Avaliação de recuperação

Avaliação de recuperação

12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Historia

Historia

1st Grade - University

10 Qs

Revolução Russa

Revolução Russa

9th - 12th Grade

10 Qs

Revisão para prova bimestral - 2º bimestre - 1º ano

Revisão para prova bimestral - 2º bimestre - 1º ano

1st - 12th Grade

10 Qs

Revisão para prova bimestral - 2º ano

Revisão para prova bimestral - 2º ano

1st - 12th Grade

10 Qs

2º Ano - Prova de História: Segundo Reinado e Imperialismo

2º Ano - Prova de História: Segundo Reinado e Imperialismo

12th Grade

10 Qs

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

1st - 12th Grade

10 Qs

Revolução Francesa Convenção e Diretório

Revolução Francesa Convenção e Diretório

1st - 12th Grade

10 Qs

Geopolítica

Geopolítica

8th - 12th Grade

10 Qs

Avaliação de recuperação

Avaliação de recuperação

Assessment

Quiz

History

12th Grade

Hard

Used 5+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 7 pts

1- Durante o processo revolucionário que tornou a Rússia um país socialista destacaram-se a atuação dos sovietes, especialmente o soviete de Petrogrado. O que eram os sovietes?


Eram os líderes políticos da Rússia
Eram os membros da família real russa

Conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses, para debater questões referentes aos trabalhadores.


Eram os membros da aristocracia russa

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 7 pts

2- O dia 24 de outubro de 1929 marca o início do que muitos historiadores consideram a pior crise econômica da história do capitalismo. Nesse dia, a bolsa de valores de Nova Iorque sofreu a maior baixa de sua história e, devido à centralidade dos Estados Unidos na economia mundial, a crise se espalhou para diversos países.

Entre os fatores causadores da crise destacam-se


  1. a ascensão de regimes nazifascistas, com forte apelo nacionalista, na Itália e na Alemanha, e a aceleração do crescimento econômico do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

  1. o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.

  1. o endividamento dos Estados Unidos, em consequência da devastação que o país sofreu na Primeira Guerra Mundial, e a falência da França e da Inglaterra, que deixaram de cumprir seus compromissos financeiros com a comunidade internacional.

  1. a brusca desvalorização do dólar no mercado internacional, provocada pelo aumento do preço das commodities agrícolas dos países em desenvolvimento, e a política de substituição de importações, adotada pelas economias asiáticas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 7 pts

3- “O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.”

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.)

  1. Considerando algumas noções gerais e as informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um movimento


Fortemente influenciado por um nacionalismo extremado e crítico a Igreja Católica Apostólica Romana tendo surgido no século XX pelas falanges espanholas do ditador Francisco Franco, esse movimento em seguida se expandiu para a América do Norte.

  1. Fortemente autoritário e crítico às novas tecnologias e ao avanço do sistema de media em massa, voltava-se profundamente a noções pacifistas que teriam tido origem na Rússia pós revolução de 1917.

  1. Caracterizado pelo sentimento antidemocrático e que pregava que a única forma de obter o poder legitimamente era através da violência e da força, pregava conceitos do racismo científico e surgiu na Alemanha após o Tratado de Paris.

Caracterizado por um sentimento xenofóbico de profunda aversão ao que eles consideravam diferente, utilizava-se da propaganda em massa para divulgar seus dogmas e suas crenças como vontades absolutas e surgiu na Itália.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 7 pts

4- (UFMS - adaptada) Muito já se escreveu sobre o período em que a Alemanha esteve sob o Governo Nazista de Hitler. No entanto, pouco se sabe sobre o período anterior à ascensão desse governo. Sobre esse assunto marque a alternativa INCORRETA sobre as causas da ascensão do Partido Nazista ao poder:


  1. A Alemanha saiu com sua economia profundamente em crise após os quatro anos da Primeira Guerra Mundial, as cláusulas punitivas impostas pelo Tratado de Versalhes (1919) e a crise econômica de 1929 aumentaram o quadro de crise econômica na Alemanha.

As organizações de grupos paramilitares, como as Tropas de Assalto, que eram contratadas pelo empresariado alemão a fim de combater movimentos de trabalhadores e de partidos socialistas e comunistas.

  1. A Revolução de 1930 no Brasil, que através de suas influências tenentistas, permitiu a Getúlio Vargas alcançar o poder, inaugurando a primeira ditadura com características totalitaristas no planeta Terra.

  1. O estabelecimento, na Rússia, do primeiro país com ideologia marxista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que procurava centralizar o movimento revolucionário marxista para a expansão de seu regime social e econômico.


5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 7 pts

5- (Enem cancelado 2009 - ADAPTADO) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. 


A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 


Sobre a expansão japonesa, infere-se que:


  1. o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe, que pregava uma intervenção indireta baseada na influência política e econômica sobre os territórios ambicionados;

o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam com algumas repúblicas na América Central como o México, Cuba e a Nicarágua;

  1. o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia, porém foram traídos por seus aliados norte-americanos que se precipitaram em uma declaração de guerra contra o Japão;

  1. a Manchúria era território sob influência e controle direto norte-americano e foi ocupado pelo Japão que defendia a união dos países asiáticos contra o imperialismo das nações ocidentais, originando a guerra entre os dois países.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

6- O feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.  Entre a passagem do século XIX para o século XX surge a chamada Primeira Onda Feminista. Nessa primeira onda as principais reivindicações do movimento feminista era:


defesa da igualdade jurídica, do direito ao voto (sufrágio universal),  acesso à instrução e as profissões, além da oposição a casamentos arranjados.

direito de participar das forças armadas, a luta contra a exploração do trabalho doméstico e infantil, a defesa do voto censitário (por renda) e do acesso à educação em tempo integral.


 direito à aposentadoria, de se vestir igual aos homens, de exercer livremente o magistério e de decidir o número de filhos antes do casamento.

defesa da igualdade racial, da participação no exército, de se vestir igual aos homens e o direito ao divórcio.