Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre

11th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Rousseau

Rousseau

11th Grade

6 Qs

Iluminismo e filósofos contratualistas

Iluminismo e filósofos contratualistas

9th - 12th Grade

10 Qs

1ANO_Rev_2BIM22

1ANO_Rev_2BIM22

11th Grade

10 Qs

Av.REC. - Filosofia 1. 2 ano

Av.REC. - Filosofia 1. 2 ano

2nd Grade - University

10 Qs

2ANO_Rev_2Bim_22

2ANO_Rev_2Bim_22

11th Grade

10 Qs

REVISÃO FILOSOFIA ENEM

REVISÃO FILOSOFIA ENEM

10th Grade - University

11 Qs

Ética e Cidadania

Ética e Cidadania

11th Grade

10 Qs

Filosofia da arte

Filosofia da arte

11th Grade

10 Qs

Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre

Assessment

Quiz

Philosophy

11th Grade

Hard

Created by

Thiago Souza

Used 20+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

(Uem/PR, 2011 - Adaptada)  Para o existencialismo de Jean-Paul Sartre, a existência precede a essência, o que significa que o homem primeiro existe e apenas depois pode ser definido, sem a possibilidade de um conceito inato, eterno, ou pré-determinado sobre sua natureza.

 

Sobre a Filosofia de Sartre

Jean-Paul Sartre refutou a fenomenologia, porque esta tinha um viés positivista, negava a subjetividade do homem e desenvolvia uma concepção objetivista da realidade.

Para Jean-Paul Sartre, há uma incompatibilidade radical entre o marxismo e o existencialismo, por ser o existencialismo uma filosofia individualista, que rejeita qualquer compromisso político, e o marxismo, uma filosofia engajada politicamente com a coletividade.

Para Jean-Paul Sartre, o homem está condenado à liberdade. A liberdade é a primeira dimensão da existência humana, razão pela qual o homem não pode recusar-se a fazer suas escolhas, a engajar-se e a responsabilizar-se pelos seus atos.

Na Filosofia existencialista sartreana, só o homem existe, os objetos não possuem existência; só o homem pode ser um ser-para-si. Logo, a essência humana determina o ser.

Há uma correlação entre o existencialismo niilista de Nietzsche e o de Jean-Paul Sartre, pois, para ambos, a liberdade do homem e a exigência de escolha criam, no ser humano, um sentimento de angústia e negação da existência.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

(Ufpr/PR, 2008 - Adaptada)  O homem apresenta-se como uma escolha a fazer. Muito bem. Antes do mais ele é sua existência no momento presente, e está fora do determinismo natural; o homem não se define previamente a si próprio, mas em função de seu presente individual. Não há uma natureza humana que se lhe anteponha, mas é-lhe dada uma existência específica num dado momento.

 

(SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. In: “Os Pensadores”, São Paulo, 1973, pág. 21.)

 

Segundo Sartre, por que é possível ao homem escolher?

Para ele, o homem encontra-se fora do determinismo natural, sendo definido em função do seu presente individual.

Sartre considera que todos os seres, incluindo os humanos, já estão pré-dispostos a sua existência. Determinada por sua essência.

É característica em Sartre, a indeterminação que concede ao homem a sua liberdade de escolha. Porém, isso se faz porque a "essência precede a existência".

Para ele, o homem se encontra dentro do determinismo natural, definido sua função do seu presente individual.

É fazendo escolhas, no tempo presente, que o homem se faz. Logo, o ser humano sempre será objetividade pura, um eterno "para-si".

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

(Unioeste/PR, 2013 - Adaptada) [...] Quando dizemos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens. Com efeito, não há de nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser. [...] Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade.

(Texto adaptado pelo Prof. Thiago Roque para fins pedagógicos)

 

Considerando o pensamento exposto no texto e seus conhecimentos sobre: o ato livre e responsável em Jean-Paul Sartre.

O homem é um “projeto que se vive subjetivamente”, pois há uma natureza humana previamente dada e predefinida, e, portanto, no homem, a essência precede a existência.

O ato livre é uma ação imoral, pois o homem se define pelos seus atos por excelência, ou seja, o “homem não é nada além do conjunto de seus atos”.

O valor máximo da existência humana é a liberdade, porque o homem é, inicialmente, o que tiver projetado ser, sendo livre de forma responsável.

Posto sob o domínio do que ele é, o homem é total responsável pela sua existência e, sendo responsável por si, é também responsável por todos os homens. Porém, tal responsabilidade não garante a liberdade.

O homem deve através de suas livres decisões, escolher o valor do que é ser responsável e individualista, que é sempre o bem para si e somente si. Pois, através de suas escolhas pode-se atribuir sentido a sua existência.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

No existencialismo francês, o filósofo Jean-Paul Sartre nos possibilitou compreender a liberdade como uma condição de escolha incondicional. Nesse contexto, marque a alternativa correta, sobre a concepção de liberdade humana presente na filosofia de Sartre.

Primeiramente tem uma essência divinizada e depois uma existência manifestada na história de sua vida.

O homem é livre, porque ele tem consciência de si e é o único ser que questiona sobre si mesmo. Nunca se tornando um "vir-a-ser".

Ser homem, é ser determinado por uma essência superior, que é a metafísica da existência.

O homem é livre, porque ele tem consciência de si e é o único ser que questiona sobre si mesmo. Sendo um eterno: "vir-a-ser".

O homem primeiramente não é nada. Depois ele é criado por Deus. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

(Uema/MA - 2011)  O tema da liberdade é discutido por muitos filósofos. No existencialismo francês, Jean-Paul Sartre, particularmente, compreende a liberdade enquanto escolha incondicional.

Entre as afirmações abaixo, a única que está de acordo com essa concepção de liberdade humana é:

O homem primeiramente tem uma essência divinizada e depois uma existência manifestada na história de sua vida.

O homem não é mais do que aquilo que a sociedade faz com ele.

O homem primeiramente existe porque sendo consciente é um ser em si e para o outro.

O homem é determinado por uma essência superior, que é o Deus da existência, pois, primeiramente não é nada.

O homem primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

(Ufsj/MG, 2011 - Adaptada)  Para Sartre, “o Homem é livre, o Homem é liberdade”. Com relação a tal princípio, é CORRETO afirmar que o homem é:

“a expressão de que tudo é permitido por meio da liberdade e que provém da existência de Deus”.

“um animal político no sentido aristotélico e por isso necessita viver a liberdade política em comunidade”.

“um ser que depende da liberdade divina e necessita que o futuro esteja inscrito no céu”.

“condenado a ser livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo que faz”.

"o homem existe porque sendo consciente, ele recusa sua subjetividade e se torna um "ser em si" para o outro".