Macroeconomia

Macroeconomia

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz Estatística - População e amostra

Quiz Estatística - População e amostra

University

10 Qs

CRE – Classificação, Rotulagem e Embalagem GHS 01

CRE – Classificação, Rotulagem e Embalagem GHS 01

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Quiz sobre Texto Injuntivo

Quiz sobre Texto Injuntivo

10th Grade - University

15 Qs

Aula 3 - Quiz - Gestão Manutenção

Aula 3 - Quiz - Gestão Manutenção

1st Grade - University

10 Qs

Semiologia 2

Semiologia 2

University

10 Qs

Ética e Empatia na Convivência

Ética e Empatia na Convivência

7th Grade - University

10 Qs

Gestão de Atendimento ao Cliente

Gestão de Atendimento ao Cliente

7th Grade - University

15 Qs

GTO_QUIZ_1ª RODADA

GTO_QUIZ_1ª RODADA

University

10 Qs

Macroeconomia

Macroeconomia

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

Albano Franco

Used 3+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Durante a pandemia, o Governo brasileiro adotou medidas para mitigar a redução da demanda agregada, prejudicial ao crescimento do PIB real do país. Identifique a alternativa que contém uma dessas medidas com sua correta classificação.

Auxílio Emergencial, uma política fiscal criada com o intuito de dar estímulos financeiros aos grupos econômicos mais vulneráveis

Programa de Manutenção do Emprego e da Renda, uma política monetária adotada pelo Banco Central que visa, através de benefícios de renda, proteger financeiramente os trabalhadores que tiveram seus salários ou jornada de trabalho diminuídos.

Aumento da taxa de juros, uma política monetária expansionista adotada pelo Banco Central que facilita o acesso ao crédito, fazendo com que a quantidade de moeda em circulação aumente e aqueça a economia.

A injeção de liquidez na economia através da compra de títulos públicos por parte do Banco Central, uma política fiscal expansionista que permite um maior volume de empréstimos, freando a inflação de preços.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Suponha que o Governo tenha realizado algum tipo de política fiscal que concedeu benefícios fiscais unicamente às classes de renda mais baixa da população. Sabendo que grande parte do consumo dessas classes é destinado à alimentação quando ocorre um aumento de sua renda, assinale a alternativa correta:

O setor alimentício não será o único a experienciar aumento de preços, apesar de que, em geral, será o primeiro a subir preços. Isso, pois o dinheiro inserido na economia passa pelo fluxo circular de renda, podendo transitar também entre outros setores.

Apesar de terem recebido o benefício, o poder de compra da população de baixa renda que primeiro recebeu o dinheiro permanece inalterado, já que os preços vão subir.

A política do governo é ineficaz em garantir o aumento do consumo no curto prazo, uma vez que o aumento do dinheiro é imediatamente acompanhado de um aumento de preços.

Nesse caso, a deflação de preços iniciada pelo maior consumo no setor alimentício deve ser uma preocupação do dinheiro, uma vez que incentiva excessivamente a poupança.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

O Federal Reserve (Banco Central americano) frequentemente está interessado em diminuir taxas de juros de crédito hipotecário, um mercado bastante importante nos EUA. Que tipo de política monetária ele pode utilizar para atingir esse objetivo?

Quantitative Easing

O aumento da alíquota obrigatória de reservas dos bancos que fornecem hipotecas

Compra de títulos públicos em operações de Open Market.

Aumento da taxa básica de juros.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Suponha uma economia fechada e sem a consideração do governo. Com o Fluxo Circular da Renda em mente, qual resposta melhor representa a participação das firmas na dinâmica econômica?

As Firmas atuam ofertando trabalho ao mercado de fatores de produção, permitindo, assim, que as famílias adquiram renda.

Ao trazerem bens e serviços ao mercado, as firmas trocam as receitas advindas deles por salários a serem pagos aos trabalhadores.

Os fluxos monetários relacionados às firmas permitem que elas realizem investimentos na expansão de sua força de trabalho e na sua produtividade marginal, com foco em expandir seu mercado de atuação offshore e atenuar as cargas tributárias.

As firmas diluem os lucros entre suas controladas, mantendo a economia em uma situação de estagnação, que recebe o nome de ceteris paribus

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Partindo-se das identidades macroeconômicas básicas, como os investimentos podem ser modelados?

Os investimentos não podem ser modelados a partir das identidades macroeconômicas básicas, pois eles não desempenham um papel significativo na análise econômica e não afetam as variáveis-chave da economia.

Os investimentos são função direta do nível de consumo das famílias, oferta de trabalho voluntário e do nível de endividamento público.

Os investimentos dependem da taxa de juros corrente no país, unicamente.

Os investimentos sofrem um impacto positivo direto do baixo nível de desemprego no país. Assim, com um nível alto de empregabilidade, o mercado se mantém estável e com investimentos crescentes ao longo do tempo.

Os investimentos são uma função direta das poupanças privada e pública, bem como da balança comercial.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Suponha que, na análise macroeconômica dos EUA, você se depara com o seguinte cenário: nível de emprego alto, inflação acelerada e PIB crescente. Assinale a alternativa correta. 

Nesse cenário, o hiato do produto (diferença entre PIB efetivo e PIB potencial) deve ser negativo, indicando a necessidade de alta nas taxas de juros.

O CDS desse país deve estar em patamares altos, dado o crescimento da arrecadação do Estado.

É de se esperar que os produtos observem uma diminuição nos seus níveis de estoque por conta de maior demanda, correspondendo a um PMI maior que 50.

Embora o CPI esteja acelerado, o PPI provavelmente estará diminuindo, dado que a situação das firmas é positiva.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Assinale a alternativa que corretamente relaciona os conceitos a respeito de Credit Default Swaps

Países que possuem CDS não podem tomar empréstimos internacionais devido à falta de confiança do mercado.

CDS correspondem ao nível de risco de calote que um país pode dar. Quanto maior o preço de uma swap, mais seguro é o investimento naquele país.

CDS são majoritariamente usados para comparar níveis de risco entre países de características similares e como o risco de uma mesma economia se altera ao longo do tempo.

Default em um CDS de país ocorre apenas quando o governo declara falência oficialmente.

Firmas de análise de rating analisam várias vezes no mesmo ano a conjuntura econômica e fiscal dos países de modo a auxiliarem os investidores internacionais, atualizando seus ratings semestralmente

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?