudos de complexidade o pensam como um jogo entre ordem e desordem e, na busca por consensos, considerando a inexistência de limites nítidos entre um sistema e outro, as explicações devem ser interdisciplinares, o que encontra consonância nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia. A teoria mensurada na narrativa deste enunciado é a:

tecnocientífica.

estruturalista.

formalista.

mecanicista.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?

Discover more resources for Professional Development