Independencia_Primeiro_Reinado_Regencias

Independencia_Primeiro_Reinado_Regencias

8th Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

As cidades e a artesanía na Baixa Idade Media

As cidades e a artesanía na Baixa Idade Media

8th Grade

10 Qs

Revisão 6º ano - Atenas e Roma

Revisão 6º ano - Atenas e Roma

6th - 8th Grade

11 Qs

Do Reino Franco ao Império Carolíngio

Do Reino Franco ao Império Carolíngio

6th - 8th Grade

15 Qs

O Antigo Regime

O Antigo Regime

8th Grade

15 Qs

Renascimento

Renascimento

8th Grade

10 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

8th Grade

10 Qs

Colonização da América Espanhola

Colonização da América Espanhola

8th - 11th Grade

8 Qs

O reforzamento das monarquías e a crise do século XIV

O reforzamento das monarquías e a crise do século XIV

8th Grade

10 Qs

Independencia_Primeiro_Reinado_Regencias

Independencia_Primeiro_Reinado_Regencias

Assessment

Quiz

History

8th Grade

Hard

Created by

JOSE ROBERIVALDO DE CAMPOS

Used 3+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A colônia portuguesa na América trazia muitos lucros para a metrópole portuguesa. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelo expansionismo napoleônico. O que significou para a colônia portuguesa, na América, a vinda da família real? 

Em termos práticos, o Brasil deixava no campo econômico de ser uma colônia de Portugal, ao ter liberdade de comercializar com outras nações.

Passava a se estabelecer enquanto Império brasileiro, com força cultural e política para competir com os demais impérios europeus do século XIX. 

Na economia, as mudanças foram mais significativas, pois seria implantado o pacto colonial e as relações de dependência metropolitanas seriam restauradas

O Brasil passava a ser um grandioso império, com planos de conquista das terras pertencentes à Coroa Espanhola, principal rival de D. João VI.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Independência do Brasil, para a maioria da população brasileira, não apresentou mudanças profundas. A independência precisava ser reconhecida. Houve conflitos contra portugueses residentes no Brasil. A Corte portuguesa exigia um posicionamento de D. João VI, já os portugueses residentes no Brasil passaram a formar movimentos de resistência. Onde localizaram, principalmente, esses movimentos de resistência?

Esses movimentos de resistência ocorreram principalmente na região sul do Brasil. Um desses conflitos chamou-se Revolta Farroupilha, seu objetivo era o de adotar uma política liberal com mais autonomia para o Rio Grande do Sul.

As principais batalhas entre as tropas portuguesas e brasileiras estiveram localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Isso porque D.Pedro I tinha sua residência fixada no Estado do Rio de Janeiro. 

O enfrentamento de tropas portuguesas e brasileiras ocasionou diversas batalhas pelo país, principalmente localizadas nas regiões norte e nordeste do Brasil. 

Os movimentos de resistência são registrados principalmente pela região Centro-oeste. Na região de Goiás foi onde mais ocorreram esses conflitos.  


3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 Analisar os motivos da impopularidade de D. Pedro I e como a disputa pelo trono português o afetaram permitirá a percepção sobre a dinâmica do seu governo. Influências do cenário internacional, questões econômicas ou popularidade do governo ainda são eixos para pensarmos a governabilidade atualmente. Assinale a alternativa que demonstra os motivos da impopularidade de D. Pedro I.

O autoritarismo com as províncias, a outorga da constituição de 1824, a severa repressão aos rebeldes republicanos da Confederação do Equador, a crise econômica e a campanha frustrada da Cisplatina.

A instabilidade política e o decreto em 1823 que autorizava a mudança da capital do Brasil para Salvador fez com que a impopularidade de D. Pedro I aumentasse ao ponto de forçá-lo a renunciar.  

O pacifismo e a habilidade de diálogo com as províncias eram vistos como um fator impróprio para um imperador do qual esperava-se maior rigidez e autoritarismo para lidar com os conflitos.

As dívidas contraídas pelas províncias após a Confederação do Equador e a Questão da Cisplatina fez com que D. Pedro I ficasse cada vez mais impopular ao perdoar o endividamento das províncias.  

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 Qual foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?  

Portugal

Estados Unidos.

Uruguai.

Inglaterra. 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 Com a abdicação de D. Pedro I, e a menoridade do herdeiro, a Constituição determinava que três regentes deveriam ser escolhidos em Assembleia Geral por deputados e senadores. Tais regentes governaram menos de três meses. Sobre os grupos políticos que havia no Período Regencial (1831-1840) é correto afirmar:

O retorno de D. Pedro l e o centralismo político foi uma pauta defendida pelo grupo político Exaltados, que tinha como líderes Cipriano Barata e Borges da Fonseca.

Os Restauradores acreditavam que a administração brasileira deveria retornar a D. João VI e a Coroa Portuguesa, essa era uma das pautas de Vicente Ferreira de Paula.

Os confederados e cisplatinos desejavam maior autonomia política para as províncias e acreditavam na abolição da escravidão, seu principal líder era Juan Antonio Lavalleja.

Os moderados defendiam a manutenção dos privilégios das elites provinciais e a Monarquia Constitucional e tinham como líderes o Padre Diogo A. Feijó e Bernardo P. de Vasconcelos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Sobre o período Regencial é correto afirmar que:

foi marcado pelo retorno de D. Pedro I de Portugal em 1834. 

terminou com a implantação da República no Brasil. 

ocorreram várias revoltas e intensas disputas políticas.

teve como principal característica o cancelamento da Constituição de 1824. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

. Analisar a revolta regencial da Cabanagem permite-nos compreender as reivindicações das populações dos territórios do norte do país e a sua história. Territórios que foram negligenciados pelo governo central durante o período imperial.  Em relação à Revolta da Cabanagem (1835-1840) quais foram as características principais desse movimento?

A motivação foi religiosa, reunindo os principais líderes da região. A Igreja Católica esteve sempre muito presente em todos os momentos da revolta que visava o republicanismo e a maioridade de D. Pedro II.

Reuniu pessoas de grupos sociais diferentes, sobretudo mestiços que lutavam por melhorias sociais/políticas como o fim da escravidão econômicas, como a possibilidade de obtenção de terras.

Contou com uma organização e atividade direcionada pelos criadores de gado que lutavam pela diminuição de impostos e da venda de produtos estrangeiros no país, como, por exemplo, a venda do charque.

Ocorreu no Rio de Janeiro e questionou a necessidade de aumentarem os impostos para sanear as dívidas brasileiras, além da implantação do sistema republicano, que poderia deixar as leis mais igualitárias.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?